O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VeículOS ElétricOS

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Americanos estão cagando porque:
1 - combustível ta longe de ser um problema pra eles. (aqui o preço sobe todo mês parece)
2 - maior parte do país tem cultura de carros grandes, com motorzão forte, sendo que corolla e civic é considerado carro de senhora ir pro mercado fazer compras, totalmente o contrario daqui. (aqui corolla e civic são carros de gente rica)
3 - o próprio carro não é um problema pra eles. Tanto valor de um novo, quanto peças de reposição é infinito mais acessível que aqui. (aqui pra comprar um 0 tem que ser rico e peças então...esquece, se bater é 3 meses o carro parado)

Eles tem 3 / 4 carros cada família. Carros específicos para dias / funções específicas.

Eu tenho um amigo lá, véião roots, sempre que pinto lá a gente vai no sítio dele disparar AK-47 e AR-15 como se não houvesse amanhã enquanto bebemos um whiskey do Tennessee - e pinga 51 que ele curte e eu sempre levo.

O maluco tem 3 carros. Um pra domingo, que é o Muscle car, um Dodge Hellcat, um para trabalhar que é uma RAM 2500 se não me falha a memória, e o da esposa que é uma Mercedez daquelas de 2 lugares.

Carro lá é igual roupa.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.353
Reações
47.410
Pontos
1.599
Eles tem 3 / 4 carros cada família. Carros específicos para dias / funções específicas.

Eu tenho um amigo lá, véião roots, sempre que pinto lá a gente vai no sítio dele disparar AK-47 e AR-15 como se não houvesse amanhã enquanto bebemos um whiskey do Tennessee - e pinga 51 que ele curte e eu sempre levo.

O maluco tem 3 carros. Um pra domingo, que é o Muscle car, um Dodge Hellcat, um para trabalhar que é uma RAM 2500 se não me falha a memória, e o da esposa que é uma Mercedez daquelas de 2 lugares.

Carro lá é igual roupa.
Pois é. Eu assisto uns youtubers que reparam carros por la, fico doido de ver os caras pegando peças. Eles simplesmente vão em patios gigantescos com centenas de carros, pegam as peças que querem, acertam com o dono do lugar e ja era. Grande parte disso é exatamente pelo que você disse, carro é um produto acessível, igual roupa, logo carros velhos/quebrados tem aos montes pelo país.

Aqui pra achar um parabrisa de um carro qualquer é um parto, até mesmo em css.

E outra, o pensamento (cultura em si) é diferente por la. Aqui o cabra compra um carro por 100 e bota pra vender por 99 5 anos depois.
Ai o cara manda "ah mas eu vou perder muito dinheiro". c***lho! Que mentalidade imbecil, carro não é um investimento (salvo para aqueles que trabalham com isso). So o cara não quer perder dinheiro, que faça uma aplicação, pqp. kkkkkkkkkkk
Já por la, comprar e vender um carro usado (salvo casos de carros raros) é a mesma coisa que vender qualquer outra bugiganga usada. Mas isso, creio eu, também tenha a ver com a facilidade de acesso ao bem.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Pois é. Eu assisto uns youtubers que reparam carros por la, fico doido de ver os caras pegando peças. Eles simplesmente vão em patios gigantescos com centenas de carros, pegam as peças que querem, acertam com o dono do lugar e ja era. Grande parte disso é exatamente pelo que você disse, carro é um produto acessível, igual roupa, logo carros velhos/quebrados tem aos montes pelo país.

Aqui pra achar um parabrisa de um carro qualquer é um parto, até mesmo em css.

E outra, o pensamento (cultura em si) é diferente por la. Aqui o cabra compra um carro por 100 e bota pra vender por 99 5 anos depois.
Ai o cara manda "ah mas eu vou perder muito dinheiro". c***lho! Que mentalidade imbecil, carro não é um investimento (salvo para aqueles que trabalham com isso). So o cara não quer perder dinheiro, que faça uma aplicação, pqp. kkkkkkkkkkk
Já por la, comprar e vender um carro usado (salvo casos de carros raros) é a mesma coisa que vender qualquer outra bugiganga usada. Mas isso, creio eu, também tenha a ver com a facilidade de acesso ao bem.

É muito barato lá. E não só o preço, o custo de manter o carro é muito barato.

Você vê realmente “muita” gente andando de elétricos por lá hoje em dia. Mas “muita” porque o parâmetro são meus olhos de hue…porque em relação ao tamanho da frota é muito pequeno.

É lógico porque lá…é barato. Mas como era tem 3 carros por família, e o veículo é barato o cidadão pode ter um elétrico pra ir trabalhar…30 milhas por dia…somando ida e volta…suave. E não porque ele quer “economizar” ou salvar o planeta, mas por pura curiosidade mesmo. Compram carros lá igual a gente compra action figures aqui.

Mas quem viaja lá - e lá é grande pra caralha, e o Americano realmente curte pegar estrada - jamais vai ter apenas um veículo elétrico. Simplesmente porque ou ele não chega no destino, ou uma viagem de 8 horas vai levar 2 dias.

Agora coloca isso na maioria da realidade hue que é apenas um carro por família: tu vai pagar 150k num carro que se você precisar ir de Sampa até Joinville numa urgência, para chegar ainda hoje, você tem receio de que ele te deixe na mão? Ou que só chegue amanhã?
 


Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.287
Reações
50.001
Pontos
1.504
Começaram a surgir uns aqui no meu prédio e agora querem que o condomínio faça estrutura elétrica para eles... Detalhe : Para colocar na conta coletiva do prédio.
Nem preciso falar que foi negado pela grande maioria da galera mas o mais engraçado é um cara que ficou reclamando esses dias sobre isso... O cara comprou o carro ANTES DE VER SE TINHA ESTRUTURA PARA CARREGAR O CARRO, pensa num vendedor feliz da BYD que bateu a meta do mês porque um emocionado foi no shopping passear pra tomar um sorvete e foi convencido a pegar um elétrico.

Resultado : O cara fica indo em um shopping aqui perto pra carregar.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Começaram a surgir uns aqui no meu prédio e agora querem que o condomínio faça estrutura elétrica para eles... Detalhe : Para colocar na conta coletiva do prédio.
Nem preciso falar que foi negado pela grande maioria da galera mas o mais engraçado é um cara que ficou reclamando esses dias sobre isso... O cara comprou o carro ANTES DE VER SE TINHA ESTRUTURA PARA CARREGAR O CARRO, pensa num vendedor feliz da BYD que bateu a meta do mês porque um emocionado foi no shopping passear pra tomar um sorvete e foi convencido a pegar um elétrico.

Resultado : O cara fica indo em um shopping aqui perto pra carregar.

Daqui a pouco vira mensalista do shopping :ksafado
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
Começaram a surgir uns aqui no meu prédio e agora querem que o condomínio faça estrutura elétrica para eles... Detalhe : Para colocar na conta coletiva do prédio.
Nem preciso falar que foi negado pela grande maioria da galera mas o mais engraçado é um cara que ficou reclamando esses dias sobre isso... O cara comprou o carro ANTES DE VER SE TINHA ESTRUTURA PARA CARREGAR O CARRO, pensa num vendedor feliz da BYD que bateu a meta do mês porque um emocionado foi no shopping passear pra tomar um sorvete e foi convencido a pegar um elétrico.

Resultado : O cara fica indo em um shopping aqui perto pra carregar.
Aqui no RJ faz um tempo já que os novos empreendimentos já vêm com essa ideia de construir com pontos de carga para carros elétricos. Claro, todo mundo paga.

Aí depois o condomínio custa 2 conto e nego chora e fica inadimplente.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Começaram a surgir uns aqui no meu prédio e agora querem que o condomínio faça estrutura elétrica para eles... Detalhe : Para colocar na conta coletiva do prédio.
Nem preciso falar que foi negado pela grande maioria da galera mas o mais engraçado é um cara que ficou reclamando esses dias sobre isso... O cara comprou o carro ANTES DE VER SE TINHA ESTRUTURA PARA CARREGAR O CARRO, pensa num vendedor feliz da BYD que bateu a meta do mês porque um emocionado foi no shopping passear pra tomar um sorvete e foi convencido a pegar um elétrico.

Resultado : O cara fica indo em um shopping aqui perto pra carregar.

O carinha lá do Opinião sincera tem alguns vídeos sobre, na boa, é um custo considerável adaptar o prédio.



Aqui no RJ faz um tempo já que os novos empreendimentos já vêm com essa ideia de construir com pontos de carga para carros elétricos. Claro, todo mundo paga.

Aí depois o condomínio custa 2 conto e nego chora e fica inadimplente.

Eu não veria problema em ter alguns carregadores em novos projetos, desde que o condômino pague pela carga. Ou que o projeto do prédio inclua a possibilidade do condômino instalar um carregador (mesmo dos mais fraquinhos) em sua vaga.

Agora botar na conta de todo mundo é uma bela dor de cabeça. Já soube de prédio que tinha gente que cozinhava para o próprio restaurante lá porque o gás era coletivo.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.287
Reações
50.001
Pontos
1.504
Aqui no RJ faz um tempo já que os novos empreendimentos já vêm com essa ideia de construir com pontos de carga para carros elétricos. Claro, todo mundo paga.

Aí depois o condomínio custa 2 conto e nego chora e fica inadimplente.

Acho justo construir os pontos, mas aí instala uma carga com máquina de cartão e toda vez que o cara abastecer ele paga do bolso dele.
No caso de prédios que não tem vagas elétricas quem quiser colocar que banque a estrutura também e que pague a recarga por conta própria mesmo.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
O carinha lá do Opinião sincera tem alguns vídeos sobre, na boa, é um custo considerável adaptar o prédio.





Eu não veria problema em ter alguns carregadores em novos projetos, desde que o condômino pague pela carga. Ou que o projeto do prédio inclua a possibilidade do condômino instalar um carregador (mesmo dos mais fraquinhos) em sua vaga.

Agora botar na conta de todo mundo é uma bela dor de cabeça. Já soube de prédio que tinha gente que cozinhava para o próprio restaurante lá porque o gás era coletivo.

Pois é, mas o que tem sido feito é por carregadores para ficar bonito e dizer que tem, sem nem saber qual é a demanda. A coisa precisa ser muito bem estruturada para isso ser feito ligado ao relógio da pessoa.

Eu ouvi um caso desses recentemente. Um chinês fez uma lavanderia em seu apartamento estuprando o consumo da água, que era coletivo.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Pois é, mas o que tem sido feito é por carregadores para ficar bonito e dizer que tem, sem nem saber qual é a demanda. A coisa precisa ser muito bem estruturada para isso ser feito ligado ao relógio da pessoa.

Eu ouvi um caso desses recentemente. Um chinês fez uma lavanderia em seu apartamento estuprando o consumo da água, que era coletivo.

Por isso que em condomínio residencial não pode ter atividade comercial...se tiver o Síndico tem que proibir, multar ou o que for.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.287
Reações
50.001
Pontos
1.504
Pro carro elétrico sim. Atividade comercial envolve mais do que gastos de energia e água.
Eu continuo sendo a favor, desde que sirva apenas o condomínio.

Aqui no meu tem mercadinho e o comércio é liberado, tem gente que vende picolé, marmita, Açaí, ovo e além de ser muito mais cômodo o preço é muito atrativo.

A treta que deu aqui foi uma mulher que tosa cachorro e começou a trazer gente de fora, mas pra parte apenas interna eu acho excelente, inclusive alguns prédios aqui começaram a colocar a parte social no rooftop e a parte térrea estão começando a fazer centros comerciais, com a segurança atual do país eu acho excelente.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Eu continuo sendo a favor, desde que sirva apenas o condomínio.

Aqui no meu tem mercadinho e o comércio é liberado, tem gente que vende picolé, marmita, Açaí, ovo e além de ser muito mais cômodo o preço é muito atrativo.

A treta que deu aqui foi uma mulher que tosa cachorro e começou a trazer gente de fora, mas pra parte apenas interna eu acho excelente, inclusive alguns prédios aqui começaram a colocar a parte social no rooftop e a parte térrea estão começando a fazer centros comerciais, com a segurança atual do país eu acho excelente.

Ah sim, mas ai é outro tipo de condomínio né, onde a atividade pode ser mista em determinara área...
O que eu to falando são condomínios exclusivamente de residência, e a pessoa morar e atender clientes de fora por exemplo (como uma massagista, cabelereira e etc)...

Se o condomínio tem uma área destinada pra isso, com certeza é positivo.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.287
Reações
50.001
Pontos
1.504
Ah sim, mas ai é outro tipo de condomínio né, onde a atividade pode ser mista em determinara área...
O que eu to falando são condomínios exclusivamente de residência, e a pessoa morar e atender clientes de fora por exemplo (como uma massagista, cabelereira e etc)...

Se o condomínio tem uma área destinada pra isso, com certeza é positivo.
Onde eu moro atualmente não tem, a galera vende pelo grupo e entrega nos APs, então são apartamentos normais que as pessoas oferecem produtos e serviços.

Mas estamos saindo totalmente do assunto do tópico.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Aqui na minha cidade os elétricos e híbridos chineses estão DOMINANDO.

Toda hora vc vê GWM e BYD novos rodando por aqui, pessoal pulou dentro com força. Tem até uber com BYD mas acho que é algum tipo de promoção.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
O que é pior? Um elétrico ou esses motores 3 cilindros descartáveis, com destaque aos da GM com correia banhada a óleo?
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.090
Reações
106.364
Pontos
1.824
O que é pior? Um elétrico ou esses motores 3 cilindros descartáveis, com destaque aos da GM com correia banhada a óleo?




Acho que a questão dos 3 cilindros está mais pela falta de mão de obra qualificada, agravada pela pauta ambiental, que deixaram esses motores sem margem pra retifica ou coisa do tipo.
Vi um vídeo de um profissional falando sobre a questão da correia banhada a óleo, (Herbert da Academia de Motores), que não é também esse bicho todo que falam, mas pessoalmente, não compraria esses carros com correia dentada.

Sobre os elétricos, o problema continua o mesmo, bateria mais cara que o próprio carro, além da falta de autonomia, na real o problema é a Bateria.


 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
Acho que a questão dos 3 cilindros está mais pela falta de mão de obra qualificada, agravada pela pauta ambiental, que deixaram esses motores sem margem pra retifica ou coisa do tipo.
Vi um vídeo de um profissional falando sobre a questão da correia banhada a óleo, (Herbert da Academia de Motores), que não é também esse bicho todo que falam, mas pessoalmente, não compraria esses carros com correia dentada.

Sobre os elétricos, o problema continua o mesmo, bateria mais cara que o próprio carro, além da falta de autonomia, na real o problema é a Bateria.
Sem dúvida, e isso pode ter certeza que cedo ou tarde será resolvido.

Eu tenho MUITA vontade de ter uma Montana , pois minha família é pequena mas eu carrego muita tralha. Faço churrasco com lenha, se eu passo num lugar com lenha barata já quero levar, botar as bikes sem precisar brincar de "Tetris" no porta-malas, enfim. Caçamba é vida! Só quem já teve uma pra explicar.

Mas já vi relatos que mesmo com todas as revisões na concessionária teve gente que se deu mal, assim como o 1.3 da Fiat que tá dando até treta no Ministério Público de tanto B.O. que tá rolando. A conclusão que tenho é que é loteria.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.090
Reações
106.364
Pontos
1.824
Sem dúvida, e isso pode ter certeza que cedo ou tarde será resolvido.

Eu tenho MUITA vontade de ter uma Montana , pois minha família é pequena mas eu carrego muita tralha. Faço churrasco com lenha, se eu passo num lugar com lenha barata já quero levar, botar as bikes sem precisar brincar de "Tetris" no porta-malas, enfim. Caçamba é vida! Só quem já teve uma pra explicar.

Mas já vi relatos que mesmo com todas as revisões na concessionária teve gente que se deu mal, assim como o 1.3 da Fiat que tá dando até treta no Ministério Público de tanto B.O. que tá rolando. A conclusão que tenho é que é loteria.



Assim como essas motos 150/160 (12/14cv) que hoje, só fazem sentindo pra quem trabalha de aplicativo ou quer fugir mesmo do transporte público e não tem muitos recursos, sedans, esses "SUVs mamãe eu quero ser um carro grande", pelo menos na minha visão, também perderam o sentido de existirem.
Nada como um carro cabine dupla (se possível), com uma bela caçamba, é uma baita vantagem.
Além do dono se quiser, ainda pode ganhar uma graninha fazendo fretes pequenos e aquela questão, de não precisar mais pagar ninguém pra levar algo de um lugar pro outro.
Existem aqueles reboques que colocam na traseira do carro, mas acho que aquilo, deve exigir do veículo, já que é um peso extra, em algo que não foi projetado pra aquilo, além de toda burocracia pra não ter dor de cabeça com o lixo do DETRAN.

O problema tá nessa questão desses novos motores.


 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
Assim como essas motos 150/160 (12/14cv) que hoje, só fazem sentindo pra quem trabalha de aplicativo ou quer fugir mesmo do transporte público e não tem muitos recursos, sedans, esses "SUVs mamãe eu quero ser um carro grande", pelo menos na minha visão, também perderam o sentido de existirem.
Nada como um carro cabine dupla (se possível), com uma bela caçamba, é uma baita vantagem.
Além do dono se quiser, ainda pode ganhar uma graninha fazendo fretes pequenos e aquela questão, de não precisar mais pagar ninguém pra levar algo de um lugar pro outro.
Existem aqueles reboques que colocam na traseira do carro, mas acho que aquilo, deve exigir do veículo, já que é um peso extra, em algo que não foi projetado pra aquilo, além de toda burocracia pra não ter dor de cabeça com o lixo do DETRAN.

O problema tá nessa questão desses novos motores.
Montana por exemplo NÂO aceita reboque, pois não guenta puxar. Nem motor, nem o eixo dão conta.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Aqui no RJ faz um tempo já que os novos empreendimentos já vêm com essa ideia de construir com pontos de carga para carros elétricos. Claro, todo mundo paga.

Aí depois o condomínio custa 2 conto e nego chora e fica inadimplente.
carai custa esses totens virem com sei la.. maquininha de pagar na hora o uso e a grana cair na conta bancaria do CNPJ do predio pra adm/sindico cuidarem de toda administração?

foda como isso nao é pensado e vira conta do condominio
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
carai custa esses totens virem com sei la.. maquininha de pagar na hora o uso e a grana cair na conta bancaria do CNPJ do predio pra adm/sindico cuidarem de toda administração?

foda como isso nao é pensado e vira conta do condominio
Nego quer é vender e usar esse tipo de coisa como chamariz. Quando nego se der conta, vai ficar chateado de estar pagando a viagem dos outros.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.570
Pontos
1.439
Nego quer é vender e usar esse tipo de coisa como chamariz. Quando nego se der conta, vai ficar chateado de estar pagando a viagem dos outros.
Bem dessa.

Gente q quer morar em prédio tem q estar ciente q tem coisa q se a assembleia decidir ele vai ter q engolir e pronto.

Quer fazer do seu jeito, compra uma casa
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.622
Reações
33.122
Pontos
1.048
O carinha lá do Opinião sincera tem alguns vídeos sobre, na boa, é um custo considerável adaptar o prédio.





Eu não veria problema em ter alguns carregadores em novos projetos, desde que o condômino pague pela carga. Ou que o projeto do prédio inclua a possibilidade do condômino instalar um carregador (mesmo dos mais fraquinhos) em sua vaga.

Agora botar na conta de todo mundo é uma bela dor de cabeça. Já soube de prédio que tinha gente que cozinhava para o próprio restaurante lá porque o gás era coletivo.


Pois é, mas o que tem sido feito é por carregadores para ficar bonito e dizer que tem, sem nem saber qual é a demanda. A coisa precisa ser muito bem estruturada para isso ser feito ligado ao relógio da pessoa.

Eu ouvi um caso desses recentemente. Um chinês fez uma lavanderia em seu apartamento estuprando o consumo da água, que era coletivo.

Por isso que em condomínio residencial não pode ter atividade comercial...se tiver o Síndico tem que proibir, multar ou o que for.
Por isso hoje eu moro em casa. Tô prevendo que num futuro bem próximo vai ter muita bucha de condomínio que vai estourar por aí.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
Tecnologia nova de baterias ....
Tá evoluindo, ao contrário dos motores a combustão que chegaram no limite.

Mas hoje, na minha humilde opinião, a melhor tecnologia é a do "E-Power" da Nissan, onde um pequeno motor a combustão funciona como gerador de energia para uma também pequena bateria que alimenta o motor elétrico.

Pena que aqui só ficou na promessa, desde 2018.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Tá evoluindo, ao contrário dos motores a combustão que chegaram no limite.

Mas hoje, na minha humilde opinião, a melhor tecnologia é a do "E-Power" da Nissan, onde um pequeno motor a combustão funciona como gerador de energia para uma também pequena bateria que alimenta o motor elétrico.

Pena que aqui só ficou na promessa, desde 2018.

Eu não acho que os motores a combustão chegaram no limite, mas que está ficando cada vez mais caro inovar nessa área.

Um exemplo é os motores da mazda, mais especificamente o skyactiv x, que consegue ser bem mais econômico e ter mais torque fazendo o motor a gasolina se comportar quase como um diesel. Tem um outro projeto que é uma mistura do skyactiv x com um motor 2 tempos. O danado é que reinventar a roda custa caro e não vejo muitos fabricantes interessados nisso, as melhorias menos custosas já foram feitas. Já no lado dos elétricos a tecnologia está no começo, mais fácil de inovar.



 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.538
Reações
18.521
Pontos
1.464
@Alberon segundo uber BYD por aqui
Ele me falou q lá na Desembargador Moreira tem uma estação de recarga (perto do meu trabalho por sinal), 80 pila , mas q ele adaptou a energia lá da casa dele (o sogro é eletricista e fez pra ele)
Só fez elogios ao menino Dolphin, exceto à autonomia, q de fato não dá nem p ir em Canoa Quebrada (200km) e voltar (eu particularmente acho q não teria coragem de subir a serra num Dolphin)
 
Topo Fundo