Ontem fui tentar jogar a compilação Gradius III and IV, usando o OPL e o game não carrega, trava numa tela bagunçada mostrando partes da tela inicial do OPL, seguido de uma tela preta sem fim (tenho que resetar o console).
Pesquisando sobre o problema, li que alguns games do console rodam a 240P e Gradius III (somente) está nesta lista. Segundo opiniões de alguns, a solução poderia vir com a utilização de um cabo composto (RCA) ao invés do Video Componente. Meu console é modelo Slim com chip Matrix Infinity 1.93 e a TV que utilizei é de tubo (CRT) comum (não HD) de 21 polegadas. Infelizmente não tive como fazer o teste com outra ISO e nem com cabo RCA, porque emprestei o mesmo.
EDIT: Pesquisando mais um pouco li que no menu de configurações do próprio console, devo selecionar Y Cb/Pb Cr/Pr apenas para usar com TVs NTSC (USA) e que RGB deve ser usado com TVs no padrão PAL.
Dúvidas:
1 - No caso do referido game, por se tratar de uma compilação, o mesmo não deveria rodar pelo menos até à tela de seleção de título, mesmo usando um cabo de video componente?
2 - Quais outros games do PS2 compartilham desta mesma limitação?
3 - Esse problema afeta jogos de PSX? Quais?
4 - Li relatos sobre telas piscando, tremedeira e outros problemas de imagem em consoles NTSC rodando games de outras regiões. Mesmo tendo um console destravado, devo utilizar jogos de mesma região?
Desde já agradeço.