desculpa aí a coveirada suprema mas eu queria catar esse jogo mas por diversas vezes fico desanimado com esse lance do bicho levar 15 vezes até lhe obedecer.....
Game com design perfeito. Os problemas desse jogo são de cunho técnico e de câmera, mas no design e conceito ele brilha muito, e não atoa é merecidamente um dos mais importantes da geração.
A criatura te obedecer seria erro de design grosseiro. Até porque subverte a premissa bolada, seria como um compositor sentar pra escrever um rock progressivo e sair com um pagode da cartola, e ainda por cima achar que só porque pagode diverte mais a meninada e os dançarinos mirins é que o objetivo do projeto foi cumprido.
Lembre-se,
você controla o garoto, e não Trico. Os controles do garoto, que é o que precisa, são responsivos. Lembre-se,
a criatura é irracional. Lembre-se,
ela a princípio te odeia, e progressivamente passa a desconfiar de você. Depois dum determinado ponto da história, o bond é estabelecido (esse ponto você perceberá na hora, já que há uma mudança nas mecânicas e um ponto de evento onde novos comandos fazem-se disponíveis),
a criatura passa a te obedecer melhor, e até mesmo a caminhar pelo cenário sozinha, sem que você indique.
Se esse jogo tivesse sido executado por um designer de joguinho, aqueles pobres coitados que pensam pequeno e têm qualidade inferior, o Trico te obedeceria que nem um carrinho de controle remoto, e não só o jogo seria pior, como ele estaria completamente estragado do ponto de vista de design. Seria injogável. A criatura não te obedecer é sinal de elevação, superioridade, esmero, ambição e qualidade maior. Se ela te desobedecer não te agradar, não tem problema você desgostar disso, mas ela virar um robozinho é erro grotesco, seria como um shooter cuja mecânica de tiro fosse completamente broken.
Graças a Deus esse game não caiu na mão dum designer de joguinho, e sim nas palmas divinas do Ueda. Se bem que um designer de joguinho sequer tentaria bolar essa premissa extremamente ambiciosa.