O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Street Fighter 2: o maior game de todos os tempos

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Eu jogo videogames desde 1987. Assim como muitos por aqui, eu já presenciei de tudo um pouco nesta vida. Sou da época em que o Atari ainda era "novidade"; da época em que se pôde jogar Super Mario Bros. 1 ainda em sua época de lançamento; época esta em que fliperamas ainda faziam a cabeça da meninada (como a minha), revistas de videogame nos traziam quase uma mini E3 a cada nova quinzena, locadoras não só ainda existiam, como ficavam abarrotadas às sextas-feiras e aos finais de semana, e onde o CD e a internet ainda eram sonhos distantes.

Mas uma coisa eu jamais vi igual nesta vida: o fenômeno chamado Street Fighter 2. É verdade que eu não o acho "o melhor game de todos os tempos" (este título ainda pertence a Ocarina of Time), mas nenhum outro jogo na história ficou anos a fio com filas para ser jogado, com verdadeiros mitos sendo criados ao mais leve sinal de que este seria por fim lançado para um console doméstico.

Sim, vários jogos venderam muito mais que ele (como o próprio Super Mario Bros., Tetris, Wii Sports, GTA V ou o novato Minecraft), mas nenhum deles produziu a mesma louca efervescência, filas quilométricas para ser jogado, gerando tamanha excitação gamística e generalizada num ambiente público e por tanto tempo assim. Também chama a atenção como algo assim pode ser possível. Ninguém esperava pelo seu sucesso. Tendo como o seu predecessor direto o mundano Street Fighter 1, o segundo mais parecia ter sido um milagre vindo de lugar algum.

Muito embora a Capcom ainda nos tenha entregue jogos maravilhosos, como a série Alpha (entre tantos outros), nenhum outro jogo de luta conseguiu repetir de novo a sua façanha (apenas a série Mortal Kombat conseguiu chegar algo perto). Além de ter sido também o mais importante, influente e revolucionário jogo de luta de todos os tempos, SF II também foi o maior arcade que já se viu, e uma dolorosa síntese nostálgica de tempos claramente melhores, onde a solidariedade presencial ainda era o ar que respirávamos, e a solidão online ciber-digital, apenas uma longínqua ameaça.

Até hoje, ainda podemos encontrar, em lugares improváveis, máquinas de Street Fighter ainda resguardando em si a lembrança da sua ilimitada influência e de seu apelo atemporal. A expressão "vai uma partida de Street Fighter?" é praticamente eterna, e um testemunho do seu milagre. Um fóssil vivo de um mundo melhor. Tempos estes onde jogar videogame não era só o máximo ou algo muito divertido, mas literalmente algo mágico. :')
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
O jogo que mais joguei no Super Nintendo. Desse console é o meu favorito disparado.
 

teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.207
Reações
13.275
Pontos
1.379
Um excelente jogo que, para mim, é perfeito.
Street Fighter 2 marcou, e marca ainda hoje, quem é apaixonado por games. Um verdadeiro fenômeno. Para quem não viu esta lenda nascer, é até difícil explicar que dá noite para o dia apareceu nas casas de "fliperama" uma máquina com 8 personagens gigantes, cada um de um país, que brigavam entre si.

Golpes especiais e o que cada um falava era um mistério, assim como a pergunta: o que acontece quando se vence estes outros personagens?

Surgiram lendas locais, personagens favoritos, histórias nunca confirmadas contando a história e o enredo do jogo.

Um dos dias mais felizes da minha vida, foi quando consegui vender tudo que tinha para comprar um console que custava 99 dólares e um jogo que custava 100 dólares. Acabava ali o domínio das fichas em minha vida. Instantaneamente, surgiram mais 12 amigos em minha casa, que sempre se encontravam e disputavam ferrenhamente as lutas, com uma regra: quem vence continua, 1uem perde passa o controle.

Passado anos e até mesmo decadas, ca estamos eu e meus amigos ainda jogando Street Fighter. Agora com menos tempo e alguns espalhados pelo mundo, mas continuamos jogando o mesmo jogo do passado. E isso é mágico.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Street 2 é o maior e mais revolucionário, na minha opinião.

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
O jogo que mais joguei no Super Nintendo. Desse console é o meu favorito disparado.
Verdade. A conversão de SF II para o SNES foi um daqueles raros grandes momentos onde nós dizemos: "sim, eu estava lá!"

Um excelente jogo que, para mim, é perfeito.
Street Fighter 2 marcou, e marca ainda hoje, quem é apaixonado por games. Um verdadeiro fenômeno. Para quem não viu esta lenda nascer, é até difícil explicar que dá noite para o dia apareceu nas casas de "fliperama" uma máquina com 8 personagens gigantes, cada um de um país, que brigavam entre si.

Golpes especiais e o que cada um falava era um mistério, assim como a pergunta: o que acontece quando se vence estes outros personagens?

Surgiram lendas locais, personagens favoritos, histórias nunca confirmadas contando a história e o enredo do jogo.

Um dos dias mais felizes da minha vida, foi quando consegui vender tudo que tinha para comprar um console que custava 99 dólares e um jogo que custava 100 dólares. Acabava ali o domínio das fichas em minha vida. Instantaneamente, surgiram mais 12 amigos em minha casa, que sempre se encontravam e disputavam ferrenhamente as lutas, com uma regra: quem vence continua, 1uem perde passa o controle.

Passado anos e até mesmo decadas, ca estamos eu e meus amigos ainda jogando Street Fighter. Agora com menos tempo e alguns espalhados pelo mundo, mas continuamos jogando o mesmo jogo do passado. E isso é mágico.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
Precisamente. Boas lembranças. Essa espontânea geração de lendas urbanas sobre Street Fighter II era uma das coisas mais gostosas, adicionando uma maravilhosa mística ao game. Haviam rumores sobre se podíamos controlar os chefes, por exemplo, sem falar da existência de Akuma, como um possível personagem jogável secreto, etc (e aqui eu já estou pulando para a Special Edition, etc). Mortal Kombat foi uma série que capitalizou bastante sobre mistérios inaugurados por SF.

Street 2 é o maior e mais revolucionário, na minha opinião.

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
Ele é, sim. É claro que também tivemos outros fenômenos dignos de nota - como, por exemplo, a imensa vida útil de um Counter-Strike da vida nas Lan Houses -, mas SF II não foi só um vício duradouro e universal, ele também foi um imenso choque. A perfeição gamística em movimento.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.544
Reações
104.495
Pontos
2.419
Não acho o maior de todos os tempos, mas claro que é um dos marcos da história dos games.
 


Altered_Beast

Veterano
Mensagens
1.186
Reações
113
Pontos
119
Eu estava la foi lindo!!!
O street figther 2 é muito grande, não tem jeito nao, é o maior jogo de todos os tempos mesmo, pois so ele aborda os fansticos e os casuais e ate mesmo quem nunca jogou conhece
 

saintkyo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.427
Reações
4.106
Pontos
1.199
Bacana o tópico. SF II me fez perder um ano de escola, ficava cabulando aula para ir jogar. Época de ouro essa, onde víamos as proporções que os jogos estavam tomando.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.544
Reações
104.495
Pontos
2.419
É impressionante como o Street Fighter 2 evoluiu em relação ao primeiro que é uma tosqueira.

Podiam até colocar outro nome como inicio de uma série, pq é um jogo muito mais moderno em tudo.
 

Coxinha Verde

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.204
Reações
12.055
Pontos
753
Acordava todo sábado de manhã e esperava a locadora abrir só pra ter a certeza de pegar o jogo.
Todo final de semana estava jogando.
É o jogo da minha vida.
Meu amor por street fighter é por conta desse jogo.
Todo o ódio que Street V faz eu passar é suportável por conta do meu amor por street fighter 2.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.244
Reações
5.155
Pontos
694
Realmente um divisor de águas. Eu devia ter uns 9 anos quando vi pela primeira vez, lembro até hoje, foi em um fliperama na praia, passei na frente e vi as lutas de demonstração rolando, fiquei encantado só com os gráficos, sem imaginar como a jogabilidade seria outro marco. Depois quando chegou uma cabine perto da minha casa ferrou, era todo dia la, nem que fosse pra jogar uma ficha só, e depois ficar assistindo e fumando por tabela.

E desculpe mas o melhor jogo de todos os tempos é o Zelda, mas o A Link to The Past.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.265
Reações
28.399
Pontos
1.649
Posso dizer tranquilamente que Street Fighter 2 Champion Edition é o meu jogo de luta favorito de todos os tempos.

Claro, Street 2 foi revolucionário e os méritos são todos dele, mas a primeira revisão deixou algo que era nota 9, ficar 10!

A questão de ser "melhor jogo de todos os tempos" é meramente relativo. Cada um tem o seu "melhor de todos os tempos". O que sites e Metacritic dizem não caracterizam a verdade absoluta.

Mas SF2 é lendário sem dúvidas, o divisor de águas do gênero. E de verdade, olhando detalhadamente hoje, o jogo ainda impressiona absurdamente, ainda mais levando em consideração como eram os jogos na época.

SF2 terá meu respeito eternamente!

E esse poster pra mim é clichê até, mas emblemático demais!

71PSl3smpzL._SY679_.jpg
 
Ultima Edição:

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Realmente um divisor de águas. Eu devia ter uns 9 anos quando vi pela primeira vez, lembro até hoje, foi em um fliperama na praia, passei na frente e vi as lutas de demonstração rolando, fiquei encantado só com os gráficos, sem imaginar como a jogabilidade seria outro marco. Depois quando chegou uma cabine perto da minha casa ferrou, era todo dia la, nem que fosse pra jogar uma ficha só, e depois ficar assistindo e fumando por tabela.

E desculpe mas o melhor jogo de todos os tempos é o Zelda, mas o A Link to The Past.
Meu favorito é metal gear solid. Mas não estamoa pensando noa favoritos, mas sim no maior.

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
É difícil falar qual foi o maior ou o melhor de todos os tempos, mas SFII certamente está na disputa

Joguei pela primeira vez nos arcades em 1994 ~ 1995, e naquela época o jogo ainda era um fenômeno absurdo. Nas locadoras eu me lembro bem que SFII reinava junto do ISSS (futebol).
 

meguer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.236
Reações
826
Pontos
924
Quando joguei Street Fighter II no Snes o meu único pensamento era: "O jogo é perfeito. Nunca irão conseguir fazer um jogo tão perfeito assim".
Revolucionou mesmo. Felizmente guardarei sempre comigo essa experiência vivida. Que época!
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.650
Reações
27.394
Pontos
1.053
Realmente um marco para o segmento. Os conceitos usados nele são usados até hoje em jogos do genero, até
golpes são copiados hahaha

Não acho o maior de todos os tempos, mas claro que é um dos marcos da história dos games.

E qual seria o maior de todos pra vc ? (só curiosidade mesmo)
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Discordo, acho tetris e Pac-Man maiores.
Ok, você colocou outros dois gigantes também. Talvez tetris seja o maior mesmo. Pac man acho um pouco abaixo.

E street 2 talvez seja o maior dos jogoa modernos.

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.528
Reações
43.039
Pontos
1.453
Ocarina of Time melhor jogo de todos os tempo? Só se for pra você
Final Fantasy VII é bem melhor e ele foi tanto importante pra epoca que até hoje a square da atenção a ele, vide o novo FFVII que ta pra sair
coitado do ocarina perto do FFVII
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.753
Reações
13.806
Pontos
803
coloca fighting no titulo se nao vai dar treta, vao comecar a colocar zelda botw, witcher 3, tlous e tal

nao curti tanto na epoca SFII pois so tinha 6 anos de idade, ai so jogava vez ou outra, mas quando conheci kof 97 anos mais tarde foi so alegria, pra mim a serie kof ainda eh melhor pelo carisma dos personagens e musica
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.328
Reações
10.324
Pontos
503
É revolucionário sem dúvida alguma, marcou história, mas não considero o melhor de todos. A questão é que é difícil falar mal de SF2, pq vc vai parecer um idiota tentando.

Só por puro gosto pessoal msm, em categorias jogos de luta eu coloco praticamente todos os Street Fighter na frente do 2, pq na minha opinião cada versão que veio após só melhorou o gênero. O 5 talvez seja meio controvérsio pq o 4 é mais complexo msm, mas é bom tb.

Além de gostar mais de KOF 98 do que SF2, que pra mim é o melhor KOF.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.331
Reações
69.618
Pontos
2.059
Street 2 marcou demais

Quem tinha dinheiro comprava o Snes. Quem não tinha corria pro fliperama e gastava até o último centavo em fichas.
Eu tive de ir pro fliperama até ganhar o Snes.

Por fim, todos corriam pra jogar Street. Rico, pobre, feio , bonito.... Fighter que até sair MK reinava sozinho.

Nunca mais vi isso acontecer com nenhum jogo e eu sou da época do Atari

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

berna1987

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
143
Reações
127
Pontos
724
SFII, Área 51 e Cadillacs and Dinosaurs no fliperama, ABACABB no Mortal Kombat 1 do Mega pra habilitar sangue no jogo, zerar Sonic 2 de uma vez porque não tem save. Caramba, quantas saudades. E não sou um cara saudosista. Curto muito a geração atual, mas como falou o autor do topico, era um tempo pre-solidao, no qual vc reunia os amigos para uma bela jogatina e saia cheirando a cigarro do fliper
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.743
Reações
8.967
Pontos
1.209
Eu tambem acho que SF2 e meu jogo mais jogado de todos os tempos. Ele e um dos poucos jogos que realmente influenciaram a industria gamer e foram alem são um fenomeno cultural. No mesmo nivel so Dragonball conseguiu tal façanha.
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Simplesmente muito mais que um jogo, uma filosofia de vida e mudou várias, inclusive a minha.
 

Labuha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.318
Reações
4.661
Pontos
944
de todos os tempos ta na briga mesmo, de luta o maior com sobras.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.544
Reações
104.495
Pontos
2.419
Ocarina of Time melhor jogo de todos os tempo? Só se for pra você
Final Fantasy VII é bem melhor e ele foi tanto importante pra epoca que até hoje a square da atenção a ele, vide o novo FFVII que ta pra sair
coitado do ocarina perto do FFVII

Ocarina of Time foi aclamado como jogo do século quando saiu, é um jogo maior e mais significativo do que FF VII.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.435
Reações
5.906
Pontos
453
Ocarina of Time melhor jogo de todos os tempo? Só se for pra você
Final Fantasy VII é bem melhor e ele foi tanto importante pra epoca que até hoje a square da atenção a ele, vide o novo FFVII que ta pra sair
coitado do ocarina perto do FFVII

Não achar que Oot é o melhor jogo já feito já é uma ofensa capital, mas é completamente entendível.

Agora, querer dizer que FFVII é melhor.......bom, tem maluco pra tudo né.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Ocarina of Time melhor jogo de todos os tempo? Só se for pra você
Final Fantasy VII é bem melhor e ele foi tanto importante pra epoca que até hoje a square da atenção a ele, vide o novo FFVII que ta pra sair
coitado do ocarina perto do FFVII
Só lembrando que OoT é apenas o jogo que mais vezes esteve no topo das listas dos melhores jogos de todos os tempos (de todas as mídias e revistas). Também é, isoladamente, o único com 99 de escore no metacritic, o primeiro 40 na história da Famitsu, etc e etc. Respeito muito FF VII, acho um marco, mas achar OoT o melhor não é uma excentricidade da minha parte, mas sim um clichê.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Discordo, acho tetris e Pac-Man maiores.
Entendo, e também acho compreensível. O problema reside na minha falta de explicação do que eu entendo como "o maior". Sim, Tetris e Pac-Man são aqueles clássicos absolutos, e de uma simplicidade eternamente complexa (no sentido de ser quase "indesgastável"). Mas eles, embora extremamente engenhosos na sua confecção, são apenas o resultado da condensação carismática e infinita da essência dos videogames, e não tanto jogos complexos (na verdade, são simples pra cacete).

Mas SF II é a perfeição complexa, onde personagens têm que ser perfeitamente escolhidos e combinados entre si, com todos os seus lendários golpes característicos cuidadosamente pensados, músicas e sonoplastias lendárias concebidas, e um mínimo de background fornecido. Tetris e Pac-Man são muito mais uma simples ideia que, o tempo inteiro, se renova, por mesmo ser incrivelmente simplória.

Eles foram o resultado de uma grande "sacada", mas é muito diferente do que foi preciso para fazer de SF II lendário e irrepetível. Eu nunca vi Pac-Man nem Tetris causarem filas quilométricas, por exemplo. Nem mesmo nos anos 80. Respeito demais estes dois jogos, mas ainda tenho boas razões para crer que SF II foi maior.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.123
Reações
106.529
Pontos
1.824
Com certeza o mais Famoso e um dos mais jogados, deixou seu legado.
Franquia muito foda, jogo o SF3 Alpha até hoje e depois que conheci a versão PSP, :kluv.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.356
Reações
13.691
Pontos
1.604
O jogo que mais joguei no Super Nintendo. Desse console é o meu favorito disparado.

Pode crê... é o melhor jogo de luta que já joguei, apesar de que Super Mario World foi o jogo que mais joguei muito no meu SNES!!!
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.370
Reações
47.431
Pontos
1.599
Entendo, e também acho compreensível. O problema reside na minha falta de explicação do que eu entendo como "o maior". Sim, Tetris e Pac-Man são aqueles clássicos absolutos, e de uma simplicidade eternamente complexa (no sentido de ser quase "indesgastável"). Mas eles, embora extremamente engenhosos na sua confecção, são apenas o resultado da condensação carismática e infinita da essência dos videogames, e não tanto jogos complexos (na verdade, são simples pra cacete).

Mas SF II é a perfeição complexa, onde personagens têm que ser perfeitamente escolhidos e combinados entre si, com todos os seus lendários golpes característicos cuidadosamente pensados, músicas e sonoplastias lendárias concebidas, e um mínimo de background fornecido. Tetris e Pac-Man são muito mais uma simples ideia que, o tempo inteiro, se renova, por mesmo ser incrivelmente simplória.

Eles foram o resultado de uma grande "sacada", mas é muito diferente do que foi preciso para fazer de SF II lendário e irrepetível. Eu nunca vi Pac-Man nem Tetris causarem filas quilométricas, por exemplo. Nem mesmo nos anos 80. Respeito demais estes dois jogos, mas ainda tenho boas razões para crer que SF II foi maior.
É, só que hoje em dia ninguém mais lembra, a não ser quem é fã da série mesmo, enquanto tetris e Pac-Man até em filmes são lembrados, até a geração atual sabe o que é tetris e Pac-Man.
 
Topo Fundo