Terminei aqui, essa sequencia final...
Achei um jogo SENSACIONAL. Videogames como devem ser, um conjunto de áreas trabalhando para o gameplay que esta no centro de tudo.
O jogo basicamente acerta em tudo. Gameplay, Game Design, Level Design, visuais, história, personagens, direção artística, ambientação, trilha sonora, apresentação, pacing, tech, duração, conteúdo extra... É um pacote completo.
Pra quem está na dúvida do que é o jogo: Esta mais para o que God of War 2018 fez, no sentido de pegar a formula do Dark Souls e adaptar para o contexto do jogo, sem ser extremamente punitivo, e com um grande elemento de exploração numa jornada linear.
E também tem um lado em platforming que esta mais para o Titanfall 2 do que Uncharted como estão comparando (O foco é muito mais em travessia do que momentos cinematográficos). Tudo isso com uma pitada de Metroid Prime.
Vou começar pelas criticas, 2 pontos em especifico:
Primeiro é a performance.
Jogando a missão principal e seguindo o caminho do jogo, eu mal estava sentido nenhum problema, só alguns pequenos bugs irrisórios aqui e ali. Mas depois de começar a revisitar os locais anteriores, que você começa a explorar e avançar de maneira muito mais rápida, o jogo começa a capengar e mostrar muitos problemas. Não é nada que quebra, mas também é impossível não notar. Eu pessoalmente não ligo para bugs ou problemas de performance, mas acho justo comentar.
O segundo é a relação da força e a skill tree.
Achei que atrelar partes do sistema de combate a habilidades de combate que são desbloqueadas após certo ponto do jogo, e que exigem um consumo muito alto de força, acaba não incentivando o jogador a utiliza-las. Eu pessoalmente caguei pra maioria delas, e fiquei com os combos básicos, usando as habilidades normais da força.
Se isso influenciou o jogo? Nem um pouco. Mas poderiam ter feito um esquema menos rigoroso e que incentivasse o jogador a experimentar mais.
Mas o combate do jogo é excelente. Ele pega a ideia de ser um Jedi e trás isso para o sistema de combate metódico e cadenciado junto com a ideia de 1-hit kill. Toda vez que eu me afobava e entrava em desespero, acabava tomando um pau. É como se o jogo te pedisse pra pensar como um jedi "Relaxe e sinta seu inimigo". Excelente.
Gostei como o jogo lida com a questão de morte. Sempre achei os Souls muito punitivo nesse sentido, e os jogos que copiam a formula acabam ficando preso demais nas mecânicas apresentadas pela From Software. Aqui você recupera vida e o XP ganho daquela Run, muito mais light, mas ao mesmo tempo, faz o jogador ir buscar por eles naturalmente por ser do interesse dele, e não uma obrigação. Acredito que os jogos da From se beneficiariam com uma abordagem parecida.
Agora, preciso comentar da principal estrelinha do jogo: O level design. É simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO. Respawn esta de parabéns. Trabalho soberbo.
O jogo tem um caminho principal, que abre pra áreas secundárias repleto de colecionáveis cosméticos, onde tem uma abordagem mais Metroidvania. Mas nada nunca é demais ou de menos, sempre no ponto. Os mapas não são grandes demais a ponto de ficar tedioso o backtracking, e nem pequeno demais para não dar a sensação de exploração. O mesmo vale para como eles são conectados. Nada muito complexo a ponto de ficar perdido, mas também nada linear demais a ponto de ser desinteressante.
Quem jogou Tintafall 2 sabe o que esperar mais ou menos. Respawn usa e abusa de desafios de travessia e verticalidade, e geralmente com ótimas sacadas utilizando as mecânicas básicas.
Por fim: BD-1 é carisma puro

Greez também é excelente.
Enfim, Excelente jogo, esta no meu TOP 5 do ano com facilidade. Quem gosta de um bom adventure é um prato cheio. Se também for fã de Star Wars/Metroid Prime/Dark Souls pode pegar sem medo. Se adorou Titanfall 2 também ganha pontos.