Então... após quase 8 anos usando meu velho de guerra superlux HD681, comprado quando era lançamento ainda, foi minha "entrada" ao mundo audiófilo, ao longo desses anos fui me apaixonando cada vez mais por audiófilia, ao ponto de querer mecher nas caixas no meu HT, fazer amaciamento dos falantes, impedância, crossovers, amplificadores e o c***lh0 a 4.
Com os anos passando o Superlux foi apresentando vários defeitos, fios descascando, falante falhando, fios internos perdendo contatos nas soldas, graças ao meu conhecimento de eletrônica, estiquei a vida útil desse fone por um período inacreditavelmente longo, 8 anos com um mesmo fone chinês não é brincadeira.
Adquiri os queridinhos fones da KZ, tenho o mítico primeiro grande fone da KZ, o KZ ZST, curti bastante, mas fones intra auriculares não são pra min, cheguei a ouvir o famoso Kz zs10 pro, e realmente percebi que é melhor o Superlux em vários aspectos, foi ai que com os vídeos do Leo, foi nascendo uma vontade de ter o fone nacional Kuba Disco
Chegou a oportunidade e boletei sem medo o Kuba e meus amigos o bixin chegou e valeu cada centavo!
Aos que dizem que o salto do Superlux HD681/Arcano SHP-80 pro Kuba não é grande um put* exagero, estive sim com esse medo, se fosse de fato um upgrade "pequeno" eu devolveria o Kuba e pegaria o dindin de volta tranquilamente, mas felizmente isso não irá acontecer, então, vamos a termos técnicos aqui:
Sobre o som do Kuba em relação Superlux HD681, a primeira impressão, foi como muitos dizem, e de um "clareamento" nos detalhes, não só isso, como também uma iluminação de detalhes literalmente perdidos no Superlux, analogia bem fácil pra vocês, foi como ter saído da resolução 720p, que há detalhes, mas não é tão nítido como um 1080p igual o Kuba, a sensação foi essa, TUDO é mais nítido, graves mais encorpados, médios mais vivos e detalhados e agudos bem detalhados, em relação aos graves do Superlux, de fato o Kuba tem menos graves, mesmo com a chave setada no máximo, com quase uma década com o Superlux eu criei vários presets do equalizador de som pra diversos tipos de músicas e o grave do Superlux é mais profundo, porém menos detalhado, sei que é dificil entender isso com meras palavras, mas eu curti bem mais grave "realista e gostoso" do Kuba, que não é quase um subwoofer comparado ao Superlux com graves no talo setado no equalizador de som.
Foi de fato a sensação de ouvir novos detalhes em músicas que tenho memória auditiva de anos do Superlux, isso foi SENSASIONAL, o Kuba tem uma energia muito própria, tive medo dele ser analítico ou neutro demais, mas ele carrega a mesma "alma" alegre e energética do Superlux e eleva isso pra outro nível que ao meu ver compensou o investimento. Depois de passar tanto tempo com toda uma memória auditiva do som do Superlux e agora ouvir as mesmas músicas com uma cara "nova" é sem preço amigos... um sensação única...
Os médios do Kuba são realmente pra frente, mas não tanto como dizem, não achei as vozes "veladas" em comparação ao Superlux, e os médios do Kuba não me incomodaram, já os do Kz zst e zs10 pro são BEM mais pra frente em relação ao Kuba, ao ponto de me incomodar e eu ter que ir no equalizador e dar uma reduzida.
Só pra deixar claro, uso o Kuba sem amplificação externa especializada, sem nada de pré-amps caríssimos que dizem que é "obrigatório" pra um fone desses, o meu pc empurrou bem o Kuba e não achei ele mais "pesado" pra empurrar igual o Superlux.
Sei que pra muitos mecher em equalização "distorce o fone" e "remove a originalidade" e acha isso uma "heresia", mas foi justamente com pequenos ajustes na equalização que "salvei" vários fones básicão da china que amigos meus compravam e eu dava uma nova vida ao fone com esses ajustes, principalmente os ditos "fones gamers" que são subwoofers na cabeça com de fato médios e agudos mais velados e obscuros do que qualquer coisa normal.
Enfim, pra finalizar o review, sinto que o Kuba ainda é um fone desconhecido, não achei nenhum canal gringo grande fazendo um review dele e comparando com os Sennheisers da vida, são pouquíssimos reviews BR que são técnicos e fazem comparações, que esse Kuba de fato ta competindo com fones de 1500 pila pra cima, o próprio teste cego da Kuba deixa bem explicito isso, mas vejo que falta mais marketing e mais visibilidade pra marca, ainda é um produto de nicho e ainda mais é desconhecido, eu ainda estou sem acreditar na qualidade sonora do Kuba e me sinto 100% satisfeito.
Dei uma garimpada no tópico pra ver oque a galera dizia sobre o Kuba e há pouquíssimas menções ao mesmo pra um tópico de 10 anos... problema do Kuba não e o preço, problema é a falta de visibilidade no mercado. Fica aqui meu review completo sobre esse fone (1 semana de uso), creio que vai ajudar muita gente.
Ah sim, para os curiosos, venho usando por 1 semana e ainda não mechi no equalizador, estou na fase do "descobrimento" com esse fone e ainda não vejo necessidade de alterar nada.