Ontem eu fui jogar o Master Mode, tentei tentar matar um Lynel que fica numa área chuvosa de várias formas mas morri em todas.
O legal que eu não lembrava direito é o comportamento da IA no jogo.
Ao invés de ficar naquele padrão de ataque do início ao fim, o bicho vai mudando de comportamento conforme a batalha procede.
Em um dos momentos eu estava acabando com ele, atirando só headshot com flecha e montando nele pra matar sem gastar a durabilidade das armas (realmente não gasta). Dei parry em todas as vezes que ele tentou me atacar, usei aquele ataque giratório com o Link algumas vezes só pra tentar humilhar.
Então o que o desgraçado fez?
Deu um pulo lá no alto e chegou batendo no chão pra me matar. Simples assim.
É como se o bicho não estivesse conseguindo fazer nada aí resolveu usar a última cartada pra me matar, e funcionou.
Uma outra vez em um outro dia eu tentei matar o mesmo Lynel e ao invés de fazer isso, ele usou teleporte e me matou com uma rajada de flechas elétricas.
E isso tudo só aconteceu porque vários fatores te forçam a fazer isso.
A durabilidade das armas por exemplo que muita gente reclama, te obriga a usar formas alternativas de matar ou a buscar novas armas.
O clima, outro fator que afeta tudo, pois como na batalha que citei dificulta ficar pulando em pilastras ou usar fogo pra subir com o paraquedas. Além disso as flechadas elétricas dão mais dano no seu personagem porque a água da chuva conduz eletricidade.
O design do local é aberto e impede que você fique se escondendo pra evitar flechadas e determinados ataques do Lynel.
Depois dizem que esse jogo "não tem nenhum diferencial" em relação a outros.
Eu estou pra ver um jogo que é tão sistematizado, com tanta utilização de física, com IA mudando comportamento e com game design dessa forma ao mesmo tempo em outros Open Worlds.
Até agora não achei nenhum.
Agora, só fazendo umas observações.
Também é verdade que a IA precisa de melhorias para o próximo jogo, pois alguns inimigos ficam viajando no meio das batalhas especialmente quando você derruba eles ou fica dando parry.
Eu acho que aqueles Bokgoblins por exemplo precisam ser mais rápidos na transição entre um ataque e outro, tem um intervalo que dá uma janela de tempo muito grande pro jogador atacar. Precisam de aumentar o padrão de ataques, são apenas 3 e eles não metem pressão a não ser quando estão em bandos.
A parte dos duelos em si precisa ser igualmente retocada, tiraram alguns padrões de ataque que existiam nos jogos anteriores, tiraram golpes especiais, rolagem, entre outros detalhes.
Sendo que deveria ser o contrário, eles deveriam adicionar mecânicas como a separação entre ataques fracos e ataques fortes, ter um hitbox diferente para cada parte do corpo (tipo naquela Demo do Deep Down), colocar colisão de armas, parry e defesa com armas grandes, etc.
Vamos ver o que eles estão arrumando para o Breath of the Wild 2, que, pode até não ser essa revolução como o primeiro , mas já tem base suficiente para fazer ele ficar totalmente lapidado.