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Belíssimo game da SNK, o principal destaque vai para renovação dos sprites de diversos personagens a muito esquecidos, a dupla Hanzou e Fuuma, os irmãos Chonshu e Chonrei, o ignorado Lee (AoF), entre outros. Ver todos com o estilão KoF foi um deleite na época.
Ainda contava com uma ótima jogabilidade e trilha sonora matadora, então, o que deu errado???
O ano de lançamento, NBC foi lançado em 2005, pior época possível pra se lançar fighting games, (ainda mais 2D e com sprites de 96, apesar dos cenários Hires),
vários fg lançados nesse período ficaram no limbo, a grande virada pro gênero so veio alguns anos mais tarde com SFIV (e TvsC).
Ignorem a versão para Xblive lançada alguns anos depois.
Verdade, alguns personagens do NBC foram portados pro KoF XI, outro game que passou batido pelos mesmo motivos.Também gosto muito do Neo Geo Battle Coliseum desde que vi em um site da internet sobre seu lançamento em 2005 e joguei em 2008 na casa de um amigo uma cópia do jogo que ele baixou em Japonês e em 2009 consegui comprar o jogo original para PS2 por 40 reais nas Lojas Americanas em Goiânia.
Também achei legal ver Hanzo e Fuuma do World Heroes, Kisarah do Agressors of Dark Kombat, Jin Chonrei,Jin Chonshu,Tung Fu Rue e Lee Pai Long com gráficos estilo KOF e certamente eles teriam esse visual caso fizessem parte de algum jogo antigo da franquia.
E curiosamente Tung Fu Rue apareceu como personagem extra do KOF XI para PS2 junto com outros personagens.
O lance com a Psygnosis em geral é o seguinte: ou você ama muito ela ou odeia demais. Para cada Flink ou Lemmings, tem um Shadow of the Beast ou Obitus, no entanto, não tenho nada a reclamar sobre seus games de Mega Drive.Pessoalmente não acho a Psygnosis subestimada, aprecio bastante os gráficos de seus jogos, mas nunca fui muito fã do gameplay dos mesmos. De qualquer forma, pra mim foi a produtora que imprimiu o estilo visual mais marcante entre as ocidentais. Se bobear da pra saber que um jogo é da Psygnosis só pelas fotos...
Na verdade, a Psygnosis pré-Sony tinha a mesma característica da Rare pré-Nintendo (Ultimate Play the Game na época): Tinha bastante fama sim mas apenas em um território (Europa) e plataforma (Computadores). O mercado de games europeu era muito diferente do norte-americano e se concentrava bem mais nos PCs que possuíam até mesmo suas próprias publicações dedicadas (Amiga Power, Your Sinclair, etc.).A Psygnosis não é muito conhecida porque foi comprada pela $ony, que viu em seus equipamentos e know how, uma oportunidade para alavancar o desenvolvimento de jogos para o Ps1.
Essa informação consta, se não me falha a memória, no livro a guerra dos consoles.
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A Natsume era lendária. Só petardos.Pois é, no meu caso acho que são jogos bonitos, s não costumo joga-lós. Ainda, nunca na vida joguei Amiga, mas aparentemente eles fizeram escola por lá. O curioso é que Lemmings (no Snes), o jogo deles que mais gostei, não tem o mesmo apelo visual.
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Natsume
Essa produtora fez coisas grandiosas pra Nintendo durante as gerações 8 e 16 bits. Inclusive, um dos meus beatemups favoritos pro Snes:
Ninja Warriors Again (1994)
Acho que esse jogo só não chega a ser uma obra prima por falta de multiplayer. De resto, o gameplay é simplesmente matador, coisa do nivel de uma Capcom ou Konami da vida. Esse jogo funcionou tão bem, por si só, que depois dele não vi ninguém mais falar sobre o original de arcade.
Outros exemplos da grandiosidade da Natsume:
Shatterhand
Kage - Shadow of the Ninja
Final Mission
Mais uma vez, a Natsume mostra que tava pau a pau com qualquer outra das grandes que fizeram jogos pra 8 bits. Esses jogos mereciam ser tão lembrados quanto Gradius, Contra ou Ninja Gaiden, pois estavam num padrão de produção e sofisticação que extraiu o melhor do hardware simples do nintendinho.
Dead Dance é um jogo que sofreu com a idiotice dos americanos.Eu diria que a Jaleco é uma produtora subestimada. Vou enfatizar isso com dois jogos: Rushing Beat Ran e Dead Dance. Ambos são jogos divertidos, com belas trilhas sonoras, jogabilidade decente e características próprias. No caso do primeiro, há uns toques discretos de humor tanto no visual quanto em algumas mecanicas. O segundo é luta versus em cenário pós apocaliptico, com uma das melhores trilhas que ouvi num Snes, e o diferencial de trazer modo historia com um pequeno sistema de evolução.
Rashing Beat Shura (o terceiro e ultimo da serie de beatemups da Jaleco) é um grande jogo também, mas embora seja mais reconhecido que o Ran, também parece subestimado.
Perfeito.DRAGON BALL Z SUPER BOTOUDEN 2 SNES
Pra mim é um dos melhores jogos de Dragon Ball Z já feito, e com certeza o melhor dos anos 90.
Capturou perfeitamente a essência do anime, com ataques destruidores e combos incríveis (os meteo attacks).
Diferente dos jogos atuais (com exceção do recém anunciado super fighters Z) em que vc aperta um botão e o personagem destrói tudo, aqui vc tem que saber os comandos, que seguem um estilo SNK de ser (mas não tão complicados).
Também, embora o número de personagens não se compare com os jogos atuais da franquia, eles não são clones um dos outros como muitas vezes acontece em jogos dbz.
Cada um tem seus especiais e supers.
Além disso, o jogo tem um modo história surpreendentemente bem elaborado para um jogo de luta, com multiplos caminhos e finais.
Suas escolhas afetam com quem vc vai lutar e tb o número de lutas que o jogo vai ter. Brolly por exemplo, pode aparecer como último inimigo, penúltimo, ou nem aparecer.
Infelizmente todos os diálogos estão em japonês, mas por ser dbz dá pra entender o que acontece de boa.
Tem tb um modo torneio, que dá pra jogar um multiplayer da hora.
O primeiro jogo dessa série tem jogabilidade ruim, e o terceiro, que acredito que ficou mais popular no Brasil, tinha tudo pra ser melhor, mas pisou no tomate.
Não tem nem modo história e nem arcade...só dá pra jogar sem objetivo ou tirar contras.
Fora que a seleção de lutadores da saga boo é bem mais fraca que a da saga cell e dos ovas que o botouden 2 usa.
Nem o Picollo aparece na versão 3!
Ainda teve depois o Hyper Dimension pra snes, mas embora seja um baita jogo, ele teve os golpes amenizados pra ficar mais street fighter.
Em matéria de representar o espírito do desenho, super botouden 2 é a experiência mais completa, e merecia ser mais lembrado.
Dead Dance é um jogo que sofreu com a idiotice dos americanos.
Pra começar mudaram o nome do jogo pra Tuff e nuff, querendo colocar aquelas gírias "radicais" da época.
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O caso do Exterminador não foi esse.
São inumeros os casos como esses, e salvo muito raras excessões, pioravam o jogo - no caso do Dead Dance, além das mudanças de carater estético, tiraram elementos da história, como os dialogos entre os lutadores. Acho que a xenofobia e a arrogancia as vezes pegavam pesado no meio dos executivos americanos. Um exemplo notório disso foi o que rolou no projeto pro Terminator de Nes. Cancelaram o trabalho da Sunsoft em favor de uma produtora americana -e o resultado foi um dos maiores abortos já calocados em um cartucho de Nes.
A Sunsoft terminou o jogo rebatizando-o como Raf World (Journey to Silus):
Acho que ele se enquadra no contexto do tópico, e é um dos meus jogos favoritos de Nes. A jogabilidade, o design dos chefes e, principalmente, a TRILHA merecem medalhas. Casualmente, essa é uma das raras vezes onde mudaram detalhes na versão americana sem piorar o jogo.
/O caso do Exterminador não foi esse.
Miseravelmente, a (maldita) LJN conseguiu os direitos do personagem, obrigando a Sunsoft a alterar a história do jogo que estavam produzindo.
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Devo ter me confundido em algum ponto, porque fui pesquisar e também não encontrei essa informação sobre a LJN. Kkkkk/
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Cara, essa história me parece bem enrolada, essa é terceira versão que vejo. A primeira que eu li foi a que relatei (que os americanos não queriam um game associado a uma franquia tão grande criado por japoneses), a segunda essa que voce postou, e a terceira, segundo a Nintendo Power, de que os direitos teriam expirado antes da Sunsoft terminar o jogo.
De qualquer forma, o Journey to Silius seria baseado no primeiro filme, já aquele jogo da Ljn foi baseado no segundo. O jogo a que eu me referia, que foi baseado no primeiro, pra nes, é de uma outra empresa.
São inumeros os casos como esses, e salvo muito raras excessões, pioravam o jogo - no caso do Dead Dance, além das mudanças de carater estético, tiraram elementos da história, como os dialogos entre os lutadores. Acho que a xenofobia e a arrogancia as vezes pegavam pesado no meio dos executivos americanos. Um exemplo notório disso foi o que rolou no projeto pro Terminator de Nes: cancelaram o trabalho da Sunsoft em favor de uma produtora americana -e o resultado foi um dos maiores abortos já calocados em um cartucho de Nes. E essa história nos leva a outro grande jogo underrated:
Raf World (Journey to Silus), conforme a Sunsoft rebatizou-o após finaliza-lo:
É um dos meus jogos favoritos de Nes, pela jogabilidade, o design dos chefes e, claro, a TRILHA. Casualmente, essa foi uma das raras vezes onde mudaram detalhes na versão americana sem piorar o jogo.
Radio Allergy/Radirgy é muito bom. Tenho a versão PS2 (Radilgy Precious) e a continuação de Xbox 360 (Radirgy Noa Massive) e são bem divertidos. A série é também serve de porta de entrada para os Bullet Hells pois é mais fácil que outros shmups do mesmo subgênero.
O Dragon Spirit do NES eu finalizei a anos atrás e também achei demais. Gostei mais que a versão de PC Engine.
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Outro jogo que merecia mais fãs é Power Stone:
Só vejo Power Stone e Power Stone 2 serem mencionados por donos de Dreamcast, no entanto, isso não é culpa dos jogadores e sim da Capcom que se recusa a portar esses jogos mais uma vez. Power Stone Collection do PSP existe mas tem muito slowdown e os controles do portátil também não são legais para esse tipo de game.
Para quem não conhece, é um jogo de luta bem "party" (descontraído como o Smash Bros. da Nintendo) para 4 jogadores onde os lutadores podem se transformar em versões mais fortes de si quando pegam três pedras de cores diferentes. Os dois games são bons, mas considero o 2 o melhor de todos.
Quem me recomendou esse jogo foi o @doutordoom... certamente foi uma das poucas coisas que presta que ele conseguiu postar.Alguem ja postou esse ? O Ps2 é um dos consoles que mais tem jogos underrated
Eu tenho o cartucho desse jogo!- Psycho Fox. Um plataforma de muita qualidade. Se fosse lançado no NES teria virado clássico popular... mas no MS é apenas clássico cult.
Acho que era difícil mesmo... tb não conseguia jogar bem ele, e eu não era noob em jogos de plataforma.Eu tenho o cartucho desse jogo!
Foi minha infância praticamente, lembro que achava difícil pra caramba.
Porra, cara, só tem petardo nessa lista! RsPra não repetir os que já foram postados:
NES:
- Toda a franquia Hiryu no Ken (Flying Dragon), que tb teve um jogo maravilhoso pra Super NES. É um jogo misto. Tem fases de beat'm up vertical/plataforma, mas nas boss fights virava praticamente um fighting game... inclusive nessas horas a jogabilidade era bem característica, com um sistema de mira pros golpes e esquiva muito interessante. Ele tb era carregado na narrativa, com bastante textos e artworks ingame. Coisa fina.
- River City Ramson. Sei hoje essa franquia tem até um número decente de fãs, mas ainda assim está longe de ser a mais famosa de pancadaria de sua geração. Ainda acho um absurdo pessoal falar sobre BmUs da terceira geração e colocar, por exemplo, Double Dragon acima de RCR. E no mesmo motivo de RCR cito tb Renegade, que é da mesma produtora (alias, DD tb é... e os três são da mesma franquia/universo, apesar que pouca gente sabe). Pra mim Double Dragon é um Renegade nerfado. Sério... Renegade é muito mais animal... mas fez menos sucesso.
- Built to Win. Acho que foi o primeiro jogo de corrida que me causou real fixação. O lance de ir evoluindo na carreira e passar de Mini Cooper pra F1 era bem legal... e a jogabilidade tb era bem decente.
- Ballon Fight. Virou modinha nintendista falar bem desse jogo quando o Iwata morreu (ele foi programador... e eu só descobri isso depois que ele morreu e falaram infinito nos foruns). Mas pra mim sempre foi um dos melhores jogos do NES e tb de todos os tempos. Pra mim ele resume perfeitamente o que é a Nintendo como produtora de jogos (no melhor sentido possível).
- Strider. Todo mundo fala das versões pros consoles da SEGA, por serem baseadas no arcade, mas essa do NES era totalmente original. Mesmo que não seja tão bom quanto o arcade e versão de MD é melhor que a de MS e um excelente jogo.
- Cabal. É um cover shooter militar em tela fixa relativamente simples, mas muito divertido. Ele é bem simples, mas ainda hoje é divertido. Recomendo pra quem não conhece.
- Guerrilha War / Guevara / Revolution Heroes. Talvez o melhor shooter com visão superior do console. E tb o único jogo que lembro de ter três nomes totalmente diferentes. Apesar de distorcer totalmente a história da Revolucion Cubana você não vai ligar pra isso, pois o jogo é realmente muito bom.
O Ocidente eu não sei, mas nós estavamos mais que prontos aqui na HUElândia... lembro que eu e meus bros alugavamos a edição japa, que tinha números de telefone nas placas dos locais... ai ficávamos ligando pra passar trote (pq na época aqueles Nºs funcionavam em Sampa). Então o jogo divertia dentro e fora da telaPorra, cara, só tem petardo nessa lista! Rs
Como nada é perfeito, o único que eu não "assino embaixo" é o Guerrilla War". Rs
O River City Ransom não fazer sucesso é meio que compreensível, dado que ele acrescenta elementos de aventure (E de RPG, também) em um jogo de Beat'n Up.
Ocidental não estava preparado para isso, ainda.
Mesma coisa para o (excelente) Built to Win.
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Cara, o público em geral não tinha preparo cultural (idioma) e nem costume, para jogar rpgs e semelhantes.O Ocidente eu não sei, mas nós estavamos mais que prontos aqui na HUElândia... lembro que eu e meus bros alugavamos a edição japa, que tinha números de telefone nas placas dos locais... ai ficávamos ligando pra passar trote (pq na época aqueles Nºs funcionavam em Sampa). Então o jogo divertia dentro e fora da tela
Mas, sério... acho que o problema do jogo não fazer sucesso não foi os elementos de adventure e RPG, pq eu e meus bros eramos muito pivetes quando conhecemos RCR... acho que não fez sucesso pq a mídia deu um f**a-se pra ele. Não era jogo vindo de arcade (DD, por exemplo, TODO MUNDO na época gastou pelo menos uma ficha) e nem de produtora grande. Tá cheio de jogos assim... talvez não tão bons quanto RCR, mas ainda assim bons o bastante para terem feito muito mais sucesso que fizeram.
Excelente jogo.Quem me recomendou esse jogo foi o @doutordoom... certamente foi uma das poucas coisas que presta que ele conseguiu postar.
Verdade, ninguém sabia o que era RPG. Tanto que nos anos 90 comprei Chrono trigger lacrado por 15 reais, pois nem eu ou o camelô sabíamos da qualidade do jogo. Ele simplesmente estava empacado na banca e ninguém comprava. Só comprei pela arte da capa! Sempre passava nessa banca pra ver os jogos e este já estava lá parado a meses.Cara, o público em geral não tinha preparo cultural (idioma) e nem costume, para jogar rpgs e semelhantes.
Note que o gênero só foi emplacar no ocidente em plena década de 90, através dos clássicos do Snes.
Aqui, a coisa só começou a engatinhar após a Tec Toy distribuir a versão traduzida de Phantasy Star I.
Comercialmente, não era um gênero viável.
E o River City Ransom foi desenvolvido e distribuído pela mesma produtora de Double Dragon: A Technos. Rs
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E hoje com a internet e os emuladores muitos deles ao analisarem melhor o jogo e a bela trilha composta por Naoki Kodaka com o famoso Bass da Sunsoft que creio eu não usa nenhum chip de som adicional pois o Nes não tem suporte, se perguntam: Nós tivemos a chance de ter um jogo épico do Terminator mas preferimos entregar para uma empresa qualquer e ter um dos jogos mais vergonhosos do NES[emoji22]
São inumeros os casos como esses, e salvo muito raras excessões, pioravam o jogo - no caso do Dead Dance, além das mudanças de carater estético, tiraram elementos da história, como os dialogos entre os lutadores. Acho que a xenofobia e a arrogancia as vezes pegavam pesado no meio dos executivos americanos. Um exemplo notório disso foi o que rolou no projeto pro Terminator de Nes: cancelaram o trabalho da Sunsoft em favor de uma produtora americana -e o resultado foi um dos maiores abortos já calocados em um cartucho de Nes. E essa história nos leva a outro grande jogo underrated:
Raf World (Journey to Silus), conforme a Sunsoft rebatizou-o após finaliza-lo:
É um dos meus jogos favoritos de Nes, pela jogabilidade, o design dos chefes e, claro, a TRILHA. Casualmente, essa foi uma das raras vezes onde mudaram detalhes na versão americana sem piorar o jogo.
Gostava muito desse anime quando era mais nova. Sempre discutia os episódios com os meus amigos assim que chegava na escola.Concordo com vc, Dragon Spirit eu até comentei sobre, mto bom e esquecido, Power Stone é mto bom, tem até anime, mas não emplacou, não sei o pq
Verdade, não lembrei de Ballon Fight pq saiu pro Wii u o Nes Remix Pack, mas na época ele era bem desconhecido, eu joguei famicom nos anos 90, qdo era criança, e na escola ninguém conhecia esse jogo...passaram os anos e muitos nem lembravam desse jogo, qdo vi o Nex Remix nem acreditei q ele estava lá, mas beeem modificado, então fui na Nintendo Store e comprei meu ballon fight para wii u, e sempre qdo bate a saudade fico planando com meus 2 balõezinhos- Ballon Fight. Virou modinha nintendista falar bem desse jogo quando o Iwata morreu (ele foi programador... e eu só descobri isso depois que ele morreu e falaram infinito nos foruns). Mas pra mim sempre foi um dos melhores jogos do NES e tb de todos os tempos. Pra mim ele resume perfeitamente o que é a Nintendo como produtora de jogos (no melhor sentido possível).
A primeira leva de jogos do Famicom tem muita pérola esquecida/ subestimada. São jogos super simples, mas que tem um tremendo carisma e charme.Verdade, não lembrei de Ballon Fight pq saiu pro Wii u o Nes Remix Pack, mas na época ele era bem desconhecido, eu joguei famicom nos anos 90, qdo era criança, e na escola ninguém conhecia esse jogo...passaram os anos e muitos nem lembravam desse jogo, qdo vi o Nex Remix nem acreditei q ele estava lá, mas beeem modificado, então fui na Nintendo Store e comprei meu ballon fight para wii u, e sempre qdo bate a saudade fico planando com meus 2 balõezinhos