O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


JESUS CRISTO EXISTIU? - Ótimo debate com Mario Sergio Cortella

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Mas muito disse vem da própria religião ensinando. A religião, por exemplo, do Oriente Médio.


Ah, e só para deixar claro, não estou destilando ódio contra a religião e nem nada. Respeito é obrigatório.


Então tortinhas... Que bom poder debater isso com você, alguém que respeito muito no fórum (e ainda consegue me bater no meu jogo de esportes favorito :kflame )

É muito comum ver pessoas afirmando que um dos grandes malefícios da humanidade é a religião. Na minha opinião, essa é uma visão inocente e absurdamente condescendente de nós como espécie. Fazendo uma analogia, é tão certo dizer que religião é um problema como dizer que jogos violentos geram pessoas violentas.

Ao longo de nossa história, é fácil demais perceber que indivíduos ou grupos de pessoas usaram qualquer ferramente para manipular seus semelhantes ou dominá-los. Religião é apenas mais uma delas. A maior Guerra de nossa história, a segunda guerra, não teve absolutamente nada a ver com religião (apesar da perseguição feita aos Judeus). Os próprios nazistas usaram Nietzsche para estabelecer a filosofia da superioridade ariana. E até onde sabemos, esse nunca foi o objetivo de Nietszche.

Então, o grande passo que todos devem dar é assumir que o problema de nossa espécie não são elementos exteriores a ela e sim nossa própria natureza destrutiva. Infelizmente, muitos ainda estão afogados em preconceitos, intolerância e egocentrismo para perceber isso.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.894
Reações
230.233
Pontos
2.529
Então tortinhas... Que bom poder debater isso com você, alguém que respeito muito no fórum (e ainda consegue me bater no meu jogo de esportes favorito :kflame )

É muito comum ver pessoas afirmando que um dos grandes malefícios da humanidade é a religião. Na minha opinião, essa é uma visão inocente e absurdamente condescendente de nós como espécie. Fazendo uma analogia, é tão certo dizer que religião é um problema como dizer que jogos violentos geram pessoas violentas.

Ao longo de nossa história, é fácil demais perceber que indivíduos ou grupos de pessoas usaram qualquer ferramente para manipular seus semelhantes ou dominá-los. Religião é apenas mais uma delas. A maior Guerra de nossa história, a segunda guerra, não teve absolutamente nada a ver com religião (apesar da perseguição feita aos Judeus). Os próprios nazistas usaram Nietzsche para estabelecer a filosofia da superioridade ariana. E até onde sabemos, esse nunca foi o objetivo de Nietszche.

Então, o grande passo que todos devem dar é assumir que o problema de nossa espécie não são elementos exteriores a ela e sim nossa própria natureza destrutiva. Infelizmente, muitos ainda estão afogados em preconceitos, intolerância e egocentrismo para perceber isso.



É verdade, eu também vejo a religião sendo usada bastante para alguém dominar um grupo. Infelizmente isso acontece muito.

E meu caro Doom, se nós somos criação de Deus, sangue do sangue, então por que temos a natureza destrutiva?


Aliás, você acredita em Deus como um cara normal ou como o cara que andou sobre a água e tudo mais? Com poderes e tudo mais.


Se antigamente isso era possível, por que hoje em dia, por exemplo, se eu disser que vi uma cara soltando kamehameha, eu sou maluco? E se a bíblia disser que Jesus fez primeiro, todo mundo acredita?



Não é sarcasmo não, são perguntas sérias. Curiosidade mesmo.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.608
Reações
14.377
Pontos
1.053
Acho um grande erro tratar cristo como fosse um deus, para mim tira toda a grandeza histórica dele e transforma apenas em mais um deus entre milhões.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
E meu caro Doom, se nós somos criação de Deus, sangue do sangue, então por que temos a natureza destrutiva?


Sei que a pergunta não foi pra mim, peço desculpas por me intrometer. Mas quero responder essa parte.

Nós além de sermos livres, há no mundo a capacidade de errar, podemos pender pro mal moral.

Essas dúvidas que vocês têm, quase sempre seguem o mesmo padrão. Praticamente todas já foram respondidas. Essa daí é respondida por Santo Agostinho no livro O Livre Arbitrio. O livro Cidade de Deus, também possui informações interessantes.

Eu diria que a natureza do ser humano é boa, mas nós, insistimos em nos privar das coisas boas e pendemos para as más. Inclinação para os vicios, podendo a qualquer momento atender a nossa natureza boa ou continuar nos privando dela.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.894
Reações
230.233
Pontos
2.529
Sei que a pergunta não foi pra mim, peço desculpas por me intrometer. Mas quero responder essa parte.

Nós além de sermos livres, há no mundo a capacidade de errar, podemos pender pro mal moral.

Essas dúvidas que vocês têm, quase sempre seguem o mesmo padrão. Praticamente todas já foram respondidas. Essa daí é respondida por Santo Agostinho no livro O Livre Arbitrio. O livro Cidade de Deus, também possui informações interessantes.

Eu diria que a natureza do ser humano é boa, mas nós, insistimos em nos privar das coisas boas e pendemos para as más. Inclinação para os vicios, podendo a qualquer atender a nossa natureza boa ou continuar nos privando dela.



Claro que é livre para responder.

Aliás, boa resposta.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
É verdade, eu também vejo a religião sendo usada bastante para alguém dominar um grupo. Infelizmente isso acontece muito.

E meu caro Doom, se nós somos criação de Deus, sangue do sangue, então por que temos a natureza destrutiva?


Aliás, você acredita em Deus como um cara normal ou como o cara que andou sobre a água e tudo mais? Com poderes e tudo mais.


Se antigamente isso era possível, por que hoje em dia, por exemplo, se eu disser que vi uma cara soltando kamehameha, eu sou maluco? E se a bíblia disser que Jesus fez primeiro, todo mundo acredita?



Não é sarcasmo não, são perguntas sérias. Curiosidade mesmo.



O pecado original nos contaminou. Isso nos afastou de Deus. Afastados do amor do criador, nos tornamos destrutivos. Trevas é ausência de luz e mal é ausência de bem. Ou como diria Raul Seixas: O ódio não existe, é a ausência de amor. Logo, penso que esse afastamento e essa ausência cria o vazio interior que nos torna destrutivos.

Uma parte interessante da bíblia:

De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Tiago 4:1-3

Eu fui criado para acreditar eu Deus e nos seus milagres. E ficando mais velho, não acreditava muito nos "milagres" que muitas pessoas contavam. Só para entender, fui criado na igreja católica e depois abandonei ela na adolescência por diversos motivos. Nesse intervalo de tempo minha mãe se tornou evangélica e vivia anunciando o evangelho para mim (afinal de contas, frequentava a igreja católica por conveniência e costume). Posso dizer que não dava muito ouvido ao que ela dizia (e até mesmo entravamos em conflito).

Eu não aceitava muito a doutrina cristã (parecia um retrocesso na vida moderna) e também não acreditava muito em curas milagrosas e outras coisas. . Contudo, eu não compreendia de verdade o que era Deus e nem mesmo Jesus Cristo. Resumindo: Eu era um ignorante espiritual que vivia pela conveniência.

Acreditava em Deus, mas só aceitava como certo os meus parâmetros morais. Amadurecendo, questionei minha identidade religiosa e busquei uma compreensão maior do mundo. Nesse momento passei por uma situação de desilusão amorosa, problemas familiares e muita tristeza. Logo, como é de praxe para muitos, busquei conforto na espiritualidade. Foi assim que tive minha epifania. Percebi e compreendi que existia na doutrina cristã uma mensagem, um significado e um objetivo muito diferente do que eu pensava existir.

Como Saulo, caíram as escamas de meus olhos e vi que existe sim um mundo espiritual e situações milagrosas acontecendo corriqueiramente bem debaixo dos nossos olhos. Minha própria mãe havia sido curada de forma milagrosa (posso contar como foi se quiser, garanto que não tem nada a ver com as curas da Igreja Mundial ou da Igreja Universal) e eu simplesmente ignorava isso porque era conveniente.

Assim, posso dizer que já testemunhei milagres com meus próprios olhos. Todavia, entendo que para qualquer pessoa um pouquinho cética, escutar um milagre é exatamente como escutar um amigo contando que foi abduzido por alienígenas. Mas posso dizer que a única coisa que torna um cristão verdadeiramente fervoroso e praticante da doutrina cristã é algum tipo de acontecimento íntimo, verdadeiro e sobrenatural, capaz de sustentar a sua própria fé em um ser invisível.

Claro, o dito milagre pode ser visto como coincidência, alucinação, imaginação ou acontecimento natural que em algum momento pode ser explicado pela ciência. Principalmente se esse milagre não acontece com você. Mas é importante lembrar que nossa ciência ainda passa muito longe de ter todas as respostas sobre tudo o que nos cerca. Você pode preencher essa lacuna no conhecimento com fé ou com ceticismo? Sim. Mas até onde vai minha experiência pessoal, conhecimento e entendimento, varias situações atestam indubitavelmente a existência de Deus e Jesus Cristo com sua natureza divina. Contudo, essa experiência, conhecimento e entendimento é algo extremamente particular e na maior parte das vezes não servirá como prova para outra pessoa (a menos que seja alguém que conheça de perto minha vida).

Então respondendo sua pergunta: Eu não uso a bíblia para acreditar em Deus. Eu uso Deus para acreditar na bíblia. Muito antes de eu ter um conhecimento minimamente aceitável do livro sagrado Deus e Jesus Cristo já haviam se revelado para mim.
 


tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.894
Reações
230.233
Pontos
2.529
O pecado original nos contaminou. Isso nos afastou de Deus. Afastados do amor do criador, nos tornamos destrutivos. Trevas é ausência de luz e mal é ausência de bem. Ou como diria Raul Seixas: O ódio não existe, é a ausência de amor. Logo, penso que esse afastamento e essa ausência cria o vazio interior que nos torna destrutivos.

Uma parte interessante da bíblia:



Eu fui criado para acreditar eu Deus e nos seus milagres. E ficando mais velho, não acreditava muito nos "milagres" que muitas pessoas contavam. Só para entender, fui criado na igreja católica e depois abandonei ela na adolescência por diversos motivos. Nesse intervalo de tempo minha mãe se tornou evangélica e vivia anunciando o evangelho para mim (afinal de contas, frequentava a igreja católica por conveniência e costume). Posso dizer que não dava muito ouvido ao que ela dizia (e até mesmo entravamos em conflito).

Eu não aceitava muito a doutrina cristã (parecia um retrocesso na vida moderna) e também não acreditava muito em curas milagrosas e outras coisas. . Contudo, eu não compreendia de verdade o que era Deus e nem mesmo Jesus Cristo. Resumindo: Eu era um ignorante espiritual que vivia pela conveniência.

Acreditava em Deus, mas só aceitava como certo os meus parâmetros morais. Amadurecendo, questionei minha identidade religiosa e busquei uma compreensão maior do mundo. Nesse momento passei por uma situação de desilusão amorosa, problemas familiares e muita tristeza. Logo, como é de praxe para muitos, busquei conforto na espiritualidade. Foi assim que tive minha epifania. Percebi e compreendi que existia na doutrina cristã uma mensagem, um significado e um objetivo muito diferente do que eu pensava existir.

Como Saulo, caíram as escamas de meus olhos e vi que existe sim um mundo espiritual e situações milagrosas acontecendo corriqueiramente bem debaixo dos nossos olhos. Minha própria mãe havia sido curada de forma milagrosa (posso contar como foi se quiser, garanto que não tem nada a ver com as curas da Igreja Mundial ou da Igreja Universal) e eu simplesmente ignorava isso porque era conveniente.

Assim, posso dizer que já testemunhei milagres com meus próprios olhos. Todavia, entendo que para qualquer pessoa um pouquinho cética, escutar um milagre é exatamente como escutar um amigo contando que foi abduzido por alienígenas. Mas posso dizer que a única coisa que torna um cristão verdadeiramente fervoroso e praticante da doutrina cristã é algum tipo de acontecimento íntimo, verdadeiro e sobrenatural, capaz de sustentar a sua própria fé em um ser invisível.

Claro, o dito milagre pode ser visto como coincidência, alucinação, imaginação ou acontecimento natural que em algum momento pode ser explicado pela ciência. Principalmente se esse milagre não acontece com você. Mas é importante lembrar que nossa ciência ainda passa muito longe de ter todas as respostas sobre tudo o que nos cerca. Você pode preencher essa lacuna no conhecimento com fé ou com ceticismo? Sim. Mas até onde vai minha experiência pessoal, conhecimento e entendimento, varias situações atestam indubitavelmente a existência de Deus e Jesus Cristo com sua natureza divina. Contudo, essa experiência, conhecimento e entendimento é algo extremamente particular e na maior parte das vezes não servirá como prova para outra pessoa (a menos que seja alguém que conheça de perto minha vida).

Então respondendo sua pergunta: Eu não uso a bíblia para acreditar em Deus. Eu uso Deus para acreditar na bíblia. Muito antes de eu ter um conhecimento minimamente aceitável do livro sagrado Deus e Jesus Cristo já haviam se revelado para mim.



Doom, por que Deus te ajudou e não ajuda a alguns?
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Sei que a pergunta não foi pra mim, peço desculpas por me intrometer. Mas quero responder essa parte.

Nós além de sermos livres, há no mundo a capacidade de errar, podemos pender pro mal moral.

Essas dúvidas que vocês têm, quase sempre seguem o mesmo padrão. Praticamente todas já foram respondidas. Essa daí é respondida por Santo Agostinho no livro O Livre Arbitrio. O livro Cidade de Deus, também possui informações interessantes.

Eu diria que a natureza do ser humano é boa, mas nós, insistimos em nos privar das coisas boas e pendemos para as más. Inclinação para os vicios, podendo a qualquer momento atender a nossa natureza boa ou continuar nos privando dela.


Eu também pensava que tínhamos uma natureza boa, mas estudando a bíblia vi que é o contrário. Sem a Graça de Jesus Cristo estamos sob a vontade da carne. E a vontade da carne é:


"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." [Romanos 3:23].
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." [Romanos 5:12].

"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam." [Isaías 64:6].

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).

Mc 7.21 - Porque do interior do coração
dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
Mc 7.22 - Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a
soberba, a loucura.
Mc 7.23 - Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem

Gl 5.19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza,
lascívia, Gl 5.20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,
heresias, Gl 5.21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes
a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais

coisas não herdarão o reino de Deus.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Doom, por que Deus te ajudou e não ajuda a alguns?


Mas como eu posso saber se Deus não ajudou a alguém? Todos estão sujeitos a sofrimento, dor e morte. O Fato de eu ser cristão não me dá uma certeza de vida sem sofrimento, por exemplo. Alias, o comum é você sofrer ainda mais por ter que viver em um mundo dominado pela maldade. Eu seria um tolo se te dissesse que tenho todas as respostas, pois como julgar, avaliar e entender a vida e o sofrimento de cada um nesse mundo? O grande problema é que este mundo, de acordo com minha fé na bíblia, já está entregue ao maligno.

Salomão refletiu sobre isso:

Eclesiastes 9

ouvir
compartilhar
1 Refleti nisso tudo e cheguei à conclusão de que os justos e os sábios, e aquilo que eles fazem, estão nas mãos de Deus. O que os espera, se amor ou ódio, ninguém sabe.
2 Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los.
3 Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: O destino de todos é o mesmo. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos.
4 Quem está entre os vivos tem esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto!
5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles.
6 Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.
7 Portanto, vá, coma com prazer a sua comida, e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.
8 Esteja sempre vestido com roupas de festa, e unja sempre a sua cabeça com óleo.
9 Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol.
10 O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.
11 Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.
12 Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora: Assim como os peixes são apanhados numa rede fatal e os pássaros são pegos num laço, também os homens são enredados pelos tempos de desgraça que caem inesperadamente sobre eles.
13 Também vi debaixo do sol este exemplo de sabedoria que muito me impressionou.
14 Havia uma pequena cidade, de poucos habitantes. Um rei poderoso veio contra ela, cercou-a com muitos dispositivos de guerra.
15 Ora, naquela cidade vivia um homem pobre mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou daquele pobre.
16 Por isso pensei: Embora a sabedoria seja melhor do que a força, a sabedoria do pobre é desprezada, e logo já não se dá atenção às suas palavras.
17 As palavras dos sábios devem ser ouvidas com mais atenção do que os gritos de quem domina sobre tolos.
18 A sabedoria é melhor do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muita coisa boa.






O que sei é que a muitos é dada a oportunidade de conhecer e buscar a Deus. E aqueles que buscam e aceitam as boas novas são sim recompensados. Da mesma forma, alguns não tem a oportunidade de buscar, muitas vezes morrendo em dor e sofrimento causado pela natureza destrutiva do ser humano. Outros prosperam e vivem muito bem, materialmente falando, desconhecendo ou rejeitando o evangelho.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.894
Reações
230.233
Pontos
2.529
Mas como eu posso saber se Deus não ajudou a alguém? Todos estão sujeitos a sofrimento, dor e morte. O Fato de eu ser cristão não me dá uma certeza de vida sem sofrimento, por exemplo. Alias, o comum é você sofrer ainda mais por ter que viver em um mundo dominado pela maldade. Eu seria um tolo se te dissesse que tenho todas as respostas, pois como julgar, avaliar e entender a vida e o sofrimento de cada um nesse mundo? O grande problema é que este mundo, de acordo com minha fé na bíblia, já está entregue ao maligno.

Salomão refletiu sobre isso:

Eclesiastes 9


ouvir

compartilhar


1 Refleti nisso tudo e cheguei à conclusão de que os justos e os sábios, e aquilo que eles fazem, estão nas mãos de Deus. O que os espera, se amor ou ódio, ninguém sabe.
2 Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los.
3 Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: O destino de todos é o mesmo. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos.
4 Quem está entre os vivos tem esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto!
5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles.
6 Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.
7 Portanto, vá, coma com prazer a sua comida, e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.
8 Esteja sempre vestido com roupas de festa, e unja sempre a sua cabeça com óleo.
9 Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol.
10 O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.
11 Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.
12 Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora: Assim como os peixes são apanhados numa rede fatal e os pássaros são pegos num laço, também os homens são enredados pelos tempos de desgraça que caem inesperadamente sobre eles.
13 Também vi debaixo do sol este exemplo de sabedoria que muito me impressionou.
14 Havia uma pequena cidade, de poucos habitantes. Um rei poderoso veio contra ela, cercou-a com muitos dispositivos de guerra.
15 Ora, naquela cidade vivia um homem pobre mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou daquele pobre.
16 Por isso pensei: Embora a sabedoria seja melhor do que a força, a sabedoria do pobre é desprezada, e logo já não se dá atenção às suas palavras.
17 As palavras dos sábios devem ser ouvidas com mais atenção do que os gritos de quem domina sobre tolos.

18A sabedoria é melhor do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muita coisa boa.






O que sei é que a muitos é dada a oportunidade de conhecer e buscar a Deus. E aqueles que buscam e aceitam as boas novas são sim recompensados. Da mesma forma, alguns não tem a oportunidade de buscar, muitas vezes morrendo em dor e sofrimento causado pela natureza destrutiva do ser humano. Outros prosperam e vivem muito bem, materialmente falando, desconhecendo ou rejeitando o evangelho.




Ah, sei lá.

Vou te dar um exemplo de quando eu passo na rua e sempre questiono se tem realmente alguém bondoso para ajudar a humanidade.

Toda vez que estou andando na rua e vejo um mendigo deitado, eu sempre penso o que aquele cara fez para ter aquela vida, por que ele tem que sofrer assim. Sempre penso que o mundo não é justo.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Eu também pensava que tínhamos uma natureza boa, mas estudando a bíblia vi que é o contrário. Sem a Graça de Jesus Cristo estamos sob a vontade da carne. E a vontade da carne é:


"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." [Romanos 3:23].
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." [Romanos 5:12].

"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam." [Isaías 64:6].

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).

Mc 7.21 - Porque do interior do coração
dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
Mc 7.22 - Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a
soberba, a loucura.
Mc 7.23 - Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem

Gl 5.19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza,
lascívia, Gl 5.20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,
heresias, Gl 5.21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes
a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais

coisas não herdarão o reino de Deus.

No fundo do nosso espirito, há a graça de Deus. Foi ele quem nos fez.

Essa visão de que a alma do ser humano foi devastada por completo, caindo totalmente na escuridão e só sendo limpa com a graça de Deus.

Mas no fundo, nós ainda temos um pouco da trindade Santa. A graça de Deus nos auxília a resgatá-la. Ele que sempre deu o primeiro passo por nós.

Um vídeo para deixar tudo mais claro.



Se preferir, eu posso comentar as passagens bíblicas.

Vou assistir, mas existe quem defenda isso com unhas e dentes.

É tudo pelo prazer de chamar o cristianismo de mitologia.

Deprimente.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Ah, sei lá.

Vou te dar um exemplo de quando eu passo na rua e sempre questiono se tem realmente alguém bondoso para ajudar a humanidade.

Toda vez que estou andando na rua e vejo um mendigo deitado, eu sempre penso o que aquele cara fez para ter aquela vida, por que ele tem que sofrer assim. Sempre penso que o mundo não é justo.

Então... Nossa visão é limitada demais. Como saber como cada pessoa foi parar na miséria? Difícil mesmo avaliar, pois cada vida é única e cheia de um sem número de detalhes e particularidades. Aqui perto da minha casa um mendigo viveu na rua por escolha própria, pois era viciado em bebida. Mas esse é um caso apenas. Muita miséria é causada pelo nosso próprio sistema econômico e de governo.

Ao olhar para tanta maldade ao nosso redor, fica complicado achar bondade ou mesmo entender porque as pessoas sofrem tanto. E quando você pensa que muitos poderosos vivem e morrem na riqueza e impunes, o sentimento de revolta é ainda maior. Diria que chega ao ponto de ser quase enlouquecedor. Eu encontrei conforto justamente no pensamento de que existirá um julgamento perfeito e correto de cada um de nós. Não pelo parâmetro de justiça muitas vezes errado que muitas sociedades têm, mas sim um parâmetro universal e infalível.

Acho que você já conhece, mas o sermão da montanha é lindo:

o Sermão da Montanha.
Mateus 5:1-11:
E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.



Os ensinamentos de Jesus me encantam e mesmo que fosse ateu, eu consideraria a doutrina dele algo incrivelmente a frente de seu tempo e atual até o dia de hoje.


No fundo do nosso espirito, há a graça de Deus. Foi ele quem nos fez.

Essa visão de que a alma do ser humano foi devastada por completo, caindo totalmente na escuridão e só sendo limpa com a graça de Deus.

Mas no fundo, nós ainda temos um pouco da trindade Santa. A graça de Deus nos auxília a resgatá-la. Ele que sempre deu o primeiro passo por nós.

Um vídeo para deixar tudo mais claro.



Se preferir, eu posso comentar as passagens bíblicas.
.


Depois assisto. Mas se puder citar as passagens bíblicas, também acho bom.

É tudo pelo prazer de chamar o cristianismo de mitologia.

Deprimente.


Vamos considerar que a ciência busca provas da existência de tudo. Sob essa ótica, é correto questionar (o que é muito diferente de achar que não existiu sob hipótese nenhuma). Contudo, hoje em dia é quase unanimidade que Jesus existiu (e o vídeo que postei explica porque). Geoffrey Blainey afirmou no livro "Uma Breve história do cristianismo":

-Nenhum inimigo da fé cristã, no início da Era Cristã, negou a existência de Jesus. “Uma Breve História do Cristianismo, Geoffrey Blainey.

Alias, recomendo a vocês:

uma+breve+3.jpg
 

Guilhermehnog

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
671
Reações
806
Pontos
543
Eu acho que a miséria e a totalidade dos problemas socias do mundo so mostra o quão errados nos somos.
acredito que alguem passa fome porque eu nao compartilho o que eu tenho com o outro .. e é isso que tento melhorar em mim

eu tento observar os problemas e antes de pensar que a culpa é de Deus , eu tento pensar se eu conseguiria fazer algo por aquela situação, e sempre chego a conclusão que a culpa é do egoísmo do homem !
 

Mr. Odyssey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.533
Reações
16.279
Pontos
1.414
Ah, sei lá.

Vou te dar um exemplo de quando eu passo na rua e sempre questiono se tem realmente alguém bondoso para ajudar a humanidade.

Toda vez que estou andando na rua e vejo um mendigo deitado, eu sempre penso o que aquele cara fez para ter aquela vida, por que ele tem que sofrer assim. Sempre penso que o mundo não é justo.



Tópico excelente e Doom parabéns cara pelas suas respostas, hoje em dia é quase impossível dialogar na internet sobre certos assuntos.

Tortinhas sobre o mendigo, cara eu também pensava assim quando via um mendigo na rua, mas eu fui descobrir depois que na maioria dos casos a resposta é muito simples cara, eles gostam, sim por incrível que pareça muitos possuem família, casa e pessoas que os amam. Falo isso pois realizei um trabalho para uma ONG e foi realizada uma pesquisa com mais de 1000 moradores de rua, muitas histórias diferentes mas com elementos que se repetem igual um padrão, dentre eles, vicio em álcool, depressão e acredite se quiser, muitos gostam de viver na rua, tipo um hippie sem ideologia entendeu. São raros os casos que eles estão na m**** total de verdade.
 

Irvin Kevster

Bam-bam-bam
Mensagens
2.823
Reações
3.350
Pontos
293
Eu acho que a miséria e a totalidade dos problemas socias do mundo so mostra o quão errados nos somos.
acredito que alguem passa fome porque eu nao compartilho o que eu tenho com o outro .. e é isso que tento melhorar em mim

eu tento observar os problemas e antes de pensar que a culpa é de Deus , eu tento pensar se eu conseguiria fazer algo por aquela situação, e sempre chego a conclusão que a culpa é do egoísmo do homem !

Culpar Deus é mais fácil.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
O Jesus da Bíblia não, um zé ninguém que foi "promovido" a divindade, sim. Vide Tiradentes.


Não é para pra tanto também, zé ninguém já é forçar, ele fez um trabalho forte foi até governador do local chamado hoje de
Caxemira, ajudou a reformular o Budismo na época e tinha por função unir o poder temporal "Roma" com o sacerdotal "Índia", obviamente que ele falhou e tivemos o episodio do Gólgota, tinha vários nomes Crivatza, Yeshua ben pandira, jJeshua ben pandira, Yeshua ben yossef, Jefersus, Jairo dentre outros nomes...

A história real é doida de demais para cabeças fechadas.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Doom, por que Deus te ajudou e não ajuda a alguns?

Tu tem que ler mais o profeta isaias, e salmos. E Exodo 20.
"Está escrito vois sous deuses"
Nós somos deuses, uma forma menor de Deus na terra.

Tu devia perguntar porque os homens não ajudam outros homens, ou porque eu e você não ajudamos outros homens.

Deus dá força, energia, inteligencia, amor, paz, alegria, poder, virtude, sabedoria, palavras, capacidade de trabalhar, riquezas, alimentos, dá o ar que você respira, dá o vento para levar as chuvas, faz as chuvas cair sobre os maus e os bons, dá luz solar para que as plantas cresçam e toda a natureza viva (sem a luz nada sobrevive) controla a gravidade para que a terra nao seja destruida com outros planetas, faz com que o mar não invada a terra, impede que meteoros explodam a terra de uma vez.

Deus faz tudo isso, mas a terra foi dada AOS HOMENS, quem tem que cuidar dela somos nós. QUando a terra não é cuidada, quando o homem insiste em pecar demais, a terra clama por vingança.
A TERRA É JESUS CRISTO, "Nele andamaos e nele nos movemos, quando muito sangue é derramado sobre ele, ele foi o primeiro a ser criado", "ele é a rocha", quando muito sangue inocente é derramado, ele tem de vingar-se trazendo o júizo de Deus sobre os homens que estupram mulheres, não ajudam o pobre e o necessitado.

Mas Deus e Jesus tem muita paciência e muita tolerancia, pois "ele não tem prazer na morte do impio, antes ele quer que ele se arrependa e viva."

"o salário do pecado é a morte"

Quando Jesus encarnou na forma de um homem foi justamente isso, a rocha que estava imersa nas profundezas de tudo, veio ao mundo ensinar tudo sobre a lei, que os homens estavam pervertendo inclusive mudando o nome de deus, que sinigica
Aba, ou pai.
Ou ainda melhor: ABRAHÂO, pai de multiões, pai de todas as criaturas.

Deus vai puriicar a terra reinar através de Jesus Cristo, mas só poderá fazer isso quando a terra inteira estiver corrompida, e todos que quiseram seguir a mentira (satanas) exterinarem a si mesmo.
Mas mesmo assim ele ainda vai ressuscitar grande parte do universo para que tenham a chance de viver na terra original, sem a ferocidade que ela tem hoje em dia, o leão e a serpente habitram junto, simbolo de Jesus e de Satanas. Eles estaram sendo totalmente controlados por Deus
E mesmo assim o homem vai levantar mais uma guerra contra Deus pois satanas vai ser solto, monstrando que os homens seguem a Satanas porque querem, porque são filhos dele, são a raça dele e não a raça de Deus.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Não é para pra tanto também, zé ninguém já é forçar, ele fez um trabalho forte foi até governador do local chamado hoje de
Caxemira, ajudou a reformular o Budismo na época e tinha por função unir o poder temporal "Roma" com o sacerdotal "Índia", obviamente que ele falhou e tivemos o episodio do Gólgota, tinha vários nomes Crivatza, Yeshua ben pandira, jJeshua ben pandira, Yeshua ben yossef, Jefersus, Jairo dentre outros nomes...

A história real é doida de demais para cabeças fechadas.

Pior que satanas é tão maligno que até a história de buda perverteram.
Colocaram o nome dele de Sidarta Gautama, justo as duas letras Sodoma e Gomorra.
Culutando a si próprio.
Todas religiões foram mexidas e as que mais ligavam-se a Deus de uma forma simploria se perderam.

Enfim, por isso teremos muitas surpresas no céu, muita gente será salvo justificado por obras pois era ignorante da palavra de Deus. Por isso Jesus tem de fazer a primeira ressureição....para que a ignorancia e hipocresia que foi produzida pelos sacerdotes, pastores, judeus, profetas, e autoridades espriituais e naturais chegue ao fim.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Cumprir o Sermão da Montanha é ir automaticamente para o céus.
Ou seja viver a vida eterna aqui na terra, que é justamente o que Jesus propos, curiosamente nietzche entendeu isso tambem.


o Sermão da Montanha está em mateus 5,6,7. E é bem duro, ele explica boa parte da lei e mostra que é impossivel ao homem se salvar, por isso ele cumpre essa justiça na cruz. Melhor passagem ainda está mais pra frente.

Mateus 5:1-11:
"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa."

Bem aventurados significa:
Feliz, quão abençoados (felicidade é uma benção também)
Pobres de espirito é aquele que tem um espirito humilde, sempre disposto a aprender com os outros e com Deus.
Os que choram pelos seus pecados, pelas suas falhas e pela falta de amor no mundo.
Os que são mansos, não querem machucar ninguém.
Os que tem necessidade de que haja justiça: que os pobres tenham comida, água, que não haja violencia, morte corrrupição.
Os que tem misericordia, não punem quem merece ser punido.
Os que tem o coração limpo de pecado e maldade, nao desejam nada de ruim pros outro.
Os que promovem a paz, mesmo que para promover a paz tenham de confrontrar as obras das trevas e serem punidos por isso....
Os que sofrem todo tipo de mentira, e sofrimento para levar a palavra de Deus.
Os chegam a derramar seu sangue para que o mundo saiba que Jesus ama todo universo.

Gosto muitos dessas passagem:
Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.

Marcos 12:28-34

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?
E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.
Mateus 19:16-30

E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.
E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.
E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.
Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.

Marcos 10:18-31
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Pior que satanas é tão maligno que até a história de buda perverteram.
Colocaram o nome dele de Sidarta Gautama, justo as duas letras Sodoma e Gomorra.
Culutando a si próprio.
Todas religiões foram mexidas e as que mais ligavam-se a Deus de uma forma simploria se perderam.

Enfim, por isso teremos muitas surpresas no céu, muita gente será salvo justificado por obras pois era ignorante da palavra de Deus. Por isso Jesus tem de fazer a primeira ressureição....para que a ignorancia e hipocresia que foi produzida pelos sacerdotes, pastores, judeus, profetas, e autoridades espriituais e naturais chegue ao fim.


O Satanas que as doutrinas ensinam vem como um forma de alimentar o egoismo do ser humano, na não aceitação do erro como algo que existe nele, o homem egoísta culpa outra coisa a fim de se isentar do mal, vivendo de arrependimento, quando, deveria compreender o porque errou e assim sublimar os erros em si para evoluir.

Na verdade são 33 budas o Gautana foi um deles e não o único.

O Deus das doutrinas é interessante, tem surpresas, mistérios e afins.
 

Mr. Odyssey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.533
Reações
16.279
Pontos
1.414
Não é para pra tanto também, zé ninguém já é forçar, ele fez um trabalho forte foi até governador do local chamado hoje de
Caxemira, ajudou a reformular o Budismo na época e tinha por função unir o poder temporal "Roma" com o sacerdotal "Índia", obviamente que ele falhou e tivemos o episodio do Gólgota, tinha vários nomes Crivatza, Yeshua ben pandira, jJeshua ben pandira, Yeshua ben yossef, Jefersus, Jairo dentre outros nomes...

A história real é doida de demais para cabeças fechadas.


Só por curiosidade o seu post me lembrou o EXCELENTE filme The man from Earth, já assistiu?
Fui ler as paradas que você passou os nomes, é aquela história que diz que Jesus foi o 5º Buda e eram 3 pessoas algo assim né? Pode ria explicar melhor por favor.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.608
Reações
14.377
Pontos
1.053
Putz, não basta evangelizar nos tópicos, agora está vendo demônios em tudo... E reclamam do jag e seus tópicos de conspiração... Relaxa cara, ou vai acabar sendo banido.

Acho que vou Baixar os Vídeos do Joseph Cambell primeiro para assistir tudo de uma vez.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.895
Pontos
1.484
Sir Doom, a lógica do velho testamento não faz sentido. Na verdade, a de Jesus faz todo o sentido, é completamente racional, e universal, dirigada para todos.

Mas a do velho testado só se importa com os Judeus, e mesmo assim, apresenta um monte de incoerências internas, que deixam evidente, que tudo não pode de forma alguma ser obra de um ser de inteligência perfeita, mas sim foi inventado por interesses humanos.


Ele criou um ser livre para escolher entre o certo e o errado, desde que esse ser lidasse com a consequência dos seus atos. A humanidade perdeu-se por um, e foi salva também por um.
para quem acredita que realmente existiu um adão e eva; mas tirando o fato de que esse conto é totalmente mítico; ele ainda apresenta incoerências internas; como o fato de Deus colocar um "fruto do conhecimento" bem no meio do paraíso, mas proibir que o homem o coma. Então para que exatamente, o fruto existe? E se ele é onisciente, já sabia o que iria acontecer ao fazer isso, a ainda assim condena o ser humano por essa "decisão"; e ainda, condenar todos os descendentes deles, que sequer ainda existem pelo mesmo "crime".

Isso parece justo? Imagine se nosso sistema jurídico adotasse a mesma lógica, uma pessoa comete um crime, e você condena automaticamente todos os descendentes deles por milhares de anos seguidos, até que um dia resolve voltar atrás, e diz "Tá tudo bem agora", perdôo vocês. ??????

O máximo que se pode fazer em relação ao mito de adão e eva, seria coloca-lo de forma simbólica, a tal "fruta do conhecimento" seria a capacidade humana de entender o que é certo e errado, e escolher o errado assim mesmo por motivos egoístas. Adão e Eva seriam uma representação dos primeiros humanos com a capacidade para tal discernimento entre o bem e mal, e as escolhas erradas, levam a corrupção da sociedade, e o mal trazido por isso seria como a "expulsão do paraíso", exceto que nesse caso, não é por ordem de Deus, e sim consequencia desses atos. Aí tudo bem, visto assim de forma simbólica, até que faz algum sentido.

Curiosamente, a maioria dos cristãos sequer consideram que esse texto seja simbólico, e realmente acreditam que Adão e Eva existiram. Na verdade, eu duvido que os próprios autores da biblia tinham alguma intenção simbólica por trás disso, foi a forma que eles usaram para justificar a realidade imperfeita em que vivam.

Em relação ao velho testamento, é complicado julgar hoje uma espécie tão selvagem quanto a nossa naquela época. Se pensar hoje, ainda vai ver o quanto o julgamento que fazemos do que é certo ou não passa longe de ser perfeito.

Racionalmente falando, eu penso que uma inteligência superior é capaz de tomar as melhores decisões em diversas ocasiões onde a moral era absolutamente diferente de hoje. Ainda mais quando a fé de que essa inteligência superior é nossa criadora indica que inocentes mortos simplesmente podem ter alcançado glória eterna em outro plano espiritual.

Ah, não. Ponto. Você não precisa ser um gênio brilhante para reconhecer um erro básico. Isso soa como uma desculpa para justificar algo que está claramente errado, Deus supostamente mata um monte de gente inocente em um dilúvio (não acredito em dilúvio, só tentando seguir esse raciocínio), mas está tudo bem, porque afinal ele é perfeito e sabe melhor, só não entendemos.

Na boa, que bullshit, velho. Imagina se alguém tenta justificar alguma barbárie de algum ditador, sob essa ótica de você apenas não entendeu os seus verdadeiros propósitos.

Fora que havia trocentas formas mais simples e objetivas de alcançar os mesmos resultados sem recorrer a um genocídio global. Se a intenção era eliminar as pessoas más, porque simplesmente não fazia eles caírem mortos no chão de uma vez, e deixar os inocentes fora disso?

A história do êxodo e das pragas ainda tem algumas bizarrices injustificáveis. Em uma delas, Deus diz para Moisés avisar ao Faraó para libertar os Judeus, mas já deixa claro que ele NÂO vai aceitar, porque ELE MESMO ENDURECERÁ SEU CORAÇÃO.

Ou seja, Deus estaria brincando com o livre arbítrio do faraó, para que ele não aceite a sua própria ordem, o que eventualmente leva as pragas, e a morte de mais um monte de gente inocente, incluindo até os filhos de escravos, que absolutamente não tinham nada a ver com isso.

Justo? Coerente com a ideia de um Deus sensato, de inteligência perfeita e sábio? eu até acredito que possa existir alguma forma de Deus, mas certamente essa imagem passada pelo velho testamento não tem nada a ver com o que eu pensaria dele. (e não tem nada a ver com o que é passado no novo testamento).

Esse vídeo ilustra o caso:

 

Lennox HK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.719
Reações
2.899
Pontos
703
Então... Nossa visão é limitada demais. Como saber como cada pessoa foi parar na miséria? Difícil mesmo avaliar, pois cada vida é única e cheia de um sem número de detalhes e particularidades. Aqui perto da minha casa um mendigo viveu na rua por escolha própria, pois era viciado em bebida. Mas esse é um caso apenas. Muita miséria é causada pelo nosso próprio sistema econômico e de governo.

Ao olhar para tanta maldade ao nosso redor, fica complicado achar bondade ou mesmo entender porque as pessoas sofrem tanto. E quando você pensa que muitos poderosos vivem e morrem na riqueza e impunes, o sentimento de revolta é ainda maior. Diria que chega ao ponto de ser quase enlouquecedor. Eu encontrei conforto justamente no pensamento de que existirá um julgamento perfeito e correto de cada um de nós. Não pelo parâmetro de justiça muitas vezes errado que muitas sociedades têm, mas sim um parâmetro universal e infalível.

Ora, quem disse que todos que estão na miséria estão lá por algum motivo? Isso é papo de pastor da universal pra cegar as pessoas sobre a realidade, já que muitas pessoas já nascem na miséria!
Sofrer uma vida inteira pra depois ser julgado e recompensado? Isso é sem sentido, isso pra min isso é castigo, viver bem não me trara muitas recompensas? Então sou obrigado a viver mal? Nada disso faz sentido, e como eu disse, são argumentos usados por pastores visando o desespero dos seus fiéis desesperados pois muitos estão na miséria, e assim conseguindo o dízimo!

" Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus? "

Epicuro
 

Blasko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.435
Reações
2.461
Pontos
959
Na vdd a história de jesus foi copiada do hinduísmo. Jesus=shiva; e a partir do momento de sua ressuscitação, cristo=krisna
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424

Eu acho que se as pessoas não aprendem a racionalizar sobre religião até uma certa idade, é como se a parte do cérebro capaz de realizar este "pensamento racional" se atrofiasse.

Por mais que você aponte as evidentes incoerências, quem não consegue mais analisar este tema "out of the box" só consegue recorrer às respostas prontas para o tema.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Sir Doom, a lógica do velho testamento não faz sentido. Na verdade, a de Jesus faz todo o sentido, é completamente racional, e universal, dirigada para todos.

Recomendo que assista.






para quem acredita que realmente existiu um adão e eva; mas tirando o fato de que esse conto é totalmente mítico; ele ainda apresenta incoerências internas; como o fato de Deus colocar um "fruto do conhecimento" bem no meio do paraíso, mas proibir que o homem o coma. Então para que exatamente, o fruto existe? E se ele é onisciente, já sabia o que iria acontecer ao fazer isso, a ainda assim condena o ser humano por essa "decisão"; e ainda, condenar todos os descendentes deles, que sequer ainda existem pelo mesmo "crime".

Recomendo que assista também.



Se quiser a parte dois aparece nos recomendados. O professor Felipe Aquino é muito bom.

E sobre a parte de Deus condenar algo que ele já saberia que iria acontecer...

Agostinho já falou sobre isso.

Obscuridade da relação entre presciência divina e liberdade humana
9. Ag. O que então te embaraça ainda? Talvez esqueceste as conclusões de nosso primeiro diálogo (cf. III, 1,2.3) e por isso negas que sem sermos forçados por ninguém, nem por agente superior, nem por inferior, nem por igual, não pecamos senão por nossa própria vontade?
Ev. Não ouso negar nenhuma dessas verdades. Entretanto, confesso que não vejo ainda como não se contradizem estes dois fatos: a presciência divina de nossos pecados e a nossa liberdade de pecar.
Porque, enfim, Deus é justo. É preciso reconhecê-lo. E ele prevê tudo. Mas quisera saber em virtude de que justiça ele castiga os pecados que não podem deixar de acontecer. Ora, como o que ele previu não pode deixar de acontecer necessariamente, como não se há de atribuir ao Criador o que em suas criaturas inevitavelmente acontece?
Resposta: prever não é forçar
10. Ag. Conforme teu aparecer, de onde vem a oposição a nosso livre-arbítrio em face à presciência de Deus? Da presciência ou do caráter divino dessa presciência?
Ev. Sobretudo por ser presciência de Deus.
Ag. Então, se fosses tu a prever, com alguma certeza, que alguém haveria de pecar, não seria necessariamente que ele haveria de pecar?
Ev. Ao contrário, seria necessário que ele viesse a pecar. De outra maneira, minha previsão não seria uma presciência, por não se referir a fatos verídicos.
Ag. Nesse caso, se as coisas previstas acontecem necessariamente, não é porque a presciência é de Deus, mas somente porque há uma presciência. Porque, se a coisa prevista não fosse certa, não haveria presciência.
Ev. De acordo, mas aonde tudo isso nos levará?
Ag. Se não me engano, não se segue da tua previsão que tu forçarias a pecar aquele de quem previste que haveria de pecar; nem a tua presciência mesma o forçaria a pecar. Ainda que, sem dúvida, ele houvesse de pecar, pois de outra forma não terias tido a presciência desse acontecimento futuro. Assim também, não há contradição a que saibas, por tua presciência, o que outro realizará por sua própria vontade. Assim Deus, sem forçar ninguém a pecar, prevê, contudo, os que hão de pecar por própria vontade.
11. Ag. Por que, pois, como justo juiz, não puniria ele os atos que sua presciência não forçou a cometer? Porque, assim como tu, ao lembrares os acontecimentos passados, não os força a se realizarem, assim Deus, ao prever os acontecimentos futuros, não os força. E assim, como tens lembrança de certas coisas que fizeste, todavia não fizeste todas as coisas de que te lembras, do mesmo modo Deus prevê tudo de que ele mesmo é o autor, sem contudo ser o autor de tudo o que prevê. Mas dos atos maus, de que não é o autor, ele é o justo punidor.
Compreende, destarte, com que justiça Deus pune os pecados: pois ainda que os sabendo futuros, ele não é quem os faz. Porque se não tivesse de castigar os pecadores porque prevê os seus pecados, ele não teria tampouco de recompensar os que procedem bem. Visto que não deixa de prever tampouco as suas boas ações.
Reconheçamos, pois, pertencer à sua presciência o fato de nada ignorar dos acontecimentos futuros. E também, visto o pecado ser cometido voluntariamente, ser próprio de sua justiça julgá-lo, e não deixar que seja cometido impunemente, já que a sua presciência não os forçou a serem cometidos.


Isso parece justo? Imagine se nosso sistema jurídico adotasse a mesma lógica, uma pessoa comete um crime, e você condena automaticamente todos os descendentes deles por milhares de anos seguidos, até que um dia resolve voltar atrás, e diz "Tá tudo bem agora", perdôo vocês. ??????

Mas nisso nós podemos inverter um pouco as coisas e ver que nem tudo é justo na nossa ótica, mas elas simplesmente são.

Pensar que o anti-biotico foi criado graças aos impulsos da guerra que custaram vida milhões.
O que dizer de avanços na medicina, custaram vida de milhares com tortura na mão do ''médico'' Mengele?

Não consideramos coisas justas, mas que trouxeram um beneficio continuo. Causa e consequencia, é assim que funcionam as coisas no mundo.





Curiosamente, a maioria dos cristãos sequer consideram que esse texto seja simbólico, e realmente acreditam que Adão e Eva existiram. Na verdade, eu duvido que os próprios autores da biblia tinham alguma intenção simbólica por trás disso, foi a forma que eles usaram para justificar a realidade imperfeita em que vivam.

Infelizmente a maioria ignora a ciência. E maioria que aceita a ciência passa a ver no gênesis bíblico apenas abobrinha (vulgo ateu da página ATEA no facebook).



Ah, não. Ponto. Você não precisa ser um gênio brilhante para reconhecer um erro básico. Isso soa como uma desculpa para justificar algo que está claramente errado, Deus supostamente mata um monte de gente inocente em um dilúvio (não acredito em dilúvio, só tentando seguir esse raciocínio), mas está tudo bem, porque afinal ele é perfeito e sabe melhor, só não entendemos.

Acho que as pessoas boas no que se refere o texto bíblico estavam na arca.

Tanto eu como você, sabemos que é impossível ter acontecido um diluvio capaz de cobrir o mundo todo. Então o que se deve fazer é retirar a parte simbólica e tentar tirar a lição principal que o texto implica.

Aliás, é provavel que tenha acontecido mesmo um grande diluvio, mas em proporções bem menores. E a escritura trata de algum evento com a palavra inspirada.



Ou seja, Deus estaria brincando com o livre arbítrio do faraó, para que ele não aceite a sua própria ordem, o que eventualmente leva as pragas, e a morte de mais um monte de gente inocente, incluindo até os filhos de escravos, que absolutamente não tinham nada a ver com isso.

O coração do faraó estava endurecendo antes de Deus tomar essa atitude. Se bem me lembro, duas vezes antes é narrado na bíblia, Deus endurecendo-o a terceira.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Na vdd a história de jesus foi copiada do hinduísmo. Jesus=shiva; e a partir do momento de sua ressuscitação, cristo=krisna

Acho que não foi bem assim.

Não houve copia nenhuma. Se prestar bem anteção são dois elementos bem diferentes que constituem a história dos dois.

" Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus? "

Epicuro

Deus é capaz sim de prevenir o mal, pois ele é o sumo-bem. Ele é sim onipotente. Mas não podemos esquecer que o mal não vem de Deus, nenhum mal deve ser imputado a ele. Ele também é onisciente e nos deu a liberdade para optarmos entre o que é bom e o que não é. Só existe o mal moral e esse é de nossa escolha, nós que optamos por ele e não Deus.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Conta essa história ae, fiquei curioso.

Só por curiosidade o seu post me lembrou o EXCELENTE filme The man from Earth, já assistiu?
Fui ler as paradas que você passou os nomes, é aquela história que diz que Jesus foi o 5º Buda e eram 3 pessoas algo assim né? Pode ria explicar melhor por favor.


Vaçago a história da vida do Jesus do cristianismo é bem diferente da contada pelas doutrinas, vou discorrer melhor na resposta do Mr. Odyssey.

Jesus não foi Budha e sim um Bodisatva que trabalhava com um Avatara, não vou dar os nomes, mas o Jeshua era um e Jefersus era outro, onde aviam pessoas que davam suporte, uma coisa interessante, o ladrão Barrabás da bíblia era uma coluna, ou seja um dos que dava suporte, como a igreja católica não tinha como esconder a participação dele na historia de Cristo, criou a situação do ladrão...

Tem um lugar na Índia que existem as 35 estatuas dos 35 budhas, eu tinha dito 33 e foi erro meu. No entanto os últimos 5 são Brasileiros.

27 Sidarta Gautama
28 Krishna
29 São Germano
30 Quetzalcóatl

Nas linhas da manifestação cósmica onde inteligencias vem e vão auxiliam a evolução do homem, temos segundo a nomenclatura designada a tempos remotos o seguinte:

Budha.
Aquele que traz consigo tudo de bom que seu povo gerou, tanto como conhecimento como atitudes, por isso de tempos em tempos surgem pessoas tão espiritualizadas que acabam reformulando, dando um rumo novo a determinadas praticas de autoconhecimento, para exemplo de suas obras ele geralmente buscam a iluminação para deixar o caminho como exemplo a seus discípulos, para ter uma ideia Odin foi Budha na época que a calota polar não era gelo.

Bodistva.
Esse já é iluminado e tem por função alterar os meios temporais de governo e ou religiões, quase sempre ligados a política porem as vezes apenas em templos passando conhecimento, por exemplo, filósofos, cientistas, poli éticos que seriam os políticos corretos.

Avatara.
Avatara é parte integral ou total da própria consciência cósmica, uma pessoa que encarna para tentar alinhar a coisa humana quando fora do eixo, podendo representar o baculo ou a espada; Conde Cagliostro ao exemplo disso, foi um Avatara e instigou e criou situações para que acontecesse a bastilha, na área do alinhamento acadêmico temos Pitágoras.

Por fim para eu dar os nomes teria que fazer uma pesquisa pois não recordo de todos, mas posso dizer que estamos no 32 Budha deste Ciclo e ele é Brasileiro.
 

Lennox HK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.719
Reações
2.899
Pontos
703
Acho que não foi bem assim.

Não houve copia nenhuma. Se prestar bem anteção são dois elementos bem diferentes que constituem a história dos dois.



Deus é capaz sim de prevenir o mal, pois ele é o sumo-bem. Ele é sim onipotente. Mas não podemos esquecer que o mal não vem de Deus, nenhum mal deve ser imputado a ele. Ele também é onisciente e nos deu a liberdade para optarmos entre o que é bom e o que não é. Só existe o mal moral e esse é de nossa escolha, nós que optamos por ele e não Deus.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo