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Cafetão Chinês

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Os contratos que determinam os "níveis de poluição aceitáveis pela população", teriam que ter o consentimento de toda população?
Antes de responder, uma dúvida. Você só discordou/não entendeu essa parte ou foi a única em que entendeu/concordou do meu texto?

Basicamente, se o Anarcocapitalismo for implantado em Liberland por exemplo. Os proprietário locais podem exigir que se assine os contratos previamente nos níveis de poluição aceitáveis. Caso contrário não vendem as terras.

Mas se não for feito dessa forma, não é necessário o consentimento de todos. E isso seria ruim também, os padrões científicos mudam. Amanhã podem surgir novas evidências de que os níveis antigos não são mais aceitáveis. No estado, os políticos demoram a adaptar as leis. No mercado não.

Depois volto com um texto mais elaborado explicando todas as possibilidades.
 

DanielMF

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Antes de responder, uma dúvida. Você só discordou/não entendeu essa parte ou foi a única em que entendeu/concordou do meu texto?

-Eu concordo que o fato gerador da agressão é a emissão de poluentes acima dos níveis aceitáveis pela população.
-Eu discordo que não possa haver uma agressão sem consentimento. A pessoa pode não ligar para a poluição porque acha que isso não vai matar ela, mas eventualmente pode matar. Porém, se a pessoa consentiu, a responsabilidade é dela. Portanto, essa parte é irrelevante para o debate. Isso também pode ser entendido da forma que colocou, porém seria apenas um debate sobre a semântica da palavra "agressão", o que também seria irrelevante para o debate.
-Eu concordo que dentro da propriedade de alguém, as regras são dela.
-O restante está relacionado com o tema a seguir.

Basicamente, se o Anarcocapitalismo for implantado em Liberland por exemplo. Os proprietário locais podem exigir que se assine os contratos previamente nos níveis de poluição aceitáveis. Caso contrário não vendem as terras.

Mas se não for feito dessa forma, não é necessário o consentimento de todos. E isso seria ruim também, os padrões científicos mudam. Amanhã podem surgir novas evidências de que os níveis antigos não são mais aceitáveis. No estado, os políticos demoram a adaptar as leis. No mercado não.

Depois volto com um texto mais elaborado explicando todas as possibilidades.
Eu não entendi por que não seria necessário o consentimento de todos.

Sobre a ciência, vamos lá. "padrões científicos mudam" é uma frase genérica que não pode ser usada assim para desqualificar a relevância da ciência no debate. A ciência é a primeira a constatar que a poluição agride as pessoas, e também será a primeira a constatar, caso hipoteticamente, o corpo humano hipoteticamente se tornasse mais resistente a poluição. Também seria a primeira a descobrir se hipoteticamente a poluição for muito mais agressora do que se imaginava. Ou seja, quem melhor de adapta ao assunto da poluição, é a ciência, e não o mercado ou o Estado.

Por isso, ela deve ser a base dessa discussão numa eventual transição para o anarcocapitalismo. Porém, é claro que o consentimento poderia abrir espaço para um determinado nível de poluição aceitável. O que eu vejo, é que o que faz sentido dentro da ética libertária, é que isso tenha que ser um consentimento de todas as pessoas que estarão expostas a poluição, e que isso deva ser decidido logo na transição para o anarcocapitalismo.

Na cidade de São Paulo que eu cito como exemplo, provavelmente todas as pessoas teriam que estar de acordo.
 
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DanielMF

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Um amplo debate sobre a poluição, na transição para o anarcocapitalismo, com a apresentação de todo o conhecimento científico sobre como a graduação dos níveis de poluição agride a saúde, e então, todas as pessoas da cidade que quiserem participar se reuniriam e teriam que entrar em acordo sobre qual nível de poluição será aceito na cidade.

Cidades coladas umas as outras, teriam que decidir juntas já que a poluição é conjunta, enquanto que cidades afastadas, poderiam decidir separadamente.

É dessa forma que enxergo esse assunto em coerência com a ética libertária. Porém, a partir daí, poderiam ser feitos outros questionamentos. Mas o meu objeto até o momento, é chegar nesse ponto acima.
 
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Cafetão Chinês

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-Eu discordo que não possa haver uma agressão sem consentimento. A pessoa pode não ligar para a poluição porque acha que isso não vai matar ela, mas eventualmente pode matar. Porém, se a pessoa consentiu, a responsabilidade é dela. Portanto, essa parte é irrelevante para o debate. Isso também pode ser entendido da forma que colocou, porém seria apenas um debate sobre a semântica da palavra "agressão", o que também seria irrelevante para o debate.
Perceba o que você está dizendo: "Eu discordo que não possa haver uma agressão sem consentimento".
Não! Isso é completamente ilógico. Se a pessoa não deu seu consentimento, então é agressão a priori.
Agressão depende de consentimento. A semântica é obviamente importante. Agressão na definição Libertária não é qualquer agressão.
Uma feminista acredita que olhar torto para uma mulher é "agressão". Isso não é agressão para Ética Libertária.

Agressão se define como: qualquer iniciação de violência ou coerção contra indivíduos pacíficos (sem que haja consentimento).

Uma pessoa que não liga para a poluição, ao ser afetada por ela e não consentir, foi sim agredida. Se ela consentir, não foi agredida.
Se houver um contrato prévio, parte do pressuposto que consentiu.
Eu não entendi por que não seria necessário o consentimento de todos.
Porque não. Porque dentro da propriedade de cada um, quem faz as regras é o dono (a não ser que fira a propriedade ou corpo de terceiros).

Ex: Somos vizinhos. Existe uma fábrica poluente perto de nossas propriedades. Eu consinto com a poluição dessa fábrica, e você não.
Portanto apenas você foi agredido, eu não. A fábrica terá de pagar uma indenização a você e abaixar os níveis de poluição para que se adequem ao que você aceite. Ou pode te oferecer uma propriedade em um outro local. Existem várias alternativas aí que não simplesmente impedir a fábrica de funcionar.

Não chegarem num acordo, um juiz determina a punição proporcional para ela. Você não pode impedir a poluição de chegar até a minha propriedade. Seu direito propriedade não pode se sobrepor ao meu direito de propriedade.
Sobre a ciência, vamos lá. "padrões científicos mudam" é uma frase genérica que não pode ser usada assim para desqualificar a relevância da ciência no debate. A ciência é a primeira a constatar que a poluição agride as pessoas, e também será a primeira a constatar, caso hipoteticamente, o corpo humano hipoteticamente se tornasse mais resistente a poluição. Também seria a primeira a descobrir se hipoteticamente a poluição for muito mais agressora do que se imaginava. Ou seja, quem melhor de adapta ao assunto da poluição, é a ciência, e não o mercado ou o Estado.
Você não entendeu nada do que eu disse. Eu não desqualifiquei a ciência. Eu estou dizendo que o mercado se adapta melhor as mudanças e evidências científicas do que o estado.
Se a ciência descobrir que outros tipos de poluição afetam a saúde. Então os padrões aceitáveis também terão de mudar. O que você propõe, que se engesse os padrões aceitáveis é ruim exatamente pelo dinamismo da ciência e do mercado.
Nas leis engessadas pela burocracia estatal, essas mudanças são lentas. No mercado, são eficientes.

E ciência não define ética, ciência é uma ferramenta que pode vir a dar respaldo para a ética.
Por isso, ela deve ser a base dessa discussão numa eventual transição para o anarcocapitalismo. Porém, é claro que o consentimento poderia abrir espaço para um determinado nível de poluição aceitável. O que eu vejo, é que o que faz sentido dentro da ética libertária, é que isso tenha que ser um consentimento de todas as pessoas que estarão expostas a poluição, e que isso deva ser decidido logo na transição para o anarcocapitalismo.
E será, mas ciência não define ética. Ela é uma ferramenta.

Ciência não define se o que foi feito nos campos de concentração nazistas foi ético ou não. O que define a ética é a razão pura.


Agressão como eu disse, depende de consentimento, depende de propriedade. A ciência diz que fumo faz mal a saúde, e está correto. Porém se você estiver num bar de fumantes, você não pode reclamar que foi agredido.

Não é necessário o consentimento de todas as pessoas, porque uma fábrica poluente pode simplesmente não chegar a agredir ninguém. E você mesmo admitiu isso.
Uma fábrica que esteja longe o suficiente por exemplo.

Além disso, impedir uma fábrica de funcionar a priori é agressão aos direitos de propriedade do dono.
Na cidade de São Paulo que eu cito como exemplo, provavelmente todas as pessoas teriam que estar de acordo.
De forma alguma. Algumas pessoas podem consentir, outras não.
Daí a admitir quem será agredido, dependerá da medição dos níveis de poluição e demonstração que está atingindo as propriedades das pessoas que não consentirem. E a partir daí, estipular uma punição ou acordo.
 
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Cafetão Chinês

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Um amplo debate sobre a poluição, na transição para o anarcocapitalismo, com a apresentação de todo o conhecimento científico sobre como a graduação dos níveis de poluição agride a saúde, e então, todas as pessoas da cidade que quiserem participar se reuniriam e teriam que entrar em acordo sobre qual nível de poluição será aceito na cidade.

Cidades coladas umas as outras, teriam que decidir juntas já que a poluição é conjunta, enquanto que cidades afastadas, poderiam decidir separadamente.

É dessa forma que enxergo esse assunto em coerência com a ética libertária. Porém, a partir daí, poderiam ser feitos outros questionamentos. Mas o meu objeto até o momento, é chegar nesse ponto acima.
Isso poderia ser feito se o Anarcocapitalismo for implantado de forma planejada. Mas os níveis debatidos no momento da implantação não podem ser engessados.
E se amanhã as evidências científicas mudarem e os padrões anteriores não forem mais aceitáveis? Agressão continua dependendo de consentimento.

A melhor forma de regular a poluição será através de regulação privada. Empresas de regulação de poluentes competem no mercado para emitirem certificados de maior qualidade para demonstrar que os níveis estão nos parâmetros científicos e aceitáveis pela maior população. Isso evita as empresas tomarem processos (mas não que ainda não possa acontecer).

Se amanhã os padrões aceitáveis mudarem, ou as pessoas assinam novo contrato, ou as fábricas tem de se adaptar. Caso contrário começarão a tomar processos e serem punidas novamente.
 

DanielMF

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Vou focar nos dois pontos a seguir. Não se preocupe, os outros pontos do que você disse voltarão ao debate na medida em que esses pontos a seguir prosseguirem.

Mas os níveis debatidos no momento da implantação não podem ser engessados.
Por que não, eticamente falando?

E se amanhã as evidências científicas mudarem e os padrões anteriores não forem mais aceitáveis? Agressão continua dependendo de consentimento.
Se os padrões mudarem, a ciência mostrará isso, e então a sociedade poderá se mobilizar para se adaptar aos novos padrões. Apenas isso.
 


Cafetão Chinês

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Por que não, eticamente falando?
Eticamente falando eles podem, mas utilitariamente isso seria ruim.
Além disso. Você precisa da evidência mais próxima possível da verdade para determinar agressão de forma ética.

Se amanhã os padrões mudarem, então essa passa a ser a nova régua.
Se os padrões mudarem, a ciência mostrará isso, e então a sociedade poderá se mobilizar para se adaptar aos novos padrões. Apenas isso.
Mas foi exatamente o que eu disse. Por isso engessar esses padrões é ruim.
E veja que se os padrões mudam, o estado demora a alterar as leis. Numa sociedade de mercado as coisas são feitas de forma mais dinâmica.

Outra coisa. Ciência não define ética. Ela é uma ferramenta que pode dar respaldo para a ética.
Ciência não define se o que foi feito nos campos de concentração nazistas foi ético ou não. O que define a ética é a razão pura.

Ciência não irá determinar o que é agressão. É a razão que irá. A ciência pode dizer que até certo nível, fez mal a saúde. A partir daí saberemos se foi ou não agressão (se atingiu o seu corpo dentro de sua propriedade ou em uma propriedade que você não consentiu).d

"Fazer mal a saúde" não é critério para definir uma agressão.
Por exemplo. Se você entrar de livre consentimento dentro de uma propriedade contaminada por lixo tóxico, você não pode reclamar que sua saúde foi afetada.
 
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DanielMF

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Vou focar nessa parte pois acredito que já posso concluir o meu raciocínio.

Eticamente falando eles podem, mas utilitariamente isso seria ruim.

Aqui chegamos no ponto fundamental. Não acho que seria ruim, acho que seria terrível.

Dentro do cenário de transição que eu expus, que você disse que poderia ser feito numa transição planejada, todas as pessoas da cidade que quiserem participar do debate, teriam que entrar em acordo sobre o nível de poluição que será aceitável.

Vejo dois problemas nisso. Vamos supor que o nível de poluição que não afeta a saúde de ninguém, seja 2x, e que os níveis atuais da cidade sejam 20x.

1º problema: Sempre ou quase sempre existirão os extremistas que só aceitarão 2x de poluição que não agride a ninguém.

2º problema: Mesmo ignorando os extremistas, sempre ou quase sempre a divergência dos valores será muito conflitante.

Por ex:

10% das pessoas querem 5x
15% querem 10x
30% querem 15x
40% querem 20x
5% querem 25x ou mais

Vamos supor que a média ponderada ai de todos seja de 16x (estou chutando). Esse valor é muito distante dos 5x que 10% das pessoas querem, e consideravelmente distante dos "25x ou mais" que 5% querem.

De um lado teremos pessoas que acreditam que a poluição deve ser controlada e reduzida, inclusive pelas questões ambientais como o aquecimento global. De outro lado, teremos pessoas que nem mesmo acreditam nos problemas ambientais como o aquecimento global. Ou seja, essas pessoas não serão muito maleáveis para a formação de consenso.

O ponto é, a diferença de ideologias e crenças torna impossível ou quase impossível o consenso.

De que forma isso seria resolvido, coerentemente com a ética? A princípio, o que eu enxergo é que todos teriam que se sujeitar ao menor nível aceito (5x no exemplo), que ainda está acima do nível inofensivo. Se porém, existir um extremista, esse nível será de 2x.

A construção disso através da ética, leva ao caos econômico devido as divergências de ideologias e crenças. E se não for feito dessa forma, estará ferindo a ética. Essa é a minha conclusão.
 
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Cafetão Chinês

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Aqui chegamos no ponto fundamental. Não acho que seria ruim, acho que seria terrível.

Dentro do cenário de transição que eu expus, que você disse que poderia ser feito numa transição planejada, todas as pessoas da cidade que quiserem participar do debate, teriam que entrar em acordo sobre o nível de poluição que será aceitável.
Não. Você continua pensando de forma coletivista. Isso não é uma democracia. Cada um diz respeito apenas a sua propriedade.
Cada rua em uma sociedade anarcocapitalista é privada, e você não tem direito de decidir sobre a propriedade dos outros. Você tem direito de decidir apenas sob sua propriedade.

Forma planejada que eu disse era simplesmente com contratos prévios. Mas isso pode ser feito até mesmo de forma unilateral. Eu tenho uma grande propriedade de terra, e começo a vender para outras pessoas, e imponho que o nível de poluição deverá ser de 10%. Pronto. Só compra a propriedade quem quiser, aceitando essa cláusula.

Se for um grupo de pessoas adquirindo propriedades em um local. Aí sim elas poderiam decidir os padrões aceitáveis, mas ainda assim elas não podem forçar ninguém a assinar um contrato dizendo que consentiu. Seria apenas um consenso regulatório, não impositivo.
Vejo dois problemas nisso. Vamos supor que o nível de poluição que não afeta a saúde de ninguém, seja 2x, e que os níveis atuais da cidade sejam 20x.

1º problema: Sempre ou quase sempre existirão os extremistas que só aceitarão 2x de poluição que não agride a ninguém.

2º problema: Mesmo ignorando os extremistas, sempre ou quase sempre a divergência dos valores será muito conflitante.

Por ex:

10% das pessoas querem 5x
15% querem 10x
30% querem 15x
40% querem 20x
5% querem 25x ou mais
Nada disso importa, se não há contrato prévio, ainda assim que não consente pode processar uma indústria poluente se houver poluição chegando até sua propriedade.
De um lado teremos pessoas que acreditam que a poluição deve ser controlada e reduzida, inclusive pelas questões ambientais como o aquecimento global. De outro lado, teremos pessoas que nem mesmo acreditam nos problemas ambientais como o aquecimento global. Ou seja, essas pessoas não serão muito maleáveis para a formação de consenso.
Você só tem poder sobre a sua propriedade. Você não pode impor que pessoas queiram viver sem poluição.
O consenso se dará pelos certificados regulatórios. As empresas adotarão tais certificados para evitarem tomar processo. Ou farão contratos prévios.
De que forma isso seria resolvido, coerentemente com a ética? A princípio, o que eu enxergo é que todos teriam que se sujeitar ao menor nível aceito (5x no exemplo), que ainda está acima do nível inofensivo. Se porém, existir um extremista, esse nível será de 2x.
De novo, você não tem poder sobre o que acontece na propriedade alheia.
Você não pode impedir que uma fábrica polua propriedade de quem consentiu com isso. Nem de uma rua em que o dono consentiu, nem numa praça em que o dono consentiu. Nada disso é sua propriedade.

Você não pode impedir que exista um bar de fumantes. Você não pode impedir que uma propriedade aceite níveis de poluição.
A construção disso através da ética, leva ao caos econômico devido as divergências de ideologias e crenças. Essa é a minha conclusão.
Aqui uma falácia do declive escorregadio. Você partiu de uma premissa falsa (a de que é necessário ter consenso entre todos para estar de acordo com a ética).
 
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DanielMF

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Eu realmente não estou entendo como o que você está dizendo tem sentido dentro da lógica e ética libertária.

"Eu" não estou decidindo sobre a propriedade privada de ninguém. No meu exemplo, todos estão participando da decisão sobre o nível de poluição aceitável. Nessa sua história sobre contrato que não estou entendendo a lógica e ética, me parece que um grupo pequeno decidirá os níveis de poluição aceitáveis.

Do modo como estou enxergando, o seu modo está mais parecido com a Democracia, enquanto o meu respeita completamente a ética libertária. Pois do jeito que eu falei, ninguém está decidindo sobre a propriedade de ninguém, todos estão envolvidos e decidindo, buscando consenso. Agora, nessa história dos contratos, isso está nebuloso.
 

Cafetão Chinês

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Eu realmente não estou entendo como o que você está dizendo tem sentido dentro da lógica e ética libertária.

"Eu" não estou decidindo sobre a propriedade privada de ninguém. No meu exemplo, todos estão participando da decisão sobre o nível de poluição aceitável. Nessa sua história sobre contrato que não estou entendendo a lógica e ética, me parece que um grupo pequeno decidirá os níveis de poluição aceitáveis.

Do modo como estou enxergando, o seu modo está mais parecido com a Democracia, enquanto o meu respeita completamente a ética libertária. Pois do jeito que eu falei, ninguém está decidindo sobre a propriedade de ninguém, todos estão envolvidos e decidindo, buscando consenso. Agora, nessa história dos contratos, isso está nebuloso.
Porque não precisa haver consenso algum. As pessoas podem juntar chegar a um consenso? Podem. Seria bom utilitariamente? Depende, pois ficar engessado demais não permite uma mudança dinâmica se as evidências mudarem. A tendência é que já hajam contratos prévios com tempo pequeno, sempre buscando esse consenso, isso utilitariamente para tornar mais eficiente.
Mas isso não é necessário a priori para que esteja de acordo com a Ética Libertária. A única Lei universalizada continuará sendo a Lei de propriedade privada.
Ex:
Eu posso aceitar 20% de poluição. E você 10%. Assinamos contratos prévios estipulando isso.
Se uma fábrica passar dos 10%, ela estará agredindo apenas a sua propriedade, se a poluição chegar até ela. Se ela passar dos 20%, estará agredindo a ambos, a mim e a você.

Se no seu exemplo, é um grupo de pessoas voluntariamente comprando propriedades e decidindo quais serão os níveis. Eles podem fazer contratos prévios. Estipulando por exemplo que até 15% de poluição estará no nível aceitável. E se comprometendo a não processar ninguém enquanto os níveis estiverem nesse patamar.

Se eu vendo um grande naco de terra para várias propriedades (como em um grande condômino), eu posso estipular quais serão os níveis aceitáveis unilateralmente. E só venderei para quem aceitar contratualmente.

Outra coisa que tem de ficar bem clara, você não pode decidir o nível de poluição por todo o território, mas tão somente o nível de poluição que chega até a sua propriedade.
Se você for o único na cidade que aceita somente 10% de poluição, enquanto os outros aceitam 20%. Então você será o único a poder processar uma fábrica poluente, SE, a poluição estiver chegando até a sua propriedade.
Isso fará com que as indústrias que podem poluir acima desse nível, se realoquem apenas em locais onde são aceitas, para evitar tomar processo. Ou entrem em acordo com os moradores, ou abaixe os níveis de poluição.

Contratos são básicos ora. Uma sociedade Anarcocapitalista é contratualista. Contratos são uma prova de consentimento.
 
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DanielMF

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Porque não precisa haver consenso algum. As pessoas podem juntar chegar a um consenso? Podem. Seria bom utilitariamente? Depende, pois ficar engessado demais não permite uma mudança dinâmica se as evidências mudarem. A tendência é que já hajam contratos prévios com tempo pequeno, sempre buscando esse consenso, isso utilitariamente para tornar mais eficiente.
Mas isso não é necessário a priori para que esteja de acordo com a Ética Libertária. A única Lei universalizada continuará sendo a Lei de propriedade privada.
Ex:
Eu posso aceitar 20% de poluição. E você 10%. Assinamos contratos prévios estipulando isso.
Se uma fábrica passar dos 10%, ela estará agredindo apenas a sua propriedade, se a poluição chegar até ela. Se ela passar dos 20%, estará agredindo a ambos, a mim e a você.

Se no seu exemplo, é um grupo de pessoas voluntariamente comprando propriedades e decidindo quais serão os níveis. Eles podem fazer contratos prévios. Estipulando por exemplo que até 15% de poluição estará no nível aceitável. E se comprometendo a não processar ninguém enquanto os níveis estiverem nesse patamar.

Se eu vendo um grande naco de terra para várias propriedades (como em um grande condômino), eu posso estipular quais serão os níveis aceitáveis unilateralmente. E só venderei para quem aceitar contratualmente.

Outra coisa que tem de ficar bem clara, você não pode decidir o nível de poluição por todo o território, mas tão somente o nível de poluição que chega até a sua propriedade.
Se você for o único na cidade que aceita somente 10% de poluição, enquanto os outros aceitam 20%. Então você será o único a poder processar uma fábrica poluente, SE, a poluição estiver chegando até a sua propriedade.

Contratos são básicos ora
. Uma sociedade Anarcocapitalista é contratualista. Contratos são uma prova de consentimento.
Então se eu aceitar apenas 2%, vou poder exigir que as fábricas e automóveis que poluem o meu ambiente, se adaptem a esses 2%?

Considerando, pela ciência, 2% um nível de poluição inofensivo, e acima disso, agressor.
 

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Então se eu aceitar apenas 2%, vou poder exigir que as fábricas e automóveis que poluem o meu ambiente, se adaptem a esses 2%?

Considerando, pela ciência, 2% um nível de poluição inofensivo, e acima disso, agressor.
Dentro da sua propriedade pode exigir sim (caso não haja algum contrato prévio permitindo), fora dela não tem esse direito.

Ou pode entrar em um acordo e receber uma indenização, propriedade em outro local que não seja afetado.
 

DanielMF

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Dentro da sua propriedade pode exigir sim (caso não haja algum contrato prévio permitindo), fora dela não tem esse direito.

Ou pode entrar em um acordo e receber uma indenização, propriedade em outro local que não seja afetado.
E em uma rua/avenida/rodovia?
 

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E em uma rua/avenida/rodovia?
O dono da rua ou avenida decide. Haverão contratos prévios dizendo quais os níveis aceitáveis naquela rua. Carros que poluirem acima do aceitável pelos dono/donos por exemplo, serão punidos.
Se a rua ultrapassar os níveis previstos em contrato, será processada pelos usuários da rua.

Se uma rua poluir sua propriedade, você processa o dono da rua.
 
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Existe uma outra ferramenta muito poderosa numa sociedade fortemente baseada em contratos e propriedade privada: os boicotes.

Numa sociedade como essa, um boicote tem um apelo muito maior do que hoje.
 

abcdario

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Vou criar uma nova frase para todo Anarco - Capitalista que eu ver.
Vá para Liberland, hueheuheuehheuehu.
 

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Vou criar uma nova frase para todo Anarco - Capitalista que eu ver.
Vá para Liberland, hueheuheuehheuehu.
Eu iria fácil se tivesse a chance (diferentemente dos esquerdistas que nunca vão a Cuba ou Venezuela)
Infelizmente não estão dando conta de aceitar o tamanho de pedidos que estão tendo ainda. E o governo Croata está endurecendo.

Parece que a Comissão Europeia reconheceu Liberland como uma nação. Vamos ver no que dá.
 

abcdario

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Eu iria fácil se tivesse a chance (diferentemente dos esquerdistas que nunca vão a Cuba ou Venezuela)
Infelizmente não estão dando conta de aceitar o tamanho de pedidos que estão tendo ainda. E o governo Croata está endurecendo.

Parece que a Comissão Europeia reconheceu Liberland como uma nação. Vamos ver no que dá.
A comissão européia reconheceu, talvez este século seja o momento para testarmos esta nova utopia e vermos como ela se comportará na realidade, o século XX foi o das carnificinas promovidas pelo socialismo e pelo fascismo, que este seja o da total autonomia para vermos no que irá dar.
 

abcdario

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Não sei se você é um otimista quanto a causa, desde a crise de 2008 estamos vendo uma decadência do sistema pós segunda guerra mundial com a ascensão da extrema direita e da esquerda em alguns países, qual o rumo que tudo isto irá tomar é difícil prever.
 

Cafetão Chinês

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Não sei se você é um otimista quanto a causa, desde a crise de 2008 estamos vendo uma decadência do sistema pós segunda guerra mundial com a ascensão da extrema direita e da esquerda em alguns países, qual o rumo que tudo isto irá tomar é difícil prever.
A social-democracia que dominou a maior parte dos países depois da segunda guerra, tem um prazo de validade. Os países hoje tem dívidas monstruosas devido aos gastos e endividamento.
Vai chegar um momento em que ela vai se tornar inviável (em parte da Europa isso já está acontecendo).
Veremos o que vai substituir.
 

abcdario

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A social-democracia que dominou a maior parte dos países depois da segunda guerra, tem um prazo de validade. Os países hoje tem dívidas monstruosas devido aos gastos e endividamento.
Vai chegar um momento em que ela vai se tornar inviável (em parte da Europa isso já está acontecendo).
Veremos o que vai substituir.
Tá rolando a ascensão de uma direita anti UE e bem conservadora, mas não sei o quão liberais na economia eles são no geral.
 

abcdario

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A última eleição da UE teve a ascensão do Partido Verde e dos liberais.
 

Baralho

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No caso da Le Pen, é nacional-socialismo mesmo, na sua versão francesa, país tradicionalmente muito afeito ao ideario de um Estado como protagonista da economia, diferente da Escandinávia e do Reino Unido, por exemplo.
 

Cafetão Chinês

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A França só não quebrou graças a época de políticas liberais que o de Gaulle implementou, e permitiu o país voltar a crescer e se desenvolver. Além do capital acumulado historicamente. Não fosse isso, já teriam quebrado a muito tempo.
 

abcdario

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A França só não quebrou graças a época de políticas liberais que o de Gaulle implementou, e permitiu o país voltar a crescer e se desenvolver. Além do capital acumulado historicamente. Não fosse isso, já teriam quebrado a muito tempo.
Que prognóstico você faria vendo os atuais indícios de crise no sistema social democrata?, estamos em uma direção de maior liberdade econômica na sua opinião??, continuamos no mesmo movimento desde a década de 80 com a nova ascensão do liberalismo ou arrefecemos neste sentido?.
 

DanielMF

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Dentro da sua propriedade pode exigir sim (caso não haja algum contrato prévio permitindo), fora dela não tem esse direito.
Voltando a essa frase...

O problema é que se a poluição dentro de minha propriedade estiver acima do que eu aceito, eu não vou ter como identificar exatamente quem são os responsáveis, já que poluição é um fenômeno conjunto.

Por isso resolver isso por contratos/tribunais é uma ficção. Nada será resolvido devido a impossibilidades de identificação. Podem existir alguns casos bem específicos em que é possível identificar, e que o contrato/tribunal resolveria. Mas seriam raras exceções.

Assim, o modo que eu propus é o único até agora que realmente enfrenta essa questão eticamente, e aparentemente se não for daquela forma, se for por contratos e levando a tribunais, na prática as pessoas estarão sujeitas a agressão sem poderem fazer nada a respeito.
 

Cafetão Chinês

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Voltando a essa frase...

O problema é que se a poluição dentro de minha propriedade estiver acima do que eu aceito, eu não vou ter como identificar exatamente quem são os responsáveis, já que poluição é um fenômeno conjunto.

Por isso resolver isso por contratos/tribunais é uma ficção. Nada será resolvido devido a impossibilidades de identificação. Podem existir alguns casos bem específicos em que é possível identificar, e que o contrato/tribunal resolveria. Mas seriam raras exceções.

Assim, o modo que eu propus é o único até agora que realmente enfrenta essa questão eticamente, e aparentemente se não for daquela forma, se for por contratos e levando a tribunais, na prática as pessoas estarão sujeitas a agressão sem poderem fazer nada a respeito.
Se a poluição na sua propriedade estiver acima do que você aceita. As evidências levarão a um julgamento e uma condenação a partir das propriedades poluentes próximas, ou elas mesmo tentarão um acordo para evitar custos processuais. Justiça é isso, condena-se a partir de evidências. Não precisa ter a prova perfeita de que foi indústria X. Se as evidências levam até ela, será condenada.
Isso já é incentivo para que se mantenham na linha.

Você dizer que é "ficção" não é resposta. Cai na falácia de incredulidade pessoal que o Beren tanto cita.
Eu consigo pensar em diversas soluções para isso, como os contratos prévios, as regulações privadas, a segregação.

Que alguns crimes ficarão sem solução, não significa que está em desencontro a Ética. Só significa que alguém violou a ética, mas a lei geral continua sendo a Ética Libertária e lei de propriedade privada.
Estupros, assassinatos, danos a propriedade não desqualificam a existência do que é certo.

Você já entendeu que está de acordo com a ética, certo? O que você pode dizer é que acha que existem problemas de ordem prática. Então você acredita que sua solução é melhor UTILITARIAMENTE.

E veja uma coisa. Agressão a propriedade no Anarcocapitalismo é tratada de forma seria. Uma empresa identificada como poluente acima dos níveis sofrerá severas sanções. A propriedade privada é respeitada até às últimas consequências.

Uma empresa poluente como a Vale por exemplo, que destruiu propriedade privada. Teria todos os seus bens confiscados a pagar indenização as vítimas, e ainda seria ético condenar os donos a morte.
 
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DanielMF

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Se a poluição na sua propriedade estiver acima do que você aceita. As evidências levarão a um julgamento e uma condenação a partir das propriedades poluentes próximas, ou elas mesmo tentarão um acordo para evitar custos processuais. Justiça é isso, condena-se a partir de evidências. Não precisa ter a prova perfeita de que foi indústria X. Se as evidências levam até ela, será condenada.
Isso já é incentivo para que se mantenham na linha.

Você dizer que é "ficção" não é resposta. Cai na falácia de incredulidade pessoal que o Beren tanto cita.
Eu consigo pensar em diversas soluções para isso, como os contratos prévios, as regulações privadas, a segregação.

Que alguns crimes ficarão sem solução, não significa que está em desencontro a Ética. Só significa que alguém violou a ética, mas a lei geral continua sendo a Ética Libertária e lei de propriedade privada.
Estupros, assassinatos, danos a propriedade podem acontecer.

Você já entendeu que está de acordo com a ética, certo? O que você pode dizer é que acha que existem problemas de ordem prática. Então você acredita que sua solução é melhor UTILITARIAMENTE.

E veja uma coisa. Agressão a propriedade no Anarcocapitalismo é tratada de forma seria. Uma empresa identificada como poluente acima dos níveis sofrerá severas sanções. A propriedade privada é respeitada até às últimas consequências.

Uma empresa poluente como a Vale por exemplo, que destruiu propriedade privada. Teria todos os seus bens confiscados a pagar indenização as vítimas, e ainda seria ético condenar os donos a morte.
Então, se eu estabeleço um nível de aceitação baixo, por consequência, todos aqueles que poluem ao meu redor terão que se ajustar a isso para não poluir minha propriedade (se essa for a minha exigência). Isso inclui empresas e automóveis. Se existirem algumas pessoas espalhadas pela cidade, que só aceitarem esse baixo nível de poluição, forçarão praticamente toda a cidade a se adequar e manter um nível muito baixo de poluição, para que não agrida a propriedade dessas pessoas.
 

Cafetão Chinês

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Então, se eu estabeleço um nível de aceitação baixo, por consequência, todos aqueles que poluem ao meu redor terão que se ajustar a isso para não poluir minha propriedade (se essa for a minha exigência). Isso inclui empresas e automóveis. Se existirem algumas pessoas espalhadas pela cidade, que só aceitarem esse baixo nível de poluição, forçarão praticamente toda a cidade a se adequar e manter um nível muito baixo de poluição, para que não agrida a propriedade dessas pessoas.
Sim, dentro da sua propriedade você pode exigir que não entre nenhuma poluição, caso não exista nenhum contrato prévio.

Só que eles só poderão exigir isso em sua própria propriedade. Isso não significa que irão forçar a todos baixarem os níveis. As empresas não poderão emitir poluição para essa área que a tolerância é baixa, mas para outras áreas continuam podendo, ou podem tentar entrar num acordo financeiro com essas pessoas, ou trocar/comprar propriedades do local, dado que é de interesse de todas as indústrias locais para não ficarem tomando processo.

Na prática, o que acontecerá é que as empresas vão se alocar para áreas em que não terão esse tipo de problema, e estabelecerão contratos prévios para ter segurança jurídica, antes mesmo de abrir uma empresa/indústria. A tendência é que áreas industriais mais poluentes fiquem isoladas. As propriedades irão se realocar.

Quanto a automóveis, eles circulam em ruas privadas. O responsável é o dono da rua. Não existe nenhum pedaço de terra que não seja propriedade privada.
 

DanielMF

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Sim, dentro da sua propriedade você pode exigir que não entre nenhuma poluição, caso não exista nenhum contrato prévio.

Só que eles só poderão exigir isso em sua própria propriedade. Isso não significa que irão forçar a todos baixarem os níveis. As empresas não poderão emitir poluição para essa área que a tolerância é baixa, mas para outras áreas continuam podendo, ou podem tentar entrar num acordo financeiro com essas pessoas, ou trocar/comprar propriedades do local, dado que é de interesse de todas as indústrias locais para não ficarem tomando processo.

Na prática, o que acontecerá é que as empresas vão se alocar para áreas em que não terão esse tipo de problema, e estabelecerão contratos prévios para ter segurança jurídica, antes mesmo de abrir uma empresa/indústria. A tendência é que áreas industriais mais poluentes fiquem isoladas. As propriedades irão se realocar.

Quanto a automóveis, eles circulam em ruas privadas. O responsável é o dono da rua. Não existe nenhum pedaço de terra que não seja propriedade privada.
Não queria entrar nesse assunto, mas como funcionam essas ruas privadas? Como seria a circulação de pessoas e automóveis?
 

Beren_

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c***lho mkano.... pega o trem andando e fala besteira... o cara começou os xingamentos, mas de boa...

quer um argumento? os austríacos não tem um modelo que calcula nada. contra argumenta isso... como saber o que acontece sem econometria, sem micro? hoje economia é muita matemática e estatística, mas muita!

"ah, mas previram as crises". e os ortodoxos não? quando a curva de juros de 2 anos vira com a de 10, o que acontece? acha que os caras não sabem? inocente achar que não...

enfim... só digo, seguir youtuber desempregado e mises.org é promover uma cultura pop na economia. queiram ou não, toda a academia e todos economistas sérios falam e enxergam isso. não há como prever nada pelos austriacos pelo simpls fato de não usarem modelos matemáticos, e o proprio hayek já reconheceu essa falha na escola austriaca...

e foi mal, chamar de terraplanista quem segue a ortodoxia beira a loucura... como alguem que segue modelos matemáticos embasados que demonstram n janelas no tempo pode ser chamado de terraplanista é mais um claro desconhecimento do que é realmente economia.

eu paro por aqui... continuem achando que mises é o cara e que todos os países com economia aberta seguem ele, e não os ortodoxos... vão longe desse jeito.


Me cite "ortodoxos" que previram crises tipo 2008 antes de ocorrerem. E nao depois de ocorrerem inventarem desculpas.
Pode citar artigos e videos de periodo anterror.
A reação dos "ortodoxos" foi rir e falar que "estava tudo muito bom, crescimento maravilhoso, vamos investir em imoveis".
"apenas" permitiram alguns fundos de investimentos destruírem tudo que investidores possuíam.

Aqui tem alguns austracos cujo modelo de analise economico "nao funciona" prevendo 2008 com 3 anos de antecedência.





"quando a curva de juros de 2 anos vira com a de 10, o que acontece".
Mas, porque? Ai eh que tá. Como voce prevê que isso vai ocorrer e nao apenas reage apos ocorrer. Como voce analise antes? Como verifica no mercado as causas e preve consequencias? Dá para voce calcular quanto de poupança vai se deixar de ter se a inflação aumentar em 10%? Dá para calcular toda a mudança de habito de consumo e influencia sobre isso no crédito, sabendo que menos poupança vai aumentar juros a não ser que se segure arificialmente a selic, o que criaria provavelmente uma baixa oferta de credito.

Veja, voce pensa que austríacos "ignoram" algo, e não, eles usam em SOMA a outros conhecimentos. Ou voce acha que nenhum economista austriaco não foi antes ortodoxo e que nenhum autriaco estuda a mesma, sabendo que são multidisciplinares por base. Os austriacos cruzam as informações, trabalham juntas para ter maior base de entendimento e dedução. E mesmo assim, voce sabe que existem coisas que é basicamente impossivel prever ou calcular mesmo com o melhor cerebro e melhor computador do universo.
https://mises.org.br/Article.aspx?id=2971&ac=228205



Os austiacos usam os mesmos calculos que qualquer outra escola de economia na hora que se faz necessário. Não se nega matemática ou estatística. Diferente de voce que acha que descobriu a unica verdade do universo, e portanto todo o mais eh logicamente mentira. ;)
Só que percebem economia como ciência humana e não exata e por isso eh multidisciplinar. A combinação de exatas e humanas.
A maior diferença eh que eles entendem que o fator humano é a grande variável da economia. Portanto deduções lógicas sobre economia dependem de tentar entender as pessoas, ou suas ações. Praxeologia é comprovadamente ciência, até que alguem consiga demonstrar que não. O que ainda não ocorreu. Se ocorrer, ai beleza.
Existem diversos exemplos de uso de escola austríaca para investimentos e pessoas que enriqueceram com isso, o próprio Helio Beltrão é um caso.
Escola de chicago, monetarista, e talvez maior influenciadora atualmente usa teorias de escola austríaca.
Quando a micro x macro. Alguns austríacos aceitam a distinção sim, afinal,. o conhecimento evolui se vc não para no tempo. Porem ainda entendem que em muitos momentos isso se mistura e conceitos de micro economia são usados em macro.

Ao invés de brigas bobas, voce deveria tentar entender o minimo. Como soma ao seu conhecimento atual, se no final achar tudo baboseira, nada tem a perder alem de um pouco de tempo. Se não for baboseira, voce no minimo melhorou seu currículo.
 
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Cafetão Chinês

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Não queria entrar nesse assunto, mas como funcionam essas ruas privadas? Como seria a circulação de pessoas e automóveis?
Posso recomendar um artigo do próprio Murray Rothbard? É uma questão complexa para abordar em apenas um texto. Tem uma quantidade bem grande de material já publicado. O livro "Engrenagens da Liberdade" do David Friedman dedica vários capítulos a serviços de infraestrutura privada.

https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=174
O setor público: desestatizando a segurança, as ruas e as estradas

174.png

N. do T.: com a crescente violência e o evidente despreparo da polícia para lidar não só com bandidos, mas também com o cidadão comum, passa a ser do interesse de todos analisar um projeto de desestatização dos serviços de segurança, o que envolve a privatização de ruas e estradas. Murray Rothbard (em um texto de 1973, que na verdade é um capítulo do seu livro For a New Liberty - The Libertarian Manifesto), detalha a seguir como funcionaria uma sociedade que tivesse esses serviços fornecidos pelo mercado; e explica por que, nesse ambiente, abusos de autoridade policial não seriam plausíveis — muito menos rotineiros, como são hoje. De quebra, o problema do congestionamento, consequência da oferta "a custo zero" de um bem — as ruas públicas —, seria resolvido.

Protegendo as ruas
Abolir o setor público significa, é claro, que todos os pedaços de terra, todas as superfícies terrestres, inclusive ruas e estradas, se tornariam propriedade privada, sendo geridas privadamente por indivíduos, corporações, cooperativas ou por quaisquer outros agrupamentos voluntários de indivíduos e capital. O fato de que todas as ruas e áreas terrestres seriam propriedade privada iria por si só resolver muitos dos aparentemente insolúveis problemas da operação privada relativa a algumas áreas. O que precisamos fazer é reorientar nosso pensamento para considerarmos um mundo no qual todas as áreas de terra são geridas privadamente.
Peguemos, por exemplo, o serviço de proteção policial. Como ele funcionaria e como ele seria fornecido em uma economia totalmente privada? Parte da resposta se torna evidente se considerarmos um mundo de terras totalmente privadas, onde as ruas têm donos. Considere a área de Times Square, na cidade de Nova York. Trata-se de uma área notoriamente dominada pela criminalidade, onde a proteção policial oferecida pelas autoridades é mínima. Cada cidadão nova-iorquino de fato sabe que ele praticamente vive e anda pelas ruas — e não apenas na região de Times Square — em um estado de completa "anarquia", dependendo unicamente da serenidade e da boa vontade de seus concidadãos. A proteção policial em Nova York é mínima, fato esse que foi dramaticamente revelado quando, em uma recente greve policial que durou uma semana, a taxa de criminalidade, pasmem!, em nada se alterou. Não houve qualquer aumento acima do normal, que é quando a polícia está supostamente alerta e na ativa. De qualquer modo, suponha que a região de Times Square, incluindo as ruas, fosse gerida privadamente pela, digamos, "Associação dos Comerciantes de Times Square". Os comerciantes saberiam perfeitamente bem que se a criminalidade na sua região fosse desenfreada, se os furtos e os assaltos a mão armada fossem constantes, seus clientes iriam inevitavelmente desaparecer e iriam passar a freqüentar as áreas vizinhas, suas concorrentes. Assim, seria do interesse econômico dessa associação comercial ofertar uma proteção policial eficiente e abundante, de forma que os clientes se sentissem atraídos — ao invés de repelidos — por essa região. A iniciativa privada, afinal, está sempre tentando atrair e manter seus clientes. Assim sendo, qual seria a vantagem de ser servido por lojas de visual atraente, iluminação agradável e serviço cortês se os clientes podem ser assaltados ao andarem pela região?
Além do mais, a associação comercial seria induzida — por causa do seu desejo de lucrar e de evitar prejuízos — a fornecer não apenas uma proteção policial suficiente, mas também uma proteção cortês e aprazível. Uma polícia estatal não só não tem qualquer incentivo para ser eficiente ou para se preocupar com os desejos dos seus "clientes", como também está constantemente tentada a exercer seu poder de força de maneira brutal e coerciva. A "brutalidade policial" é uma característica bem conhecida do sistema policial estatal, e a única oposição prática a ela são algumas queixas remotas de alguns cidadãos molestados. Agora, se a polícia privada da associação comercial acaso caísse na tentação de brutalizar os clientes dos comerciantes, esses clientes rapidamente desapareceriam e iriam para outro lugar. Assim, a associação dos comerciantes teria de garantir que a sua polícia fosse cortês e eficiente.
Esse tipo de proteção policial eficiente e de alta qualidade iria prevalecer por todo o território, em todas as ruas e áreas privadas. Fábricas iriam proteger suas ruas e áreas adjacentes; os comerciantes, as suas ruas; e as empresas donas de estradas forneceriam uma proteção policial segura e eficiente em suas estradas pedagiadas e em qualquer outro tipo de estrada gerida privadamente. Roubos de carga e assaltos a caminhoneiros ou a viajantes comuns seriam nulos. O mesmo princípio é válido para bairros residenciais. Para esses bairros, podemos prever dois tipos possíveis de gerenciamento privado das ruas.
No primeiro tipo, todos os moradores de um determinado quarteirão podem se tornar os proprietários conjuntos daquele quarteirão, formando por exemplo a "Companhia do Quarteirão A". Essa companhia iria então fornecer a necessária proteção policial, os custos da qual seriam pagos tanto pelos moradores e proprietários de imóveis, como pelo aluguel dos inquilinos, caso a(s) rua(s) inclua(m) apartamentos alugados. Desnecessário dizer, mais uma vez, que os donos dos imóveis terão obviamente um interesse direto em garantir que seu quarteirão seja seguro, enquanto que aqueles que querem alugar seus imóveis tentarão atrair inquilinos oferecendo ruas seguras, além dos serviços mais habituais, como água, ar condicionado/calefação, zeladores, porteiros, etc. Perguntar por que os locadores deveriam fornecer ruas seguras em uma sociedade libertária e completamente privada seria tão tolo quanto perguntar hoje por que eles deveriam prover água e rede elétrica para seus inquilinos. A força da concorrência e da demanda do consumidor os obrigaria a fornecer tais serviços. Ademais, não importa se estamos considerando os moradores ou os imóveis para alugar, em ambos os casos o valor capital da terra e dos imóveis será função da segurança das ruas, bem como de todas as outras conhecidas características do imóvel e da vizinhança. Ruas seguras e bem patrulhadas irão aumentar o valor da terra e dos imóveis da mesma maneira que apartamentos bem cuidados são valorizados; ruas tomadas pela criminalidade irão depreciar o valor da terra e dos imóveis da mesma forma que apartamentos dilapidados são desvalorizados. Dado que os proprietários dos imóveis sempre vão preferir um valor maior para a sua propriedade, há um incentivo inerente para que forneçam ruas seguras, bem pavimentadas e eficientes.
No segundo tipo de gerenciamento privado das ruas em áreas residenciais, empresas privadas seriam donas apenas das ruas, e não das casas e dos prédios adjacentes. Essas empresas iriam então cobrar dos moradores e dos proprietários dos imóveis os serviços de manutenção, de melhoramento e de policiamento de suas ruas. Novamente, ruas seguras, bem iluminadas e bem pavimentadas irão estimular proprietários e inquilinos a se mudar para essas ruas; ruas inseguras, mal iluminadas e mal pavimentadas irão afugentar proprietários e usuários. A satisfação dos usuários e o incremento da demanda pelo uso das ruas — tanto por parte dos moradores como pelo trânsito de automóveis — irão aumentar os lucros e o valor das ações das empresas privadas que gerenciam as ruas; a insatisfação dos usuários e a diminuição do uso das ruas, bem como serviços decadentes da empresa, irão afugentar os usuários e diminuir os lucros e o valor das ações dessas empresas. Portanto, as empresas proprietárias das ruas farão o seu melhor para fornecer serviços eficientes, inclusive proteção policial, de modo a conquistar clientes e agradá-los; elas serão levadas a fazer isso pelo seu desejo de obter lucros e aumentar o valor do seu capital. É infinitamente melhor ter de depender da busca de interesses econômicos por parte de donos de imóveis e de empresas administradoras de ruas a ter de depender exclusivamente do "altruísmo" duvidoso de burocratas e funcionários do governo.
Nesse ponto da discussão, é possível que alguém esteja tentado a perguntar: se as ruas são geridas por empresas privadas, e admitindo que elas geralmente iriam se esforçar para agradar seus clientes com a máxima eficiência, o que aconteceria se algum proprietário de rua maluco ou tirânico repentinamente decidisse bloquear o acesso de um proprietário vizinho à sua rua? Como é que este iria entrar ou sair? Poderia ele ficar permanentemente bloqueado, ou mesmo ser extorquido para que lhe fosse permitida sua entrada ou saída? A resposta para essa questão é a mesma dada a um problema similar sobre propriedade de terras: suponha que todos os proprietários de imóveis ao redor da propriedade de uma pessoa repentinamente não mais a deixassem sair ou entrar. E aí? A resposta é que cada pessoa, ao comprar imóveis ou serviços de rua em uma sociedade libertária, iria se certificar de que a compra ou o contrato de arrendamento lhe garantisse acesso pleno por qualquer que seja o período de anos especificado. Com esse tipo de "servidão"[1] garantido a priori por contrato, nenhum tipo de bloqueio repentino seria permitido, já que ele seria uma invasão do direito de propriedade do dono do imóvel.
Não há obviamente nada de novo ou de assustador nos princípios dessa sociedade libertária até então imaginada. Já estamos familiarizados com os efeitos energizantes da concorrência entre serviços de transporte e entre determinadas localizações. Por exemplo, quando as ferrovias privadas estavam sendo construídas nos EUA durante o século XIX, a concorrência entre as empresas ferroviárias forneceu uma incrível força energizante para o desenvolvimento de suas respectivas áreas. Cada empresa fez o máximo possível para estimular a imigração e o desenvolvimento econômico nas adjacências de seus trilhos. A intenção, é claro, era aumentar seus lucros, o valor de suas terras e o valor do seu capital; e cada uma delas se apressou para fazer isso, pois caso contrário as pessoas e os mercados deixariam sua área e se mudariam para os portos, cidades e áreas servidas pelas ferrovias concorrentes. O mesmo princípio seria válido se todas as ruas e estradas também fossem privadas.
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Da mesma forma, já estamos familiarizados com os serviços de proteção policial fornecidos por comerciantes e organizações particulares. Dentro de suas propriedades, as lojas têm vigias e sentinelas; os bancos têm guardas; as fábricas têm vigilantes; os shopping centers têm seguranças privados, etc. Uma sociedade libertária iria simplesmente expandir esse saudável e funcional sistema, levando-o também para as ruas. Não é por acaso que ocorrem muito mais assaltos e roubos violentos nas ruas fora das lojas do que assaltos às próprias lojas; isso é porque as lojas são munidas de precavidos guardas particulares, enquanto que nas ruas todos nós precisamos confiar na "anarquia" da proteção policial estatal. E de fato, em várias cidades do mundo têm crescido nos últimos anos, como resposta ao galopante problema da criminalidade, a contratação de vigias privados para patrulhar alguns quarteirões em troca de contribuições voluntárias dos proprietários de imóveis e moradores daquela região. A criminalidade nessas áreas sempre é substancialmente reduzida quando se adota esse método. O problema é que esses esforços às vezes se tornam vacilantes e ineficientes porque as ruas não são propriedade de seus residentes, e assim não há um mecanismo efetivo para se ajuntar o capital necessário que permita garantir uma proteção eficiente em base permanente. Além disso, os vigias que patrulham as ruas não podem estar legalmente armados porque eles não estão na propriedade de seus contratantes, e eles não podem, da maneira como podem donos de loja ou de outras propriedades, abordar qualquer pessoa que esteja agindo de maneira suspeita, porém não criminosa. Eles não podem, em resumo, fazer as coisas, financeira ou administrativamente, que proprietários podem fazer com suas respectivas propriedades.
E mais: um sistema em que a polícia é paga por proprietários e residentes de um quarteirão ou de um bairro iria não só pôr um fim na brutalidade policial contra os cidadãos, mas, principalmente, iria também acabar com o espetáculo atual em que a polícia é considerada em muitas comunidades como um grupo de colonizadores "imperiais" estrangeiros, que estão lá não para servir, mas para oprimir a comunidade. Por exemplo, atualmente temos uma situação comum e que é geral para todas as grandes cidades: áreas pobres e/ou habitadas por maioria negra são patrulhadas por uma polícia contratada por um governo central, governo esse que é tido como estranho para essas comunidades negras e pobres. Já com uma polícia fornecida, controlada e paga pelos próprios proprietários de imóveis e residentes de uma comunidade, a história seria completamente diferente; essa polícia estaria fornecendo — e todos sentiriam que ela estaria fornecendo — serviços aos seus clientes, ao invés de oprimindo-os em prol de uma autoridade estranha.
Um contraste dramático entre os méritos de uma proteção privada vs. pública foi fornecido por algo que aconteceu no Harlem, o bairro negro de Nova York. Na rua West 135th, entre a Sétima e a Oitava Avenida, está localizada a 82ª delegacia do Departamento de Polícia de Nova York. Todavia, a nobre presença dessa delegacia não evitou a erupção de uma onda de roubos noturnos a várias lojas da região. Finalmente, durante o inverno de 1966, quinze comerciantes da região se uniram e contrataram um vigia para patrulhar o quarteirão durante toda a noite; o vigia foi contratado junto a uma empresa privada de segurança que estava lá para fornecer a proteção policial que não estava sendo entregue pelos impostos sobre propriedade pagos pelos comerciantes. Desnecessário dizer que os roubos acabaram.
Mas a mais bem sucedida e mais bem organizada polícia privada em toda a história foi provavelmente a polícia ferroviária dos EUA, que era mantida por várias empresas ferroviárias com a missão de evitar injúrias aos passageiros e impedir o roubo de cargas. Essa moderna polícia ferroviária foi fundada no fim da Primeira Guerra Mundial pela Seção de Proteção da Associação Ferroviária Americana. Funcionou tão bem que, já em 1929, os pedidos de pagamento de indenização por roubo de carga haviam caído 93%. As prisões feitas pela polícia ferroviária — que, na época do maior estudo já feito sobre suas atividades, no início da década de 1930, totalizavam 10.000 homens presos — resultaram em uma porcentagem de condenações muito mais alta — variando de 83% a 97% — do que aquela atingida pelos departamentos de polícia convencionais. A polícia ferroviária era armada, podia prender normalmente e foi retratada por um criminologista nada simpático a ela[2] como sendo uma polícia que tinha uma ampla reputação de bom caráter e bom preparo.
Determinando as regras das ruas
Uma das indubitáveis conseqüências de todas as áreas terrestres de um país serem privadamente geridas por indivíduos e empresas é que haveria uma maior riqueza e diversidade de vizinhanças. A natureza da proteção policial e as regras aplicadas pela polícia privada dependeriam das vontades dos proprietários de imóveis ou dos donos das ruas, isto é, os donos de uma determinada área. Assim, os moradores mais receosos em uma área exclusivamente residencial iriam insistir que quaisquer pessoas ou carros que entrassem em sua área tenham previamente marcado hora com um morador, ou então que apenas fossem permitidos entrar através de interfones no portão de entrada. Ou seja, as mesmas regras que hoje são frequentemente aplicadas em prédios e condomínios fechados poderiam ser aplicadas para as ruas privadas dos bairros residenciais. Em outras áreas, as mais espalhafatosas, qualquer um poderia entrar a vontade; e ainda haveria vários outros graus de vigilância entre esses extremos. Muito provavelmente as áreas comerciais, ansiosas em não rejeitar e/ou repelir clientes, estariam abertas para todos. A busca pelo lucro é que determinaria a escolha do método mais eficiente. Isso forneceria uma grande disponibilidade de opções para os indivíduos, que de acordo com seus desejos e princípios poderiam escolher a área que lhes fosse mais aprazível.
Pode-se reclamar que tudo isso daria liberdade para "discriminar". Poderia haver discriminação contra o uso de imóveis ou das ruas por determinados tipos de indivíduos? Sim, não há dúvidas quanto a isso. Mas fundamental ao credo libertário é o direito de cada homem poder escolher quem pode entrar na sua propriedade ou fazer uso dela, considerando-se é claro que a outra pessoa queira fazê-lo.
"Discriminação", no sentido de escolher favoravelmente ou desfavoravelmente de acordo com qualquer que seja o critério que a pessoa utilize, é parte integral da liberdade de escolha — logo, de uma sociedade livre. Mas, é claro, no livre mercado qualquer discriminação é custosa, e acabará sendo paga pelo dono da propriedade em questão.
Por exemplo, suponha um indivíduo que, em uma sociedade livre, seja o proprietário de uma casa ou de um bloco de casas, e esteja em busca de inquilinos. Ele poderia simplesmente cobrar o preço de livre mercado do aluguel e deixar por isso mesmo. Mas aí surgem alguns riscos; ele pode escolher discriminar casais com filhos pequenos, não alugando o imóvel para eles por achar que há riscos substanciais de deterioração de sua propriedade. Por outro lado, ele pode muito bem escolher cobrar um aluguel mais caro para compensar o risco maior, de forma que o preço de livre mercado do aluguel para famílias desse tipo tenderá a ser mais caro do que seria de outra forma. Aliás, em um livre mercado, essa situação vai ocorrer na maioria dos casos. Mas e se houver uma "discriminação" pessoal, ao invés de uma estritamente econômica, da parte do locador? Suponha, por exemplo, que o locador seja um grande admirador de um determinado grupo étnico — por exemplo, suecos loiros e muito altos — e decida alugar seus apartamentos apenas para famílias de tal grupo. Em uma sociedade livre, ele estaria completamente em seu direito se assim procedesse. Mas ele claramente iria sofrer um grande prejuízo, pois teria de dispensar inquilino atrás de inquilino, em uma busca sem fim por suecos loiros e altos. Conquanto esse possa ser considerado um exemplo radical, o efeito é exatamente o mesmo — ainda que em grau variado — para qualquer tipo de discriminação no livre mercado. Se, por exemplo, o locador não gostar de ruivos e, por isso, determinar que não vai alugar seus apartamentos para esse tipo, certamente também irá sofrer prejuízos, ainda que não tão severos quanto no primeiro exemplo.
Em qualquer caso, sempre que alguém praticar "discriminação" no livre mercado, ele vai sofrer as conseqüências — seja na forma de prejuízos, seja na forma da perda de serviços recebidos como consumidor. Se um consumidor decide boicotar os bens vendidos por pessoas das quais ele não gosta - seja esse desgosto justificado ou não —, ele consequentemente irá ficar sem esses bens ou serviços que, de outra forma, teria comprado.
Portanto, em uma sociedade livre, são os donos das propriedades quem determinam as regras de uso de seus domínios, bem como as regras de admissão. Quanto mais rigorosas forem essas regras, menos pessoas irão demandar os serviços dessas propriedades, e assim o proprietário terá de fazer um equilíbrio entre rigor de admissão e perda de receita.
O preceito de que a propriedade é administrada por seus proprietários também fornece a refutação para um sempre utilizado argumento em favor da intervenção governamental na economia. O argumento afirma que "afinal, é o governo quem determina as regras do trânsito — luz verde e vermelha, direção do lado direito da pista, limites de velocidade, etc. Certamente todo mundo tem de admitir que o trânsito degeneraria em caos se não fossem tais regras. Portanto, por que o governo não deveria também intervir em todo o resto da economia?" A falácia aqui não é que o trânsito deva ser regulado; é claro que algumas regras são necessárias. Mas o ponto crucial é que tais regras sempre serão estabelecidas por quem quer que seja o dono e que, portanto, gerencie as ruas e estradas. O governo vem criando regras para o trânsito simplesmente porque é ele quem sempre foi o proprietário e, consequentemente, o gerente das ruas e estradas; em uma sociedade libertária baseada na propriedade privada seriam os proprietários quem iriam definir as regras para o uso de suas ruas.
Entretanto, será que em uma sociedade puramente livre as regras de trânsito não tenderiam a ser "caóticas"? E se alguns proprietários designassem a luz vermelha como "pare", enquanto outros escolhessem a verde, ou até mesmo uma azul, etc.? Não teríamos algumas ruas com a mão de direção no lado direito enquanto em outras ela seria no lado esquerdo? Tais perguntas são absurdas, é claro. Obviamente, seria do interesse de todos os proprietários de ruas e estradas terem regras uniformes para essas questões, de modo que o tráfego possa fluir e se integrar suavemente, sem dificuldades. Qualquer proprietário de rua excêntrico ou dissidente que insistisse em uma mão de direção à esquerda, ou no verde para "pare" ao invés de "vá", iria rapidamente se ver cercado de acidentes, além de perder todos os clientes e usuários.
É interessante observar que as ferrovias privadas nos EUA do século XIX enfrentaram problemas similares e os resolveram harmoniosamente e sem dificuldades. Cada ferrovia permitia os vagões de suas concorrentes em seus trilhos; elas se interconectavam entre si para benefício mútuo; as bitolas das diferentes ferrovias foram reajustadas para se tornarem uniforme; e classificações uniformes de cargas regionais foram implementadas para 6.000 itens. E tem mais: foram as empresas ferroviárias, e não o governo, que tomaram a iniciativa de consolidar a mixórdia caótica e ingovernável de fusos horários que existiam até então. Para ter exatidão na programação e na tabela de horários, as empresas tiveram de se unir; e em 1883 elas concordaram em alterar os cinqüenta e quatro fusos horários dos EUA para apenas os quatro que prevalecem até hoje. Um jornal financeiro de Nova York, o Commercial and Financial Chronicle, exclamou que "as leis do comércio e o instinto de auto-preservação efetuaram reformas e melhorias que todos os corpos legislativos juntos não conseguiram realizar!"
Precificando ruas e estradas
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Se, em comparação, examinarmos as performances das ruas e estradas estatais, torna-se difícil imaginar que um gerenciamento privado poderia acumular um histórico mais ineficiente e irracional. Além da péssima qualidade, sobre a qual já virou clichê falarmos, hoje já é amplamente reconhecido, por exemplo, que os governos federal e estadual, incitados pelo lobby das fabricantes de automóveis, das petrolíferas, das fabricantes de pneu, e de empreiteiras e sindicatos, incorreram em uma vasta expansão de estradas. Em termos econômicos, estradas fornecem gordos subsídios aos seus usuários; em termos práticos, elas tiveram um papel central na morte das ferrovias como um empreendimento viável. Assim, enquanto caminhões podem operar em estradas construídas e mantidas pelo contribuinte, as empresas ferroviárias tiveram de construir e manter suas próprias estradas de ferro. Ademais, as estradas e ruas subsidiadas levaram a uma demasiada expansão de subúrbios acessíveis apenas por automóveis, que por sua vez levaram a uma demolição coerciva de várias casas e negócios, tanto para a construção de mais estradas, como para a construção dos subúrbios, e trouxeram um pesado fardo para o centro das cidades. O custo para o contribuinte e para a economia têm sido enormes.
Particularmente subsidiado tem sido aquele usuário urbano de automóvel que se locomove diariamente entre sua casa e o trabalho; e é precisamente nas cidades que os congestionamentos vêm aumentando como conseqüência desse subsídio dado aos usuários de automóveis, o que sempre leva a um excesso de oferta desse tipo de tráfego. O professor William Vickrey, da Universidade Columbia, estimou que as vias expressas urbanas foram construídas a um custo que varia entre 6 e 27 cents por veículo-milha, enquanto que os usuários dessas vias pagam em impostos, tanto o imposto sobre a gasolina como o imposto sobre o veículo automotor, apenas 1 cent por veículo-milha. Portanto, é o contribuinte regular, e não o motorista, quem paga pela manutenção das ruas. Ademais, o imposto sobre a gasolina é pago por milha rodada, não importa qual rua ou estrada esteja sendo usada, e não importa a hora do dia. Logo, quando estradas são financiadas pelos fundos arrecadados com o imposto sobre a gasolina, os usuários das estradas rurais de baixo custo estão sendo taxados com o intuito de subsidiar os usuários das vias expressas urbanas, cujos custos são muito maiores. Estradas rurais normalmente custam apenas 2 cents por veículo-milha para serem construídas e mantidas.
Além disso, o imposto sobre a gasolina dificilmente pode ser considerado um sistema racional de precificação para o uso das estradas, e nenhuma empresa privada jamais iria precificar dessa forma o uso de suas estradas. Empresas privadas precificam seus bens de forma a "equilibrar o mercado", de maneira que a oferta iguale a demanda e não haja nem escassez e nem excedentes. O fato de os impostos sobre a gasolina serem pagos por milha, independentemente da estrada, significa que as altamente demandadas ruas urbanas e estradas estão enfrentando uma situação tipicamente criada pelo governo: o preço cobrado pelo seu uso está muito abaixo do preço de livre mercado. Esse subsídio dado aos motoristas urbanos resulta em enormes e exacerbados congestionamentos nas ruas e estradas, especialmente nas horas do rush, enquanto que ao mesmo tempo deixa toda uma malha de estradas rurais praticamente inutilizada. Um sistema racional de precificação iria, ao mesmo tempo, maximizar os lucros para os proprietários das ruas e propiciar ruas sempre livres de congestionamento. No atual sistema, o governo mantém o preço para os usuários de ruas congestionadas em níveis extremamente baixos, e muito abaixo do preço de livre mercado; o resultado é uma escassez crônica de espaço trafegável, o que resulta em congestionamento.
Mas como seria um sistema racional de precificação instituído pelos proprietários privados das ruas? Em primeiro lugar, as ruas iriam cobrar pedágios, mas com variação de preços de acordo com a demanda. Por exemplo, os pedágios seriam bem mais caros durante a hora do rush e durante quaisquer outras horas de pico, e mais baratos durante as horas mais calmas. Em um livre mercado, a maior demanda durante as horas de pico levaria a preços de pedágio maiores, até que o congestionamento fosse eliminado e o fluxo do tráfego se tornasse estável. Mas as pessoas têm de trabalhar!, o leitor vai reagir. É claro, mas elas não têm de ir em seus próprios carros. Alguns irão compartilhar seus carros com outras pessoas (transporte solidário), enquanto outros irão pegar ônibus expressos (que seriam abundantemente ofertados em um livre mercado) ou trens; já outros irão se esforçar para alterar seus horários de trabalho, de modo a poderem ir e voltar em horas escalonadas. Dessa forma, o uso das ruas durante as horas de pico estaria restringido àqueles mais dispostos a pagar o preço de equilíbrio de mercado por seu uso.[3] Finalmente, os maiores lucros obtidos pelas empresas operadoras de túneis e pontes, por exemplo, estimulariam outras empresas privadas a construir mais dessas estruturas. A construção de ruas e estradas seria governada não pelos clamores de grupos de interesse e de usuários que querem mais subsídios, mas pelos eficientes cálculos de demanda e custo efetuados pelo mercado.
Não obstante tudo isso, a idéia de ruas urbanas privadas ainda espanta as pessoas. Afinal, como elas seriam precificadas? Onde exatamente ficariam os pedágios? Haveria pedágios em cada quarteirão? É óbvio que não, dado que tal sistema seria claramente anti-econômico, além de proibitivamente custoso tanto para o proprietário como para o motorista. Em primeiro lugar, os proprietários das ruas vão precificar o estacionamento em suas ruas muito mais racionalmente do que o modelo atual. Eles vão cobrar muito mais caro para se estacionar nas ruas congestionadas do centro, em resposta à enorme demanda. E contrariamente à prática atual, eles vão cobrar proporcionalmente mais caro, ao invés de mais barato, de quem estacionar durante todo o dia. Ou seja, os donos das ruas tentarão induzir uma rápida rotatividade nas áreas congestionadas. OK, tudo certo quanto a estacionar; novamente, esse é um quesito de fácil compreensão. Mas, e quanto a dirigir em ruas congestionadas? Como isso poderia ser precificado? Existem várias maneiras possíveis. Com a tecnologia moderna e seu constante aperfeiçoamento, desafios desse tipo são risíveis. Uma técnica arcaica sugere que câmeras de TV ou máquinas fotográficas sejam instaladas nas esquinas das ruas de modo a captar as placas dos veículos, com as faturas sendo enviadas aos motoristas ao final de cada mês. Outra, mais moderna, sugere que cada carro seja equipado com um receptor eletrônico que emitiria um sinal exclusivo por carro, sinal esse que seria captado por um aparelho instalado na referida esquina. Outra, ainda mais moderna, garante que sensores óticos, de alguma forma que só os engenheiros sabem, fariam todo o serviço.
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O que importa aqui é que o problema da precificação racional das ruas seria de fácil resolução para a iniciativa privada e para a tecnologia moderna. A técnica que será utilizada para tal é problema para engenheiros. O que sabemos como economistas é que o livre mercado, a busca por lucros sob um o regime de propriedade privada e a moderna tecnologia são capazes de viabilizar essa exigência. Empreendedores em um livre mercado já se mostraram capazes de solucionar rapidamente problemas muito mais difíceis; tudo o que é necessário é dar a eles o espaço para agirem.
Conclusão
Se todos os sistemas de transporte se tornassem livres, se as estradas, as companhias aéreas, as ferrovias e as hidrovias fossem liberadas de suas labirínticas redes de subsídios, controles e regulamentações, e se elas se tornassem um sistema puramente privado, como os consumidores iriam alocar seu dinheiro para transporte? Será que voltaríamos às viagens ferroviárias, por exemplo? As melhores estimativas de custo e demanda para transportes predizem que as ferrovias se tornariam o principal meio de transporte de carga de longa distância, os aviões seriam os preferíveis para transporte de passageiros de longo alcance, os caminhões para cargas de pequena distância e os ônibus para as comutações púbicas diárias. Embora as ferrovias ressuscitassem para uso em transporte de cargas de longa distância, elas não seriam restabelecidas como transporte de passageiros.
Portanto, não é difícil imaginar um setor aéreo e uma rede de ferrovias particulares, não subsidiados e desregulamentados; mas poderia haver um sistema de estradas privadas? Tal sistema seria viável? Uma resposta é que estradas privadas funcionaram admiravelmente bem no passado. Na Inglaterra antes do século XVIII, por exemplo, as estradas — invariavelmente geridas pelos governos locais — eram mal construídas e pessimamente mantidas. Essas estradas públicas jamais teriam suportado a poderosa Revolução Industrial que a Inglaterra vivenciou no século XVIII, a "revolução" que prenunciou a era moderna. A vital tarefa de aperfeiçoar as praticamente intransitáveis estradas inglesas ficou a cargo de companhias privadas que, começando em 1706, organizaram e estabeleceram a grande rede de estradas que fez da Inglaterra a inveja do mundo. Os proprietários dessas companhias privadas eram em geral mercadores, donos de terras e industrialistas da área que estava sendo servida pela estrada, e eles recuperaram seus custos cobrando pedágios em pontos selecionados. Frequentemente, a coleta de pedágios era arrendada por um ano ou mais para indivíduos selecionados através de licitações concorrenciais. Foram essas estradas privadas que desenvolveram um mercado interno na Inglaterra e que reduziram enormemente os custos de transporte do carvão e de outros materiais volumosos. E já que era mutuamente benéfico para elas, as companhias de pedágio se interligaram entre si para poder formar uma rede de estradas interconectadas por todo o país — tudo isso resultado da iniciativa privada em ação.
Como na Inglaterra, o mesmo ocorreu nos EUA algum tempo depois. Defrontando-se novamente com estradas praticamente intransitáveis construídas por unidades governamentais locais, companhias privadas construíram e financiaram uma grande rede de estradas pedagiadas por todos os estados do nordeste americano, aproximadamente entre 1800 e 1830. Mais uma vez, a iniciativa privada provou-se superior na construção e manutenção de estradas, em oposição às retrógradas operações do governo. As estradas foram construídas e operadas por corporações privadas, que cobravam pedágios dos usuários. Essas empresas foram amplamente financiadas por mercadores e pelos donos das propriedades adjacentes às estradas, e elas voluntariamente se interligaram, formando uma rede interconectada de estradas. E essas foram as primeiras estradas realmente boas dos EUA.
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Murray N. Rothbard (1926-1995) foi um decano da Escola Austríaca e o fundador do moderno libertarianismo. Também foi o vice-presidente acadêmico do Ludwig von Mises Institute e do Center for Libertarian Studies.
Notas
[1] Em termo jurídico, servidão é um encargo que dá ao possuidor de um terreno o direito de usar ou tirar algum proveito de uma área contígua que pertence a terceiros. Por exemplo, direito de passagem, busca de água, instalação de fios elétricos, etc. [N. do T.]
[2] Ver Jeremiah P. Shalloo, Private Police (Philadelphia: Annals of the American Academy of Political and Social Science, 1933).
[3] Algumas pessoas podem argumentar que essa é uma idéia "elitista", pois apenas os mais ricos poderiam fazer uso constante de seus veículos. Como contra-argumento, basta lembrar que em uma sociedade puramente libertária não existe absolutamente qualquer tipo de imposto. E como a carga tributária média de um país como o Brasil está na casa dos 35%, isso significa que a ausência de todos os impostos deixaria toda a população mais rica, na média (os funcionários públicos, de início, empobreceriam; porém, em uma economia totalmente desregulamentada, eles não teriam dificuldades em encontrar empregos mais produtivos e bem mais importantes, como os de manobrista, frentista, caixa de padaria, coveiro, etc. Não mais viveriam luxuosamente à custa de seus concidadãos). Além disso, a ausência de impostos incidentes sobre mercadorias e transações, bem como a ausência de uma burocracia estatal que eleva o custo dessas transações, faria com que os preços dos bens e serviços caíssem significativamente. Logo, haveria um duplo aumento da riqueza.
Ademais, no caso brasileiro, o pagamento anual de pedágios dificilmente sairia mais caro do que o IPVA pago por dois carros, quantidade hoje normal para uma família de classe média-baixa. E isso sem levar em consideração o benefício da melhor qualidade das ruas e das estradas privadas, bem como a ausência de congestionamentos e a garantia de segurança plena.[N. do T.]



 
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