Contra a Microsoft, o
Switch é, no Japão, e somente nele (que eu saiba), portátil, e não interessa se o Lite vende menos, já que o Vanilla é
também portátil, só daria pra concluir algo se o Vanilla fosse só Home; não interessam as vendas de Ring Fit Adventure, que não são over em relação ao histórico de 5 milhões de consoles de mesa, que é o que a Nintendo conseguiu emplacar nos últimos 30 anos no setor. Existem inúmeras evidências disso, indiretas e diretas, demográficas e acadêmicas, mais detalhes nesse tópico aqui:
PlayStation está em “declínio decisivo” no Japão Desde a era do PS3 a marca anda em queda no mercado japonês De acordo com dados apresentados por Hideki Yasuda, do Ace Economic Research Institute (via Famitsu), a PlayStation está em um "declínio decisivo" no Japão. O analista diz que
PS5 se...
forum.outerspace.com.br
... em discussão com o Queiroga, mas aviso que não vale a pena ler isso tudo, perda de tempo.
Dizendo de outra forma: “se a Sony tivesse dado ao Japão 280 mil unidades por mês nesse começo de Gen, por conseguinte tirando-as dos outros territórios, o resultado final da geração dela no Oriente seria o mesmo que dando 100 mil por mês, que é o que ela está fazendo agora”
Sim, o
PS5 está sozinho em posicionamento de mercado no Japão, ao contrário do PS4, que teve o WiiU, do PS3, que teve o Wii, e do PS2, que teve o Gamecube. Eu entendo que ele vai vender o que tiver que vender de saturação, com margem pequena de oscilação, independentemente de o
Switch existir ou não, porque ocupa outro setor. Isso deve dar 20% a mais ou a menos do PS4, aproximadamente. A Sony, justamente sabendo disso, deu as unidades que deveriam ser do Japão pra onde uma concorrência direta existe, quando a produção estabilizar, ela manda mais pra sua terra natal, porque os consumidores vão esperar, isso vai ser provado ao final da gen.
A estratégia foi correta, tivesse ela desviado, dos 8 milhões de consoles que conseguiu produzir até aqui, digamos, 1.5 mi pro Japão, ela estaria atrás da Microsoft no UK e nos EUA, sem que isso modificasse o status final dela no mercado nipônico ao final da gen. Conversemos novamente em 5 anos.