Cara, Pixel Perfect não tem muito a ver com qualidade de imagem, tem a ver com resolução nativa, e isso é possível conseguir em monitores 31khz também. E proporção/Aspect ratio da tela também né.
A qualidade de imagem vai ter mais a ver com qualidade do proprio monitor, como o tipo de tubo (Shadow Mask, mais simples, ou Trinitron e genéricos como DiamondTron, com imagem melhor), e caracteristicas/defeitos, na geometria, convergencia, etc.
Monitor 31khz é possível chegar em resolução nativa baixa (240p, 224p....) dobrando o refresh rate (frequencia vertical), fazendo com que a faixa de frequencia horizontal (os "khz" ali) cheguem na faixa de 31, que é onde o monitor vga começa a funcionar. 640x480 é a resolução nativa vga, e essa resolução funcionando a 60hz chega ali no patamar de 30, 31 khz, é o padrão né. Sendo assim, 320x240 em 120hz vai dar na mesma faixa. Obviamente o termo "monitor vga" é um termo antiquado tendo em vista que praticamente todo monitor pós 1990 chega a resolução maiores que 640x480.
Não é muito novidade isso aí não... pessoal começou a se ligar mesmo que dava pra fazer isso mais no inicio da decada passada, e culminou também no CRTemudriver usado primariamente com o Groovymame, ambos desenvolvidos pelo Calamity
A estranheza na percepção, quando você usa 120hz 240p, na minha opinião vem de duas coisas:
A primeira é que a imagem ela é EXTREMAMENTE afiada. As scanlines são PRETAS né, bem definidas, isso porque vocÊ ta usando um monitor que tem tri vezes linhas de resolução a mais que até mesmo os mais potentes BVMs e PVMs.
Então pra muita gente acostumada com tv normal ou monitor 15khz, parece até meio "artificial", mas é isso aí: voce ta usando resolução extremamente baixa num monitor feito pra alta resolução (comparado àquela né, porque 640x480, até 1024x768 hoje em dia são resoluções baixíssimas né)
E a segunda nota é o efeito de "strobing" que seria meio que o scrolling "ghosteado", a imagem fica com aquele "blend" no scroll, justamente porque voce ta tendo que rodar em 120hz algo que foi feito pra 60hz.
Então tem essas duas desvantagens aí na minha opinião.
Voce sempre poderá, no entanto, duplicar a resolução (320 x 240 > 640 x 480) em conjunto com filtros scanlines artificiais, daí voce taria rodando a 60hz (sem o problema de scroll), e teria resultados visuais semelhantes. É o que eu faço hoje em dia com o Mister FPGA
Eu sinceramente acho que PVM/BVM são overrated pra caraleo. Voce consegue resultados semelhantes modando tvs comuns pra RGB (especialmente tubos trinitron né)
O que pega é voce usar um sinal RGB puro, coisa que as tvs normais aqui não pegavam nativamente (lá na europa tinha o padrão Scart né que infelizmente não veio pra esse lado do oceano)
Os jogos não foram feitos pra "esse ou aquele monitor". Ultimamente eu to até gostando mais de pixel art em tubos vagabundos.
Eu to começando a ver muito anuncio de tv comum assim "Tv ótima para retrogames" né.
Então... parabéns retroGAYmers. Estão inflando até preço de tv de tubo zoada agora com essas piras aí. O proximo passo é inflar preço de monitor de pc.
Vou ver ainda esses monitorzinho de 14 polegadas que tem aos montes por aí ser vendido por 300. 400 reais.
Eu só to esperando os monitores de OLED abaixarem o input lag mais um pouco, aí já era. Trambolhos nunca mais.