BTW, o pior que aconteceu com a ND foi o port defecado de TLOUS PT I pros lixos dos PCs, em diante ela lançou um jogo em 2020 e outro em 2022. Aquele, um dos títulos mais aclamados da história, este, um Remake cujo tempo está sendo mui generoso com sua percepção, após o lançamento dos também remakes 1:1 de Dead Space e Metroid Prime esse ano. Joguei os 3, e o melhor trabalho da trinca é o da ND, inclusive em termos visuais. Estúdios do mesmo tamanho levam uma década pra isso, mesmo se considerarmos que um desses games é um Remake. Vide Coalition, ou CDPR
Esse negócio de GAAS obviamente põe um obstáculo para a cadência de lançamentos, sem contar que segura uma tropa de peão pra ficar subindo update, a Bungie tem mil funças pra Destiny 2, uns 40% nos departamentos de economia. A Rare passou quinhentos anos lançando campanhas toscas pra SoT
Esses reports de problemas de desenvolvimento do FACTIONS II muito me lembram Halo Infinite, a diferença é que a ND é uma dev bilhões de vezes mais talentosa que a 343i, e inclusive que a própria Bungie, se for o caso, pode haver margem para manobra.
A modificação da cultura do estúdio que o vagabundo do Raião sugeriu/impôs só funcionaria via expansão (times novos para o GAAS, times antigos seguem fazendo o de sempre), a Naughty Dog tinha 14 pessoas na época do Crash Bandicoot 3, hoje tem 400, se o Gino/Hermen erraram ao perceber essa obviedade, tem que meter um ferro de mexer brasa em lareira no cu de ambos, sem camisinha.