O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico de cRPGs/WRPGs

Qual o melhor cRPG da década passada?

  • Underrail

    Votes: 0 0,0%
  • Kingdom Come Deliverance

    Votes: 0 0,0%
  • Legend of Grimrock

    Votes: 0 0,0%
  • Wasteland 2

    Votes: 0 0,0%
  • Banner Saga

    Votes: 0 0,0%
  • Atom RPG

    Votes: 0 0,0%
  • Expeditions Viking

    Votes: 0 0,0%
  • Dragon Age 2

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    103

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Apesar dos pesares, eu acho que esse Baldur's Gate III vai ser bom.

Se desse na mão da Bioware de hoje ou da Beamdog é 99% de certeza que não gostaria, até acho a Beamdog competente PRA PROGRAMAÇÃO... pq pra trabalho criativo nunca vi algo deles que gostei.
 

Tiolazo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.558
Reações
3.187
Pontos
1.019
Oloco, Pillars é uma das melhores invenciones desde a roda.

Esse Pathfinder é brutal igual o Pillars? enrendo sério e tals?
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Não consigo pensar em um aspecto no qual Pathfinder não seja melhor que PoE(especialmente o primeiro, que pra mim foi bem fraco).

Eu pessoalmente acho melhor até que D:OS, mesmo preferindo combate em turnos(que no 2 a Larian fez questão de cagar).
 

Tiolazo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.558
Reações
3.187
Pontos
1.019
Não consigo pensar em um aspecto no qual Pathfinder não seja melhor que PoE(especialmente o primeiro, que pra mim foi bem fraco).

Eu pessoalmente acho melhor até que D:OS, mesmo preferindo combate em turnos(que no 2 a Larian fez questão de cagar).

PoE foi o primeiro cRPG que joguei na vida, tanto que as primeiras 30 horas foram bem sofridas, mas depois que embalou, do meio pra frente já coloquei na dificuldade mais alta, e hoje em dia já até conseguia a conquistar de fechar o jogo todo sem morrer em grupo! Só falta fechar novamente no Solo, farei isso no fim do ano.

Mas esse Pathfinder tem o mesmo nivel de escrita de PoE? com muita morte, gore e quase nulos finais felizes?
 


Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Como disse, está um ou mais níveis acima de PoE em absolutamente todos os aspectos, tanto estória quanto gameplay.

PoE 2 melhorou bastante em relação ao primeiro, principalmente na parte de exploração e no sistema de combate(ainda mais agora que implementaram um modo com combate em turnos), porém pra mim Pathfinder também está em um patamar diferente.

E tirando High Calibre 7.62mm(que nem é D&D, puxa mais pro lado de Xcom o gameplay), achei a melhor implementação de um sistema RTwP em um RPG eletrônico.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Única coisa que não quero nesse tipo de jogo é essa mania mongol de querer "balancear o game" como se fosse um mmorpg ou moba, como se personagens mais fracos ou fortes não agregassem para a experiencia daquele universo.

Meu maior medo com RPG sendo feito nos EUA é por causa disso, sobrou mais jogador de League of Legends nos estúdios que os veteranos do RPG de mesa.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
O maior problema a meu ver é a influência da staff administrativa dos estúdios nos projetos, que não entende porra nenhuma da parte técnica e criativa da coisa. Há algum tempo tenho notado que os melhores jogos já feitos são justamente aqueles em que houve negligência por parte da direção executiva.

Acho que o melhor exemplo que me vem a cabeça é Planescape:Torment. Ele começou a ser produzido em uma época em que Baldur's gate estava sendo desenvolvido e era tido como o "messias" que vinha para salvar o gênero, que estava em baixa. Então toda a atenção da Interplay(e da WoTC) na época estava voltado para BG. Basicamente o líder da Black Isle na época(que era o Feargus Urquhart) deu o projeto pro Avellone e falou "se vira aí", e esqueceu que o jogo estava sendo produzido até ser lançado. Já a WoTC estava cagando pra Planescape(Forgotten Realms era o cenário do momento). Então Avellone conseguiu desenvolver o jogo praticamente sem restrições(principalmente depois do lançamento do primeiro BG, que estourou e demandou uma sequência imediata) e o resultado foi talvez o melhor cRPG já feito até hoje. O primeiro Fallout também teve um ciclo de produção parecido(Tim Cain praticamente desenvolveu a engine sozinho na surdina).

Claro que é necessário gente talentosa liderando esses projetos, mas de nada adianta se eles não tiverem autonomia sobre eles. Basta comparar Torment com Numenera. Em Torment, Avellone fez praticamente tudo(escreveu questlines inteiras, personagens, worldbuilding etc...) e quase sem restrições. Não é nenhum exagero dizer que Torment é 90% Avellone. Já em Numenera ele escreveu alguns personagens secundários. O resultado todos nos sabemos qual foi(com todo respeito a quem gostou de Numenera, mas está anos-luz abaixo de Torment em questão de qualidade).
 
Ultima Edição:

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Tenho 100% de confiança na Larian, assim como confio na CDPR. DOS 1 e 2 são fantásticos.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
Estou gostando do Pathfinder. Pelo pouco que já joguei percebo que no quesito mecânica tem muito mais coisas que o pillars, é mais complexo e trabalhoso planejar os personagens, que é um aspecto que eu particularmente adoro.


Abçs.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.177
Pontos
1.434
O maior problema a meu ver é a influência da staff administrativa dos estúdios nos projetos, que não entende porra nenhuma da parte técnica e criativa da coisa. Há algum tempo tenho notado que os melhores jogos já feitos são justamente aqueles em que houve negligência por parte da direção executiva.

Acho que o melhor exemplo que me vem a cabeça é Planescape:Torment. Ele começou a ser produzido em uma época em que Baldur's gate estava sendo desenvolvido e era tido como o "messias" que vinha para salvar o gênero, que estava em baixa. Então toda a atenção da Interplay(e da WoTC) na época estava voltado para BG. Basicamente o líder da Black Isle na época(que era o Feargus Urquhart) deu o projeto pro Avellone e falou "se vira aí", e esqueceu que o jogo estava sendo produzido até ser lançado. Já a WoTC estava cagando pra Planescape(Forgotten Realms era o cenário do momento). Então Avellone conseguiu desenvolver o jogo praticamente sem restrições(principalmente depois do lançamento do primeiro BG, que estourou e demandou uma sequência imediata) e o resultado foi talvez o melhor cRPG já feito até hoje. O primeiro Fallout também teve um ciclo de produção parecido(Tim Cain praticamente desenvolveu a engine sozinho na surdina).

Claro que é necessário gente talentosa liderando esses projetos, mas de nada adianta se eles não tiverem autonomia sobre eles. Basta comparar Torment com Numenera. Em Torment, Avellone fez praticamente tudo(escreveu questlines inteiras, personagens, worldbuilding etc...) e quase sem restrições. Não é nenhum exagero dizer que Torment é 90% Avellone. Já em Numenera ele escreveu alguns personagens secundários. O resultado todos nos sabemos qual foi(com todo respeito a quem gostou de Numenera, mas está anos-luz abaixo de Torment em questão de qualidade).
Eu sempre fico na dúvida entre Fallout 2 e Planescape: Torment como melhor jogo já feito, independente do gênero/plataforma.

E infelizmente não consigo gostar tanto do primeiro Fallout =/
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Eu sempre fico na dúvida entre Fallout 2 e Planescape: Torment como melhor jogo já feito, independente do gênero/plataforma.

E infelizmente não consigo gostar tanto do primeiro Fallout =/

Eu já prefiro o primeiro. O segundo é maior e tem mais conteúdo, porém o worldbuilding no primeiro é bem mais consistente/coerente e tem uma atmosfera melhor devido ao humor mais comedido em relação ao segundo(achei que deram uma exagerada nas referências a cultura pop).

E só lembrando, Avellone chegou a trabalhar simultaneamente em Fallout 2 e Torment. Ou seja, Torment realmente foi um projeto negligenciado dentro do estúdio.
 
Ultima Edição:

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
Pessoal, esse Tyranny vale a pena?
É um jogo bom, relativamente curto que possui múltiplos finais para remediar isso.
Infelizmente, acredito que não haverá continuação por causa da compra da Obisidian pela Microsoft, que provavelmente vai forçar a produção de jogos mais rentáveis, com mercado menos nichado.


Abçs.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
E infelizmente não consigo gostar tanto do primeiro Fallout =/
Acho que a diferença do Fallout 1 é sobre a liberdade.

Eu acho o jogo meio engessado na forma como ele pode progredir, você tem lá formas diferentes de completar a main quest e o lance do chip de água... mas mesmo tendo opções ainda é possível ficar travado sem saber o que fazer, rodando a toa nas cidades e etc pq para progredir tem umas coisas bem especificas.

E tem umas partes do jogo que parece missão suicida, tipo entrar na área contaminada pela radiação... eu entrei lá por não saber o que fazer e sair do lugar sem o item que precisava pra continuar simplesmente pq não vi na hora, última coisa que pensei é que precisava voltar em um dos lugares mais fodidos do jogo.

Se você joga sem usar guias o Fallout 1 acho que da umas travadas bobas, no 2 tudo parece ser mais fluído.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774


After more than three years of development, it is finally complete.

Whereas the base game began as a one man undertaking and slowly grew from there as people joined the team and steadily settled into their multidisciplinary positions to form the current core team of four, which gives it a recognizable progress of content quality and design; the Expedition is, from start to finish, the work of this, now more experience and skilled team, laid upon a more solid design foundations.

For those who haven't been following the development: Expedition DLC features a huge underground lake on which a secondary campaign takes place. This campaign becomes accessible during the normal course of the play sometime during the mid-game. Here is a more detailed list of features:
  • Around 250 new areas
  • Leveling character past level 25, up to level 30
  • Ability to ride and upgrade many different jet skis that vary by speed, defense, firepower and utility
  • Three new weapon classes - spears, swords, and shotguns; all of these can be crafted and there are also special unique ones
  • New psi school: Temporal Manipulation
  • Just under 80 new feats, some of which are special new veteran feats that get unlocked beginning with level 26
  • Specializations - a new way to improve your character; starting with level 16, a character will gain one specialization point that they can use to improve their feats along one or multiple dimensions
  • New consumables, tools, blueprints, and more
We all put a lot of effort into this huge expansion, and each member of the team really poured his heart out into it, in his own way – through visual, narrative or mechanical aspects, to make sure it's not only big, but also a recognizable labor of love. And because it's often the case that people think that Underrail is till a one man operation, I'll use this opportunity to familiarize you with the Stygian Software core team:
  • Dejan "Styg" Radišić (myself) - lead developer, programming, overral lore and themes, some writing, a bit of everything
  • Stefan "Phrygian Dominant" Čupović - level and quest design, writing
  • Mario "Mac" Tovirac - 2d & 3d art, various design work
  • Nikola "Johnny" Petrović - 3d art, mostly character and creature models
I also want to thank our dedicated fans that helped us thoroughly test the game for bugs and imbalances, as well as build up and maintain useful player resources (wiki, character build tool). Though you come at a price of occasionally having to read through your uncalled for suggestions and complaints, I must admit that all this would be much more difficulty without you.

Once the dust settles, I might do a more detailed piece about my thoughts on the Expedition development – what we did wrong and what we did right. I'll also talk more about our future plans then.

The Expedition DLC is available now for $10 on Steam or GOG. If you somehow never got around to buying the Underrail base game, you can now get it together with Expedition for $20, which is a $5 discount. A new version of the game has been released alongside the DLC with a few additional changes that didn't make it into the beta update earlier this month. The details about that are available in the full announcement post.

8150381504

Dessa vez eu perco a namorada.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Pra galera que curte listas de melhores de todos os tempos, saiu o TOP 101 de 2019 do RPG Codex(o último tinha sido em 2014 se não me engano)

16928.jpg



Top 10 permaneceu mais ou menos igual(Planescape Torment continua liderando e os Tr00 Fallout ainda estão lá) mas no top 16 entrou The Witcher 3, The Age of Decadence, Pathfinder: Kingmaker e Underrail(todos lançados a partir de 2015). Pessoalmente não curto muito esse tipo de lista e as utilizo mais pra encontrar jogos obscuros e/ou que ainda não tinha jogado. Mas de todas as que ví internet afora, em se tratando de RPGs, essa provavelmente é a mais coerente(pro meu gosto pessoal ao menos). Além disso, Battle Brothers entrou no top 50, o que a torna automaticamente a melhor lista de todos os tempos.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.177
Pontos
1.434
New Vegas na frente de Deus Ex é meio errado... e olha que eu gosto muito do New Vegas.

Dark Souls em 12º me deixa bem satisfeito, embora eu não considere ele um RPG...

E ótima posição pro Pathfinder. Torço muito pra que eles façam uma sequência!
 

Devon_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.229
Reações
9.671
Pontos
1.044
Vi Fallout em segundo e Alpha Protocol no top50, estou satisfeito :rox

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Pra galera que curte listas de melhores de todos os tempos, saiu o TOP 101 de 2019 do RPG Codex(o último tinha sido em 2014 se não me engano)

16928.jpg



Top 10 permaneceu mais ou menos igual(Planescape Torment continua liderando e os Tr00 Fallout ainda estão lá) mas no top 16 entrou The Witcher 3, The Age of Decadence, Pathfinder: Kingmaker e Underrail(todos lançados a partir de 2015). Pessoalmente não curto muito esse tipo de lista e as utilizo mais pra encontrar jogos obscuros e/ou que ainda não tinha jogado. Mas de todas as que ví internet afora, em se tratando de RPGs, essa provavelmente é a mais coerente(pro meu gosto pessoal ao menos). Além disso, Battle Brothers entrou no top 50, o que a torna automaticamente a melhor lista de todos os tempos.
que lista maravilhosa...
muito nostálgico ver jogos que eu desejava jogar na adolescencia e nunca tive acesso hahahahha
ja coloquei alguns na lista e vamos que vamos!
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.227
Reações
2.031
Pontos
964
New Vegas na frente de Deus Ex é meio errado... e olha que eu gosto muito do New Vegas.

Dark Souls em 12º me deixa bem satisfeito, embora eu não considere ele um RPG...

E ótima posição pro Pathfinder. Torço muito pra que eles façam uma sequência!

Por ser o melhor Fallout já lançado, acho apropriado.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Concordo que Deus Ex deveria ficar na frente de New Vegas.

RPG Codex foi criado por fãs da Black Isle/Troika então é natural que role um fanboyzismo por fallout e outros jogos desse círculo de desenvolvedores.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.177
Pontos
1.434
Ultima Edição:

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.227
Reações
2.031
Pontos
964
Fallout 2 discorda de você com força



Sim, tem prazo 'in-game' pra finalizar o jogo

Edit: ignorância minha... talvez devesse re-jogar Fallout 1

Opinião cara, que bom que Fallout 2 pra vc é melhor. Pra mim o New Vegas traz uma experiência bem melhor, sem contar o gigantesco universo de mods que o New Vegas tem (alias estes dias saiu o New California, antigo Project Brazil). Mas é tudo questão de gosto cara.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.177
Pontos
1.434
Opinião cara, que bom que Fallout 2 pra vc é melhor. Pra mim o New Vegas traz uma experiência bem melhor, sem contar o gigantesco universo de mods que o New Vegas tem (alias estes dias saiu o New California, antigo Project Brazil). Mas é tudo questão de gosto cara.
Sim, por isso a zoeira =D
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
10.767
Pontos
753
Peguei o Underworld Ascendant e testei.
Início é feio, escuro demais e chato. Raras vezes o começo de um jogo foi tão chato como o deste. Mas, ao chegar na cidade com os dinossauros meu interesse aumentou. A jogabilidade, tirando o problema do jogo ser escuro demais, gostei até. Parte das magias é interessante, combate achei bom, então seguirei jogando. Mas, de início cheguei a pensar em pedir refund.

6FF785F184A1057BC2DC221A774DED994AB913BE

1D8B12C672D043B318A9FBCB25FC36A2371F2A13

BB71FC09B84E6406910C5DAD5552376F1E2B9084
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.267
Reações
25.457
Pontos
1.004
mudei de idéia, tinha dito que fiquei sem coragem de pegar Divinity Original Sin por conta de ser complicado demais, resolvi ir de Jack Sparrow, e fui logo atrás do 2, já que vi varios relatos, praticamente unanime que ele é bem superior ao 1 e que é recomedado ir nele. Pra testar comecei escolhendo Conjurer, que não sei se é uma boa para iniciantes como eu, joguei até
terminar a parte do barco, e jogar até chegar em um tal Fort aí
. Confesso que depois disso estou afim de catar o original.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.941
Pontos
1.544
É estranho, porque eu gosto de RPG. Fallout 2 eu joguei há dois anos e fluiu muito bem, não me pareceu tão criptico e truncado, nunca fiquei travado totalmente sem saber onde ir. Eu detesto jogo que não dá múltiplas possibilidades pra avançar.

Fallout 2 é muito bom, mas muito bugado. Você teve muita sorte ou então não jogou horas suficientes, kk

Estão misturando agora WRPG com J-RPGs?

Curioso esse Pathfinder, nunca tinha ouvido falar.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
mudei de idéia, tinha dito que fiquei sem coragem de pegar Divinity Original Sin por conta de ser complicado demais, resolvi ir de Jack Sparrow, e fui logo atrás do 2, já que vi varios relatos, praticamente unanime que ele é bem superior ao 1 e que é recomedado ir nele. Pra testar comecei escolhendo Conjurer, que não sei se é uma boa para iniciantes como eu, joguei até
terminar a parte do barco, e jogar até chegar em um tal Fort aí
. Confesso que depois disso estou afim de catar o original.
É um jogo difícil pra quem não tem experiência com esse tipo de jogo, mas nada que uns reloads resolvam.
Eu não gostei da mecânica de armadura do 2, apesar de achar um jogo superior ao 1.


Abçs.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.267
Reações
25.457
Pontos
1.004
É um jogo difícil pra quem não tem experiência com esse tipo de jogo, mas nada que uns reloads resolvam.
Eu não gostei da mecânica de armadura do 2, apesar de achar um jogo superior ao 1.


Abçs.
Da pra encarar no Classic Mode pra iniciantes? E tem alguma classe que seja boa pra ir nela?
 
Topo Fundo