Que tópico rico de exemplos e experiências...
Primeiramente queria agradecer o NAOMEQUESTIONE por ter postado o Devwill Too do Megão. Eu quem crio os personagens, faço os gráficos, e componho as músicas desse game. Agora deixa eu contribuir pro tópico tbm.
Com as 4 paletas de 15 cores tiradas da paleta total do Mega não dá de fazer tudo, mas dá pra fazer bastante coisa em gráficos 2D sim. Tem game do Amiga e do Atari ST que são bem feitos com apenas 16 cores, por que não poderia o Mega ter gráficos excelentes?
Os hacks the cores, e em especial o Hack do SFII do Pyron, mostram que de forma inteligente dá pra reciclar bem as cores da paleta e conseguir ótimos resultados.
O Devwill Too é simples, e eu estou aprendendo a fazer gráficos pro mega, mas tentei deixar ele colorido, ao mesmo tempo que escolhi de propósito cores menos saturadas para o cenário (pra passar um pouco a sensação de névoa e fugir do lugar comum de que o mega só tem cores saturadas). Alguns elementos fiz propositalmente pra parecerem de um jeito em monitor LCD e de outro na tv CRT, como as arvores por exemplo, que ficam interessantes com suas linhas verticais no emulador sem filtro e criam o efeito de transparência que mistura as cores das linhas verticais pares com as impares no hardware real e TV de tubão. Parte da experiência em fazer os gráficos também partiu da ideia de aplicar alguns truques que se utilizam no NES e no Master System pra deixar os graficos mais coloridos. Se esses truques dão resultados em 16 cores então tbm poderiam dar com 61.
Outras telas do Devwill Too
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Visualizar anexo 84944
Visualizar anexo 84946
Visualizar anexo 84945
É de propósito que os graficos do jogo ão mais abstratos, isso é pra ter a liberdade de explorar a combinação de cores sem se prender a representação da realdiade.
As cenas de história em quadrinhos eu desenhei a mão em PB, escaneei, colori no computador, reduzi pra resolução do Mega, reduzi as cores manualmente e retoquei pixel a pixel pra não ficar toda deformada.
Eu to fazendo os cenários de um jogo do Nemezes, programador do Devwill Too. No Irmãos Aratu ele desenvolveu os personagens, desenhou sprites, e eu estou apenas fazendo os cenários e devo compor as músicas pra ele tbm. Aqui telas dos 3 cenários que desenhei pra ele:
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Irmãos Aratu é um Beat'em Up simples com scroll automático como em Alteread Beast.
No meu twitter e no do programador tem vídeos dos dois jogos:
https://twitter.com/amaweks