Vc que é masoquista
Eu sei que você já internalizou o RNG como mais um desafio do jogo Pesca, mas que às vezes ele interfere demais não negue.
Eu acho legal do RNG é que ele tem:
1)a média: a situação mais comum de uma missão. O 70 % que acerta, e tudo funciona.
2)o extremo positivo: aquele dia que seus soldados estão fodas demais e tornam-se memoráveis. Tipo uma vez que um sniper meu acertou 4 críticos seguidos no early game, sem laser sight ou nada do tipo.
3)o extremo negativo: o dia que você se fode muito. Eles são raros, mas existem. Uma vez, numa retaliation, um faceless se revelou bem do lado de 2 soldados meus colados a um carro, deu um hit num deles e acertou o 2o devido a área, explodiu o carro e resultou em hit kill nos dois soldados
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E eu continuei a campanha e ela se tornou mais legal ainda pq eu fazia as próximas missões com um desejo de vingança revigorado contra os aliens
Pra mim, o jogo não teria graça se fosse só composto do exemplo 1. E muito menos se fosse só do exemplo 2. É o balanço entre eles, e a possibilidade de que algo saia do controle, que torna o jogo interessante para ser dominado. Por que, em 90 % das vezes, o exemplo 3 poderia ter sido evitado com mais sapiência do jogador. (pra utilizar o mesmo exemplo, em retaliation eu nunca mais coloquei soldados em cover de veículos quando havia civis por perto).
Existe um mod que deixa o RNG de XCOM2 bem parecido com o de Shinning Force (mas adicionando modificadores pra cover)... TODOS os ataques dentro de determinado alcance acertarão... dentro de certo alcance menor SEMPRE serão críticos... e o cover apenas muda (divide por um valor) essa distância. To pensando em instalar e começar uma nova partida pra ver como fica.
Eu tenho certeza que este mod deixará o jogo extremamente enfadonho uheuheuhe