O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.259
Reações
11.976
Pontos
503
Galera, estou querendo pegar um bacharelado aproveitando o meu tecnólogo de ADS, existe alguma pública EAD em Minas Gerais? Alguém recomenda alguma instituição?

E o reaproveitamento de matéria é lei correto?
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.561
Reações
91.774
Pontos
1.254
Já tava sabendo, mas ele tá bem no começo e vai demorar para chegar no final.



vlw pela dica.

Vcs acham que vale a pena pagar o devmedia?
To perdendo muito tempo procurando cursos no udemy e muitos não são tão bons.

Alura acho muito caro e não tem tempo de degustação.

Eu faço na School Of net, sempre tá rolando uns descontos na assinatura anual, se quiser ver tem alguns cursos e/ou módulos gratuitos por lá


A tim (Tim-Tec) tem uma porrada de cursos gratuitos


A Escola Virtual (Fundação Bradesco) também tem ótimos cursos FREE

 

.mega.

Supra-sumo
Mensagens
1.363
Reações
767
Pontos
163
Fala pessoal, passando pra compartilhar esta plataforma que está fornecendo gratuitamente mais de 1400 horas de cursos da Microsoft, Google, Oracle, FIAP e Salesforce.

Pelo que entendi são cursos sobre tecnologia, empreendedorismo, fluência digital e soft skills. Lista com alguns dos cursos:
  • Python
  • Oracle Cloud
  • Azure
  • Mobile Marketing
  • Segurança de rede
  • Java
  • C#
E muitos outros, esse são alguns que achei interessante. Vale a pena conferir!

https://eucapacito.com.br/cursos/
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.490
Reações
14.208
Pontos
453
Oportunidades na Amazon

 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.668
Reações
9.503
Pontos
653
Galera, estou querendo pegar um bacharelado aproveitando o meu tecnólogo de ADS, existe alguma pública EAD em Minas Gerais? Alguém recomenda alguma instituição?

E o reaproveitamento de matéria é lei correto?
Muito difícil conseguir 100% de reaproveitamento de matérias se você está tentando abater em outra faculdade. Qualquer coisinha diferente na grade ou uma nota não satisfatória já dificultam as coisas.
Não sou lá muito da ideia de fazer faculdade novamente, prefiro a ideia de fazer um curso top, tipo os da Caelum, ou então um mestrado profissional, mas é claro, não são nem um pouco 0800.


Abçs.
 


Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.607
Pontos
1.179
Me dêem umas dicas aí pra eu me animar terminar meu TCC da pós.

Meu deus eu dou yarn start no projeto e já desânimo na hora.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.067
Reações
11.551
Pontos
1.024
Olha isso aqui que enviaram nos meus grupos de TI:

EoKsKNiXYAg_J2M


 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Amigos, sou novato aqui no fórum e sou mais um querendo se enveredar sou formado em ads faz alguns anos, porém desde de que formei não trabalhei na área e agora estou dando novamente "meus primeiros passos" estou estudando e reestudando várias coisas e aos poucos montando um github com alguns projetos. Gostaria de perguntar qual ou quais sites vocês costumam buscar vagas de emprego na área? Vagas efetivas mesmo não freelancer, são sites tipo o trampos linkedin e essas coisas? Ou para quem é novato e sem experiência formal na área tem algum melhor para buscar as vagas? Obrigado pela atenção.
 

Tsuikari

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
856
Reações
1.100
Pontos
594
Galera, alguém aqui trabalha e recebe como PJ (pessoa jurídica) e já trabalhou como CLT e vice e versa?
Qual seria um valor equivalente como PJ de um salário bruto, por exemplo, de 2000 reais em CLT ? Quais as vantagens e desvantagens de mudar de regime?

Sei que essas perguntas não são necessariamente ligadas a TI, mas como tem muita gente na área como PJ resolvi perguntar aqui.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Ta rolando do Curso em Vídeo também.


Eu tava na minha primeira faculdade quando tava numa crise existencial querendo mudar de curso pra TI, achei as aulas do prof. guanabara de HTML, CSS e JS e comecei a cair de cabeça pra saber se era isso que eu queria, essas aulas foram o ponto de partida pra mim e a decisão final pra eu começar tudo de novo do 0 em TI.

Essas aulas reformuladas me dão até uma emoçãozinha, esse cara ai me ajudou pra c***lho, simplesmente mudou minha vida.

Pra quem tá começando, eu recomendaria as aulas de python que ele tem. Front-end não é exatamente programação, quando o cara começar a programar de verdade pode ser que ele tome um susto.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.599
Reações
6.279
Pontos
703
Galera, alguém aqui trabalha e recebe como PJ (pessoa jurídica) e já trabalhou como CLT e vice e versa?
Qual seria um valor equivalente como PJ de um salário bruto, por exemplo, de 2000 reais em CLT ? Quais as vantagens e desvantagens de mudar de regime?

Sei que essas perguntas não são necessariamente ligadas a TI, mas como tem muita gente na área como PJ resolvi perguntar aqui.
Geralmente, tem empresa que iguala o PJ ao CLT, tipo, CLT é 2000 e PJ é 3000, mas PJ não tem décimo terceiro, férias remuneradas, etc... PJ vai ter que pagar passagem do bolso, imposto de renda... Fica zero a zero, porém, quando a empresa contrata um PJ, ela quer um parceiro e não um funcionário, ela quer um parceiro que irá fechar com a empresa em qualquer momento, você vira um prestador de serviço.

Geralmente no TI, as empresas costumam valorizar quem é PJ, pois sabe que o cara tá colocando a cara dele a taca, e CLT, pode se acomodar, etc.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.259
Reações
35.502
Pontos
1.053
Galera, alguém aqui trabalha e recebe como PJ (pessoa jurídica) e já trabalhou como CLT e vice e versa?
Qual seria um valor equivalente como PJ de um salário bruto, por exemplo, de 2000 reais em CLT ? Quais as vantagens e desvantagens de mudar de regime?

Sei que essas perguntas não são necessariamente ligadas a TI, mas como tem muita gente na área como PJ resolvi perguntar aqui.
Já penso diferente do colega acima.
Se é PJ é pra não ter vínculo, justamente pra rescindir contrato a qualquer hora.

De qualquer maneira, quanto a sua dúvida, depende dos benefícios q vc receberia como CLT.

Por exemplo, PLR de x salários, previdência privada com contrapartida, dissídio anual da categoria, plano de saúde, farmácia, refeição, celular com plano de dados ilimitado, etc

Se colocar um mínimo de 1000 refeição, 500 INSS ou previdência, uns 100 mensais pra consultas médicas anuais, transporte, vacinação de gripe anual, acho que só nisso já daria um salário PJ de 4000 (com base em 2000).
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.599
Reações
6.279
Pontos
703
Já penso diferente do colega acima.
Se é PJ é pra não ter vínculo, justamente pra rescindir contrato a qualquer hora.

De qualquer maneira, quanto a sua dúvida, depende dos benefícios q vc receberia como CLT.

Por exemplo, PLR de x salários, previdência privada com contrapartida, dissídio anual da categoria, plano de saúde, farmácia, refeição, celular com plano de dados ilimitado, etc

Se colocar um mínimo de 1000 refeição, 500 INSS ou previdência, uns 100 mensais pra consultas médicas anuais, transporte, vacinação de gripe anual, acho que só nisso já daria um salário PJ de 4000 (com base em 2000).
Exatamente, você tem que ser bom e se garantir, a empresa pode te mandar embora a qualquer momento.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Galera aproveitando o que eu havia postado antes, eu estou me mudando de cidade agora e ficarei em uma cidade próxima a grandes centro aqui do sul Curitiba e Joinville por exemplo, como disse sou formado em ADS mas foi feito via EAD será que compensaria eu entrar novamente em uma faculdade de T.I pública dessas cidades tipo para ou recomeçar por baixo com estágio etc ou ter contato com mais gente na área nessas cidades? Ou melhor focar nos cursos pela internet mesmo, estou fazendo school of nets e tentar montar um portfólio e ir tentando vagas pela net mesmo, lembrando que o meu foco é backend até pq foi o que mais mexi durante a faculdade e no pouco que trabalhei na área. Obrigado!
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Galera aproveitando o que eu havia postado antes, eu estou me mudando de cidade agora e ficarei em uma cidade próxima a grandes centro aqui do sul Curitiba e Joinville por exemplo, como disse sou formado em ADS mas foi feito via EAD será que compensaria eu entrar novamente em uma faculdade de T.I pública dessas cidades tipo para ou recomeçar por baixo com estágio etc ou ter contato com mais gente na área nessas cidades? Ou melhor focar nos cursos pela internet mesmo, estou fazendo school of nets e tentar montar um portfólio e ir tentando vagas pela net mesmo, lembrando que o meu foco é backend até pq foi o que mais mexi durante a faculdade e no pouco que trabalhei na área. Obrigado!
Se for pra fazer faculdade denovo so pelo estagio entao faz outra ead na area mesmo, faculdade presencial não acho que valeria a pena nesse caso.

Nao tem como fazer outra ead? Dai usar ela só pra conseguir estagio, e quando pegar largar ela nao da? Ja que ja tem diploma

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Se for pra fazer faculdade denovo so pelo estagio entao faz outra ead na area mesmo, faculdade presencial não acho que valeria a pena nesse caso.

Nao tem como fazer outra ead? Dai usar ela só pra conseguir estagio, e quando pegar largar ela nao da? Ja que ja tem diploma

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
Daria sim, inclusive acho que as duas faculdades públicas que vi tinha ead em áreas de T.I, eu pensei nisso mesmo se fosse na presencial de conseguir trabalho e trancar e continuar só com trabalho mesmo, mas tipo esse contato pessoal com professores outros alunos e gente da área não me ajudaria de alguma forma? Ou na área de TI isso não ajuda muito? Desculpe tantas perguntas é que estou saindo de outra área, Direito e nela esse contato pessoal é meio que fundamental, obrigado!
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Daria sim, inclusive acho que as duas faculdades públicas que vi tinha ead em áreas de T.I, eu pensei nisso mesmo se fosse na presencial de conseguir trabalho e trancar e continuar só com trabalho mesmo, mas tipo esse contato pessoal com professores outros alunos e gente da área não me ajudaria de alguma forma? Ou na área de TI isso não ajuda muito? Desculpe tantas perguntas é que estou saindo de outra área, Direito e nela esse contato pessoal é meio que fundamental, obrigado!
Na minha opinião, ajudaria sim o contato e networking mas acho que não seria tao importante quanto no direito, mas assim, voce teria que continuar na faculdade presencial por um bom tempo pra conseguir fazer um networking bom, não adiantaria pegar estagio e trancar ela, não acho q vc va conseguir fazer algum networking decente em 6 meses ou pouco mais.

Tambem tem que ver se vai ter aula presencial ano que vem aonde vc estudaria, tem faculdade aqui em SC que não vai ter presencial ainda no inicio do ano que vem, dai no fim voce pagaria uma presencial pra fazer ead, ficaria 6 meses lá ate pegar estagio e trancaria ela, sem ter oportunidade nenhuma de fazer networking. Tem tambem a questao de festas e socializacoes que seria mais facil pra fazer networking e ter contatos na area. E a situacao atual nao é favoravel pra isso, sabe-se lá quando vai voltar ao normal.

Alem disso tem o gasto com a faculdade que seria bem maior na presencial.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Na minha opinião, ajudaria sim o contato e networking mas acho que não seria tao importante quanto no direito, mas assim, voce teria que continuar na faculdade presencial por um bom tempo pra conseguir fazer um networking bom, não adiantaria pegar estagio e trancar ela, não acho q vc va conseguir fazer algum networking decente em 6 meses ou pouco mais.

Tambem tem que ver se vai ter aula presencial ano que vem aonde vc estudaria, tem faculdade aqui em SC que não vai ter presencial ainda no inicio do ano que vem, dai no fim voce pagaria uma presencial pra fazer ead, ficaria 6 meses lá ate pegar estagio e trancaria ela, sem ter oportunidade nenhuma de fazer networking. Tem tambem a questao de festas e socializacoes que seria mais facil pra fazer networking e ter contatos na area. E a situacao atual nao é favoravel pra isso, sabe-se lá quando vai voltar ao normal.

Alem disso tem o gasto com a faculdade que seria bem maior na presencial.
Ah sim, realmente a coisa seria somente para daqui uns 6 meses no mínimo tanto no PR como em SC não creio que volte antes disso a aula mesmo, realmente acho que teria que ficar um ano ou dois no presencial para que isso desse certo, não teria gastos em si com a faculdade pois eu tentaria fazer em uma pública com a UFSC, UDESC UFPR ou UTFPR, só o gasto de moradia (pq comida de qualquer forma eu gasto não importa onde eu esteja kkkkkk) mas isso também da pra caçar alguém pra dividir, mas seria algo pra depois da vacina mesmo. Acho que nesse primeiro semestre vou continuar estudando e tentando me candidatar a uma vaga com o que tenho se não rolar vejo com calma esse negócio do presencial ou EAD no meio do ano. De qualquer forma obrigado pela troca de ideia.
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Esse final de ano, projeto pra entregar até sexta feira, tá corrido demais. Tá faltando muita mão de obra no mercado. Tô fazendo hora extra todos os dias, trabalhando quase todos fds ... Tá complicado essa vida dev.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Esse final de ano, projeto pra entregar até sexta feira, tá corrido demais. Tá faltando muita mão de obra no mercado. Tô fazendo hora extra todos os dias, trabalhando quase todos fds ... Tá complicado essa vida dev.

Tá parecendo mais empresa economizando, muitas fazem isso, preferem ficar dando horas extras do que contratarem mais.

Se isso for uma rotina da sua empresa, comece a jogar currículos e caia fora.
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Tá parecendo mais empresa economizando, muitas fazem isso, preferem ficar dando horas extras do que contratarem mais.

Se isso for uma rotina da sua empresa, comece a jogar currículos e caia fora.

Nós avaliamos provas de candidatos. Dificilmente conseguem tirar mais do q 5 em uma vaga de react Jr. Tá bem crítico o mercado. Dev minimamente bom, q faça uso de clean code, saiba estruturar um código e não se perca pra resolver problemas de lógica tá difícil encontrar.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.607
Pontos
1.179
Nós avaliamos provas de candidatos. Dificilmente conseguem tirar mais do q 5 em uma vaga de react Jr. Tá bem crítico o mercado. Dev minimamente bom, q faça uso de clean code, saiba estruturar um código e não se perca pra resolver problemas de lógica tá difícil encontrar.
Meu superior falou a mesma coisa para mim umas semanas atrás.
Aparece um pessoal que não sabe o básico do básico.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.133
Reações
17.434
Pontos
1.444
Nós avaliamos provas de candidatos. Dificilmente conseguem tirar mais do q 5 em uma vaga de react Jr. Tá bem crítico o mercado. Dev minimamente bom, q faça uso de clean code, saiba estruturar um código e não se perca pra resolver problemas de lógica tá difícil encontrar.
Meu superior falou a mesma coisa para mim umas semanas atrás.
Aparece um pessoal que não sabe o básico do básico.

Desenvolvimento tá sendo área mais rápida para se colocar para quem trabalha com TI. Ai muito cara que só fazia feijão com arroz tá fazendo uns cursos aleatórios e dando aquela atualizada no curriculum... mas nem se dedicam para aprender de verdade nem mexem com isso no dia a dia.

Danado que até eu voltei a fazer programa (:kgay). Mas no meu caso é pensando em infra as code mesmo. Foi-se o tempo de fazer script basicão.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.561
Reações
91.774
Pontos
1.254
Desenvolvimento tá sendo área mais rápida para se colocar para quem trabalha com TI. Ai muito cara que só fazia feijão com arroz tá fazendo uns cursos aleatórios e dando aquela atualizada no curriculum... mas nem se dedicam para aprender de verdade nem mexem com isso no dia a dia.

Danado que até eu voltei a fazer programa (:kgay). Mas no meu caso é pensando em infra as code mesmo. Foi-se o tempo de fazer script basicão.

Outro problema também é que só o eixo SUL/SUDESTE é que investe massivamente em desenvolvimento, aí um cara random morando no nordeste como eu quer agilizar logo o aprendizado para ir morar nesses lugares e só vai saber o basicão para ser recolocado no mercado de trabalho o mais rápido possível.

Se for em outra área de T.I. as empresas também não são nada generosas e exigem certificações até o talo, ora, se o cara mal tem dinheiro para se sustentar como vai pagar um certificado? Essa semana vi uma vaga de emprego aqui do lado (Recife) em monitoramento de sistemas e exigia o básico da certificação de Zabbix e le eu curioso fui ver o quanto custa o certificado e eis que me deparo com isso:

Captura-de-tela-2020-12-14-101211.png


Eu como tenho conhecimento intermediário no Zabbix (graças ao estágio atual + cursos feitos por fora) teria que realizar a primeira certificação + essa segunda certificação de baixo, o que ficaria entorno de R$10.000,00

Captura-de-tela-2020-12-14-101310.png
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.133
Reações
17.434
Pontos
1.444
Outro problema também é que só o eixo SUL/SUDESTE é que investe massivamente em desenvolvimento, aí um cara random morando no nordeste como eu quer agilizar logo o aprendizado para ir morar nesses lugares e só vai saber o basicão para ser recolocado no mercado de trabalho o mais rápido possível.

Se for em outra área de T.I. as empresas também não são nada generosas e exigem certificações até o talo, ora, se o cara mal tem dinheiro para se sustentar como vai pagar um certificado? Essa semana vi uma vaga de emprego aqui do lado (Recife) em monitoramento de sistemas e exigia o básico da certificação de Zabbix e le eu curioso fui ver o quanto custa o certificado e eis que me deparo com isso:

Captura-de-tela-2020-12-14-101211.png


Eu como tenho conhecimento intermediário no Zabbix (graças ao estágio atual + cursos feitos por fora) teria que realizar a primeira certificação + essa segunda certificação de baixo, o que ficaria entorno de R$10.000,00

Captura-de-tela-2020-12-14-101310.png

Nem é certificações, é QI.

Eu tenho até a CySA+ da comptia (mais outras certificações de rede, ISO e cloud) e tô tendo trabalho de me recolocar na área de segurança, mesmo junior (atualmente sou infra puro no cargo, mas uns 90% sec nas atividades). O que eu tenho feito é aproveitar os eventos online e linkedin para fazer networking.

Vou tirar minha CISSP e onde estou o pessoal não tem pretensão de mudar meu cargo para Sec... Mesmo estando disposto a ganhar "menos" tá difícil achar espaço para entrar na área.

Sobre a cert do zabbix, não esquece de computar o custo da viagem. Não sei se estão fazendo remoto agora mas da ultima vez que vi era só presencial e o canto mais perto para fazer era Fortaleza. (E na boa, zabbix eu nem acho que a certificação tem tanto valor, pessoal quer ver na prática mesmo).
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.133
Reações
17.434
Pontos
1.444
Nem sabia que o Zabbix tinha certificado. É tão simples usar ele.

Tudo em Ti tem certificação. :klingua
(só não dá para dizer se vale a pena se certificar)

Agora, certificação serve mesmo para chamar a atenção naquele monte de cv's que as empresas recebem. Tem muito braindump por ai, pessoal só vai dar valor se você provar o conhecimento.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.259
Reações
35.502
Pontos
1.053
Tudo em Ti tem certificação. :klingua
(só não dá para dizer se vale a pena se certificar)

Agora, certificação serve mesmo para chamar a atenção naquele monte de cv's que as empresas recebem. Tem muito braindump por ai, pessoal só vai dar valor se você provar o conhecimento.

uns anos atrás a Spread estava participando de uma licitação e precisava ter x profissionais certificados MS.
Na época ela contratou uns 30 de uma vez, nem tinha projeto pra alocar tanta gente, uns foram pra help desk outros se recusaram (meu caso), aí quando deu os três meses de experiência, com ainda não tinha saído o resultado ela demitiu boa parte (mas nisso ela já tinha passado pra outra fase).

acho que as vezes pra consultoria, ela precisa ter profissionais certificados pra participar de editais, então pode ser uma boa ter cetificação mesmo que só no papel.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.133
Reações
17.434
Pontos
1.444
uns anos atrás a Spread estava participando de uma licitação e precisava ter x profissionais certificados MS.
Na época ela contratou uns 30 de uma vez, nem tinha projeto pra alocar tanta gente, uns foram pra help desk outros se recusaram (meu caso), aí quando deu os três meses de experiência, com ainda não tinha saído o resultado ela demitiu boa parte (mas nisso ela já tinha passado pra outra fase).

acho que as vezes pra consultoria, ela precisa ter profissionais certificados pra participar de editais, então pode ser uma boa ter cetificação mesmo que só no papel.

Eu concordo contigo. Só estou dizendo que se certificar não é prova cabal de competência, os braindrumps desvalorizaram muito o peso delas, pela minha experiência ao menos.

Ainda assim, tenho algumas e pretendo tirar outras. As vezes só ter o nome cisco, microsoft ou qualquer outra no currículo é o suficiente para fazer em alguma fase mais avançada da seleção para ai sim mostrar que tem valor.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.829
Reações
10.992
Pontos
753
Galera, sou formado em ADS desde 2018 e até agora não consegui emprego na área. Sei que minha cidade é fraca pra vagas desse tipo, mas estou bem desanimado e perdido.
As únicas vagas que vejo vez ou outra, é pra desenvolvedor web, mas com experiência e que já manje das linguagens.
Não sei se é pra mim a carreira de desenvolvedor, as vezes tento parar pra estudar mas é tanta linguagem, ferramentas e coisas que pedem, que acabo desistindo. É osso tentar aprender algo sem incentivo.
Já pensei em uma pós tbm, mas vejo que pra T.I é meio que "perca de tempo", pois o que vale é certificado e o que vc sabe fazer.
Faculdade complementar talvez?
Tenho em mente administração ou publicidade e propaganda, pra largar de vez a área...

Alguém que já passou por isso pra me dar uma luz?
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.738
Reações
6.823
Pontos
353
TI é uma área complicada, quando se inicia uma faculdade, a pessoa já tem que começar a correr atrás de um estágio, não importa se é para ganhar pouco, se é para ganhar menos do que já ganha, tem que aceitar a começar bem debaixo ou dar uns passos para trás. Tem gente que trabalha até de graça para adquirir experiência.

É claro que quando a pessoa já começa meio tarde, já tem família para sustentar, contas a pagar, fica quase impossível.

Mas no geral é isso, experiência é tudo, se sair da faculdade sem ter feito nem um mísero estágio pode chorar.... ou se esforçar 100x mais.

Ah, e sempre fugir dos estágios que pedem "Programador" e vc fica o dia inteiro escaneando documentos ou algo do tipo.
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.133
Reações
17.434
Pontos
1.444
Galera, sou formado em ADS desde 2018 e até agora não consegui emprego na área. Sei que minha cidade é fraca pra vagas desse tipo, mas estou bem desanimado e perdido.
As únicas vagas que vejo vez ou outra, é pra desenvolvedor web, mas com experiência e que já manje das linguagens.
Não sei se é pra mim a carreira de desenvolvedor, as vezes tento parar pra estudar mas é tanta linguagem, ferramentas e coisas que pedem, que acabo desistindo. É osso tentar aprender algo sem incentivo.
Já pensei em uma pós tbm, mas vejo que pra T.I é meio que "perca de tempo", pois o que vale é certificado e o que vc sabe fazer.
Faculdade complementar talvez?
Tenho em mente administração ou publicidade e propaganda, pra largar de vez a área...

Alguém que já passou por isso pra me dar uma luz?

No seu caso, eu tentaria alguns freelas para ganhar experiência, monta teu portfolio e facilita um monte quando precisar provar tua experiência.

Se for para estudar algo, focaria em 3 tópicos, desenvolvimento seguro, boas práticas/código limpo, e desenvolvimento ágil (scrum, kanban, etc). Na verdade, independente do que escolher, é bom ter uma noção do manifesto ágil quando participar de qualquer seleção.

E, não se prende a sua cidade, desenvolvimento é onde tem mais vaga para trabalho remoto. Só dá aquela arrumada no linkedin para ter certeza que tá tudo ok.
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734

Pode me chamar de chato pra c***lho, mas não, ninguém vira fullstack em três meses.

Esse conceito de fullstack tem sido muito banalizado ultimamente. Um fullstack de verdade é um cara que cobre muito bem qualquer ponta de um sistema. Tanto que na minha visão, não tem como existir "fullstack junior". Você dominar só um ponto do desenvolvimento (backend, por exemplo) já é foda pra c***lho, vem muito com o tempo, com experiência. Aí esses caras que vendem cursos prometem esse monte de bobagem porque realmente é tentador quando se vê isso.

O que eu sugiro é não abraçar o mundo inicialmente. Começa por uma ponta (backend, frontend, banco de dados, infra etc) e vai se aprofundando nisso, com o progresso em qualquer um desses caminhos você acaba esbarrando nos outros e aos poucos as peças vão se juntando.

Mas isso é minha visão, talvez eu que tenha o conceito definido de forma errada na minha cabeça.

Eu no seu lugar não iria por aí. A grade parece legal, realmente o curso parece cobrir muita coisa. Mas com certeza vai ser tudo extremamente superficial, e sem a teoria acho que você pode ficar muito preso às tecnologias que o cara utilizar no curso.

Se você nunca programou, tenta encontrar uns materiais de lógica de programação, estrutura de dados, paradigmas de programação, faz uma caralhada de exercícios de lógica em diversas linguagens (pra focar mais na solução e não ficar preso à sintaxe/semantica de uma linguagem específica). Aqui vou deixar dois links de exercícios de lógica (do básico ao avançado). Parecebem bobos, mas me ajudaram pra c***lho na época da faculdade:


Se você já programa, escolhe uma linguagem e se aprofunda mais nela, estuda como fazer integrações com bancos de dados, como fazer deploy das aplicações feitas com essa linguagem, como disponibilizar endpoints, padrões de projetos e tal.

Não tem atalho nem caminho fácil. É difícil começar, mas vai ficando mais agradável conforme você progride.
 
Topo Fundo