Após gastar um save atoa com Beyond Good & Evil, aproveitando o anúncio do remake, resolvi jogar
Prince of Persia: The Sands of Time pela primeira vez e, olha, eu queria ter feito isso muito antes pois ele é simplesmente sensacional. Sem dúvida nenhuma, é um dos melhores games que joguei.
A jogabilidade é mais ou menos uma fusão dos
Prince of Persia clássicos com títulos como Tomb Raider, tendo o foco principal em percorrer as áreas do game através de saltos arriscados, escaladas e resolução de puzzles. Se me lembro bem, Uncharted é um título moderno bem parecido com ele em termos de gameplay.
Sands of Time possuí um recurso bem diferente desses jogos, no entanto: Caso caia de altura bem grande durante um pulo (algo que deve acontecer bastante graças aos ângulos horríveis que a câmera costuma se fixar) ou morrer por qualquer outro motivo, dependendo do nível de areia na sua adaga, você pode voltar alguns segundos no tempo e tentar de novo. Você também pode usar essa habilidade com inimigos para conservar saúde e ficar vivo por mais tempo quando muitos deles te atacarem.
Os visuais do jogo são fantásticos para 2003. Não sei se a versão Game Cube é uma das melhores nesse quesito, porém gostei demais do que eu vi. Os modelos dos personagens mostram um pouco da passagem do tempo, mas a direção de arte com tema árabe ainda continua 10/10.
Além dos ângulos muito afastados e confusos da câmera, diria que minha maior crítica ao jogo são os glitches. O pior que tive foi um onde a Farah (uma personagem que vai te acompanhar durante a história) sempre se jogava num abismo de espinhos, causando Game Overs. Por sorte, ele se resolveu sozinho após um reset.
Resumindo: Mesmo com seus problemas,
AMEI Sands of Time, recomendo e mal posso esperar para jogar as sequências. Espero que sejam tão boas quanto ele!