O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico de cRPGs/WRPGs

Qual o melhor cRPG da década passada?

  • Underrail

    Votes: 0 0,0%
  • Kingdom Come Deliverance

    Votes: 0 0,0%
  • Legend of Grimrock

    Votes: 0 0,0%
  • Wasteland 2

    Votes: 0 0,0%
  • Banner Saga

    Votes: 0 0,0%
  • Atom RPG

    Votes: 0 0,0%
  • Expeditions Viking

    Votes: 0 0,0%
  • Dragon Age 2

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    103

Ieragon79

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.003
Reações
1.524
Pontos
634

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
3.752
Reações
8.330
Pontos
453
Acabei de pegar o Pathfinder, ainda está baixando aqui, espero que já esteja bom xD

Alguem tem alguma dica para iniciante? Estou pensando em fazer um tanker
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Samba, li esse tópico da Codex e muita gente não deu a menor foda, principalmente pra Inxile.... O Fargo errou tanto a mão assim, principalmente no BT4?

Não joguei o Bard's Tale, mas tenho o Wasteland e fui backer do Torment, que ainda não joguei, mas acompanhei o desenvolvimento e a repercussão pós lançamento.

A verdade é que os projetos do cara não se concretizam como ele pinta para os apoiadores, especialmente por falhas na jogabilidade (desbalanceamento, bugs graves). Ele nunca conseguiu corrigir Wasteland à contento e Torment ficou "intelectual" demais. Já no Bard's Tale IV erros semelhantes aconteceram o que faz a galera perder o encanto. A verdade por trás disso tudo é que o sucesso dos projetos que alguns desses caras estiveram envolvidos no passado não foi resultado unicamente deles, pelo contrário, o que dá a entender é que aquelas pérolas foram o que foram "apesar deles". Talvez daí venha essa desilusão. Eu mesmo não compartilho de nenhum entusiasmo. É aquela clássica situação de que "não dá para saber o que vem por aí".
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.179
Pontos
1.434
Acabei de pegar o Pathfinder, ainda está baixando aqui, espero que já esteja bom xD

Alguem tem alguma dica para iniciante? Estou pensando em fazer um tanker
Se manjar de inglês, pode ser legal ver algumas builds pela web...

Divirta-se no Reddit:
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Não joguei o Bard's Tale, mas tenho o Wasteland e fui backer do Torment, que ainda não joguei, mas acompanhei o desenvolvimento e a repercussão pós lançamento.

A verdade é que os projetos do cara não se concretizam como ele pinta para os apoiadores, especialmente por falhas na jogabilidade (desbalanceamento, bugs graves). Ele nunca conseguiu corrigir Wasteland à contento e Torment ficou "intelectual" demais. Já no Bard's Tale IV erros semelhantes aconteceram o que faz a galera perder o encanto. A verdade por trás disso tudo é que o sucesso dos projetos que alguns desses caras estiveram envolvidos no passado não foi resultado unicamente deles, pelo contrário, o que dá a entender é que aquelas pérolas foram o que foram "apesar deles". Talvez daí venha essa desilusão. Eu mesmo não compartilho de nenhum entusiasmo. É aquela clássica situação de que "não dá para saber o que vem por aí".

Planescape Torment foi o projeto de um homem só(Chris Avellone) e Fallout(sob o qual Wasteland 2 foi promovido como sucessor espiritual, além do primeiro wasteland obviamente) de três pessoas(Tim Cain, Boyarsky e Anderson que sairam da Black Isle pra formar a Troika depois do primeiro Fallout), então eu já sabia que Numenera e Wasteland 2 não estariam no mesmo nível porque a Inxile não tinha ninguém com o mesmo talento desses quatro. Mas o agravante maior foi o Brian Fargo ter usado da nostalgia pra incitar uma "renascença" do gênero e não entregar o que prometeu, o que acabou irritando os fãs antigos. Tá certo que a base de fãs de cRPGs é pequena por ser um gênero de nicho, mas é uma base leal. Se ele focasse em agradá-la e não desse uma de judeu utilizando práticas desonestas provavelmente teria tido mais chances de sucesso.
 
Ultima Edição:


Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Esse aí é o projeto do Tim Cain e do Leonard Boyarsky né?

Bom, ainda estou pra ver um jogo ruim desses dois, então quero crer que sim.
 

Kawase

Habitué da casa
Mensagens
46
Reações
47
Pontos
78
Excelente Tópico, estarei acompanhando, estou começando a conhecer os CRPGS, com Divinity Original sin e com POE.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Visualizar anexo 58724

@Samba sincopado

Anuncio no site da Obsidian. Tem um jeitão de Bioshock + Arkanum, será que vem coisa boa?

Matéria na NMA Fallout

Tá com cara de Arcanum no espaço. Olha que delícia:

ac-skin-cream.jpg


16575.png

16576.png

sc-weapon.jpg

Lembrei aqui que a Obsidian tinha registrado a marca Outer Worlds ano passado, e em uma entrevista o Boyarsky(ou Tim Cain, não me recordo bem agora) disse que um jogo dos sonhos dele seria um cRPG no espaço, então é bem capaz de ser uma espécie de Arcanum versão Space Opera mesmo :kbaba:kluv
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774


Estou de olho, alguem pegou/jogou/conhece?


Estou interessado mas ví que é bem linear e é praticamente um jogo puramente tático sem elementos de RPG.

gameplay footage de Outer Worlds




E novo Dungeon Crawler clássicão inspirado no folclore húngaro anunciado(bonito bagarai)

 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Fallout russo foi lançado essa semana:






E saiu também o trailer do GOTY 2019

 
Ultima Edição:

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Planescape Torment foi o projeto de um homem só(Chris Avellone) e Fallout(sob o qual Wasteland 2 foi promovido como sucessor espiritual, além do primeiro wasteland obviamente) de três pessoas(Tim Cain, Boyarsky e Anderson que sairam da Black Isle pra formar a Troika depois do primeiro Fallout), então eu já sabia que Numenera e Wasteland 2 não estariam no mesmo nível porque a Inxile não tinha ninguém com o mesmo talento desses quatro. Mas o agravante maior foi o Brian Fargo ter usado da nostalgia pra incitar uma "renascença" do gênero e não entregar o que prometeu, o que acabou irritando os fãs antigos. Tá certo que a base de fãs de cRPGs é pequena por ser um gênero de nicho, mas é uma base leal. Se ele focasse em agradá-la e não desse uma de judeu utilizando práticas desonestas provavelmente teria tido mais chances de sucesso.
Bem menos cara.
Fargo chamou o Colin McComb que foi tão importante para Torment quanto o Avellone.
Alem de outras pessoas em tese bem competentes para esses trabalhos e vamos combinar que Fallout 1 foi muito longe de ser projeto de dois caras só... Chris Taylor ou mesmo o Mark O'Green foram muito importantes para a "alma" da serie junto com varias outras pessoas.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Bem menos cara.
Fargo chamou o Colin McComb que foi tão importante para Torment quanto o Avellone.
Alem de outras pessoas em tese bem competentes para esses trabalhos e vamos combinar que Fallout 1 foi muito longe de ser projeto de dois caras só... Chris Taylor ou mesmo o Mark O'Green foram muito importantes para a "alma" da serie junto com varias outras pessoas.

O trabalho do McComb em Numenera e as "prévias" de algumas de suas idéias pra Wasteland 3 me fizeram ter a certeza que a contribuição dele não foi nem perto da que Avellone teve. Claro que há a possibilidade dele estar apenas em decadência, mas eu já suspeitava do primeiro caso há muito tempo. Detalhe que eu estou falando especificamente do jogo virtual e não do cenário no qual ele foi baseado.

Tim Cain desenvolveu a engine e a maior parte do design de Fallout 1 junto com Boyarsky e Jason Anderson(estes dois últimos 100% responsáveis pela arte do jogo). Claro que outras pessoas contribuiram, mas o restante não teve nem de perto a mesma influência no produto final que esses 3. É de consenso entre os fãs que eles são os verdadeiros pais da franquia, tanto é que Fallout 2 não manteve o nível depois que eles saíram, e após a interplay falir a Troika foi a única empresa que na época continuou desenvolvendo jogos com a mesma identidade dos RPGs da Black Isle.
 
Ultima Edição:

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Fallout russo foi lançado essa semana:





Já estou com cerca de 60 horas nesse jogo. Ao invés de Fallout russo a descrição perfeita seria Fallout 2 russo. Só trocar as referências a cultura pop americana por Lenin, Stalin, Trotsky e cia que você tem ATOM(sério, as referências ao comunismo são muito frequentes. Na maior cidade do jogo tem até dois impostores alegando possuirem o cadáver embalsamado de Lenin). O jogo tem Rad-X, Vaults, Deathclaws... até seu próprio Iguana Bob e Brotherhood of Steel. É claramente uma homenagem a Fallout. Apesar disso, por causa do cenário diferente(união soviética pós holocausto nuclear nos anos 80) ele acaba ao mesmo tempo tendo uma identidade própria. Prova de que um local e período subutilizados podem tornar fresco um gênero já "batido".

Ah, e Stalkers. O jogo tem Stalkers. Deve ter alguma lei na Rússia que proibe os desenvolvedores de lançar RPGs sem pelo menos alguma referência a Roadside Picnic.

Picas
16633.jpg

GbzCBzT.jpg

16637.jpg

16631.jpg
 
Ultima Edição:

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Pra quem interessar, saiu o resultado do GOTY 2018 do RPGCodex

Game of the Year
1st - Pathfinder: Kingmaker
2nd - Kingdom Come: Deliverance
3rd - ATOM RPG

Best Remake/Port
The Bard's Tale Trilogy

Best DLC/Expansion
Battle Brothers: Beast & Exploration

Pathfinder em primeiro já era de se esperar, mas ATOM em terceiro mostra que o povo lá realmente gosta de fallout, o jogo foi lançado não tem nem um mês direito e foi o quarto mais jogado.

TOP 10

https://rpgcodex.net/gallery/16644.png
16644.png
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.179
Pontos
1.434
Pra quem interessar, saiu o resultado do GOTY 2018 do RPGCodex

Game of the Year
1st - Pathfinder: Kingmaker
2nd - Kingdom Come: Deliverance
3rd - ATOM RPG

Best Remake/Port
The Bard's Tale Trilogy

Best DLC/Expansion
Battle Brothers: Beast & Exploration

Pathfinder em primeiro já era de se esperar, mas ATOM em terceiro mostra que o povo lá realmente gosta de fallout, o jogo foi lançado não tem nem um mês direito e foi o quarto mais jogado.

TOP 10

https://rpgcodex.net/gallery/16644.png
16644.png
Top 2 de respeito.

Embora prefira KC:D, o que Pathfinder fez (trazer de volta o RPG de mesa pro PC) é notável.

ATOM ainda não comecei, mas só vi coisas boas sobre!
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Pra quem interessar, saiu o resultado do GOTY 2018 do RPGCodex

Game of the Year
1st - Pathfinder: Kingmaker
2nd - Kingdom Come: Deliverance
3rd - ATOM RPG

Best Remake/Port
The Bard's Tale Trilogy

Best DLC/Expansion
Battle Brothers: Beast & Exploration

Pathfinder em primeiro já era de se esperar, mas ATOM em terceiro mostra que o povo lá realmente gosta de fallout, o jogo foi lançado não tem nem um mês direito e foi o quarto mais jogado.

TOP 10

https://rpgcodex.net/gallery/16644.png
16644.png

Grande feito para Dragon Quest XI a meu ver. Um site mais exigente e com um entendimento mais duro sobre RPG's reconhecer um jogo de público amplo como DQ em tão alto valor diz muito sobre o quão bom é o jogo. Provavelmente devia estar até em 4° a birra é que deve ter tirado este percentual suficientemente para abaixar para o 5° posto.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
To jogando Divinity Original Sin, já faz uns 3 meses. Mas vou dropar.

As primeiras 20 horas foram sensacionais. A batalha é bem estrategica. Mas o jogo vai cansando. Já não aguento mais ser apontado pra um lugar de Quest, chegar lá e dar de cara com uma porta trancada e nenhuma pista. Esse artificio já encheu o saco. As pistas são muito escassas, eu não tenho mais paciência. A trilha de migalhas se acaba e vc fica sem saber o que fazer.

O questlog tá abarrotado de quests que eu não faço nem ideia o que são.

Não consigo ter uma sensação de progressão, cada Quest nova que aparece me soa como mais um empecilho pra que eu complete outras. O resultado das quests geralmente é broxante, nada se altera no mundo.

A história não me cativou de jeito nenhum, eu não me importo com os personagens nem com os vilões. Detestei aquela dimensão paralela com aquele duende e a tecedora do tempo, a história começa interessante como uma investigação de assassinato e do nada vira um Power fantasy debiloide sem causa e consequência. O pacing é horroroso, as vezes não acontece nada, as vezes te jogam tonelada de material expositivo sem nem mostrar nada. Na maior parte do tempo você lê sobre coisas que só vai ver 6 horas de jogo depois quando nem se lembra mais (Saudades do pacing de witcher 3 e de Dragon age Origins)

Não aguento mais enredo de personagem predestinado a salvar o universo. Acho os diálogos vem fracos também.

Mas o que mais tá me deixando puto é falta de soluções de qualidade de vida:

-Não aguento mais ter que organizar 4 inventários,
  • não aguento mais ter que ficar identificando itens (aliás achei esse sistema uma m****, um bloqueio artificial que só torra grana ou ponto de habilidade).
  • Não aguento mais ter que ficar curando personagem fora de batalha, devia ter uns gambits pra isso.
  • O sistema de crafting e cooking também é ingrato e truncado, tem que ficar misturando ingredientes de receitas conhecidas toda a vez, não tem um menu que já faça isso pra mim.
  • não aguento mais ter que passar de level pra aprender mais magias porque tem um limite de magias a ser aprendido em cada level de uma habilidade. Você fica curioso de ver novas habilidade pra manter o gameplay fresco e a m**** do sistema de evolução joga na retranca.
Além disso tem os problemas técnicos, as vezes a música do jogo e efeitos sonoros somem do nada. Os Npcs nunca calam a boca, sempre repetindo as mesmas frases. Perambular pela cidade é insuportável.

O jogo tem ótimas idéias, a batalha é sensacional, mas é muito cru, mal executado.

To com medo de tentar o segundo e perder mais o meu tempo. Se for desorganizado como o primeiro eu não quero.
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
3 MESE? Eu não aguentei nem 2 horas de. Eu meio q tento entender qual é a proposta e a vibe do jogo e tal, mas sei lah, parece q fizeram o game pra um nicho EXTREMAMENTE especifico...
 
Topo Fundo