O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Emuladores para PCs [+RetroArch]

Skyleth

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
0
Pontos
61
O jogo que baixou do pessoal que traduziu é .cue e .bin? Está fora do zip?

Se foi do pessoal que traduziu deve estar certo, mas é uma possibilidade: abra o .cue com o bloco de notas, e veja se tem algo assim:
FILE "NomeDoSeuJogo.bin" BINARY
Veja se o nome confere com o arquivo bin, e veja se não tem algum diretório apontando tipo "D:\emulador\ps1\roms\NomeDoSeuJogo.bin", pois não precisa.

Caso esteja tudo certo, o que acontece ao rodar o .cue? O RetroArch fecha sozinho ou aparece alguma tela preta?

É .cue e .bin tem os dois arquivos, e eu descompactei, ta fora do zip.
No bloco de notas eu abri e tá tudo certo, o nome ta certo tbm. Ele está FILE "NomeDoSeuJogo.bin" BINARY
O RetroArch fecha sozinho quando eu executo o .cue
 

VTR360

Bam-bam-bam
Mensagens
53
Reações
55
Pontos
438
Tive esse problema com uma iso traduzida do Crash 2 e dois patches de Winning Eleven, passei as isos no ECC Regen e depois que corrigiu os erros elas rodaram no Beetle PSX HW, só uma iso só com a tradução do Winning Eleven 2002 que não consegui fazer rodar nem por reza, nesse caso setei só esse jogo para o pcsx rearmed que rodou sem problemas porém sem as vantagens do Beetle PSX HW. Inclusive as que rodaram foram em .pbp mas no ECC Regen precisa ser .bin
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
É .cue e .bin tem os dois arquivos, e eu descompactei, ta fora do zip.
No bloco de notas eu abri e tá tudo certo, o nome ta certo tbm. Ele está FILE "NomeDoSeuJogo.bin" BINARY
O RetroArch fecha sozinho quando eu executo o .cue
Se está tudo certo e funciona com o jogo em inglês, não sei o que pode ser.
Você pode tentar baixar outro core como o Beetle PSX (sem ser o HW) ou PCSX Rearmed e ver se funciona lá, ou até tentar pelo epsxe. Se não rodar em nada é possivel que o arquivo esteja corrompido. Aliás, por algum motivo mesmo corrompido, outros emuladores rodam e o Beetle não. Neste caso você pode buscar somente o patch de tradução e você mesmo aplicar no jogo americano.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
Vale a pena lembrar que o cue tem que estar com a extensão do arquivo bin idêntico ao arquivo. Se no cue estiver ".BIN" e o arquivo estiver ".bin" não funciona
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.767
Pontos
753
E não esquecer de no .cue o nome do(s) binário(s) estar entre aspas duplas se tiver espaço no nome. Nunca tive problemas no Beetle.
 

Skyleth

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
0
Pontos
61
Gente não consegui configurar é o .bin mesmo, então coloquei pra rodar no epsxe, mas os polígonos do gráfico ficam tremendo em algumas partes. Tem como arrumar isso na configuração do drive de video?
 


Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Gente não consegui configurar é o .bin mesmo, então coloquei pra rodar no epsxe, mas os polígonos do gráfico ficam tremendo em algumas partes. Tem como arrumar isso na configuração do drive de video?
ePSXe não tem muita melhora nesse sentindo, mas em Options > GTE hacks > Subpixel Precision já ajuda um pouco.
 
Ultima Edição:

Skyleth

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
0
Pontos
61
Pois é já está nessa configuração. Mas obrigada mesmo assim.
 

Skyleth

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
0
Pontos
61
Tive esse problema com uma iso traduzida do Crash 2 e dois patches de Winning Eleven, passei as isos no ECC Regen e depois que corrigiu os erros elas rodaram no Beetle PSX HW, só uma iso só com a tradução do Winning Eleven 2002 que não consegui fazer rodar nem por reza, nesse caso setei só esse jogo para o pcsx rearmed que rodou sem problemas porém sem as vantagens do Beetle PSX HW. Inclusive as que rodaram foram em .pbp mas no ECC Regen precisa ser .bin

Então eu passei no ECC Regen, mas não adiantou, acho que é porque a rom é modificada. No pcsx rearmed roda, mas o grafico horrivel
 

Skyleth

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
0
Pontos
61
Vou colocar meu setup aqui e por favor vocês me dizem se ele é bom ou não pra emular?

Processador Intel core i7-6500U 2.50GHz 2.60GHz 2 núcleos 4 processadores lógicos
Ram: 8Gb
Placa de video: NVidia GeForce 940M
HD: 1 Tb
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.767
Pontos
753
Vou colocar meu setup aqui e por favor vocês me dizem se ele é bom ou não pra emular?

Processador Intel core i7-6500U 2.50GHz 2.60GHz 2 núcleos 4 processadores lógicos
Ram: 8Gb
Placa de video: NVidia GeForce 940M
HD: 1 Tb
Sim, tem bastante sistemas que poderá emular bem, os de última geração, e PS3 acredito que não terá bons resultados. Até PS2 é festa. Minha config. aqui não é tão distante da tua.
Uso uma GTX 550 Ti, por exemplo.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Sim estava tudo certo, ao que parece é roms traduzidas mesmo que não roda
Fui verificar e a imagem do jogo está corrompida. Img burn dá erro, cdmage dá erro e fecha, e o isobuster mostrou isso:
Código:
CD appears to be 86.14% readable (or 13.86% unreadable)
263,780 sector(s) appear to be readable
42,447 sector(s) appear to be unreadable

Definitivamente não é erro do beetle. Nem o imgburn consegue criar uma imagem se der mount. E sinceramente não sei nem como outros emuladores rodam, mas é provável que dê erro em algum lugar.

Tenho alguns jogos traduzidos de jap para inglês, e nenhum deu erro no beetle. Fui atrás e infelizmente a equipe de tradução desse jogo não disponibiliza um patch do tipo .ppf para se aplicar no original, e só dá o jogo traduzido (o que é ilegal).
 

Striderryu

Veterano
Mensagens
99
Reações
124
Pontos
128
Pessoal, estou aproveitando o tópico para tentar resolver um problema aqui que estou tendo para rodar um certo jogo de SNES no Retroarch... tentei em vários emuladores internos de SNES no Retroarch para rodar o Tengai Makyou Zero, também conhecido como Far East of Eden mas nunca consegui passar daquela tela preta de SPC7110 reset e backup data... tem alguém aí que consegue rodar esse jogo no Retroarch? Vlw.

118140118141
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Pessoal, estou aproveitando o tópico para tentar resolver um problema aqui que estou tendo para rodar um certo jogo de SNES no Retroarch... tentei em vários emuladores internos de SNES no Retroarch para rodar o Tengai Makyou Zero, também conhecido como Far East of Eden mas nunca consegui passar daquela tela preta de SPC7110 reset e backup data... tem alguém aí que consegue rodar esse jogo no Retroarch? Vlw.

Visualizar anexo 118140Visualizar anexo 118141
. Abre o jogo e vai pedir para apertar o A, vai no menu do RA (F1) e dê um reset/restart;
. Agora vai pedir para apertar o B, aperte e tudo estará funcionando, se não estiver dê mais um reset.
 

Striderryu

Veterano
Mensagens
99
Reações
124
Pontos
128
Desculpe a demora para responder mas não funcionou, tentei em dois emuladores internos, o bsnes e o Snes9x - Current e quando eu aperto o A e dou reset, ele volta a pedir para apertar o A novamente por mais vezes que eu reseto é sempre a mesma coisa.
Para mais infos, estou usando uma rom traduzida em formato único .sfc de 7MB. Imagino que não seja mais necessário usar, mas no mesmo diretório também tem os arquivos .BML e XML
Está funcionando para você para qual emulador? É uma rom única ou é daquelas divididas em várias partes?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Desculpe a demora para responder mas não funcionou, tentei em dois emuladores internos, o bsnes e o Snes9x - Current e quando eu aperto o A e dou reset, ele volta a pedir para apertar o A novamente por mais vezes que eu reseto é sempre a mesma coisa.
Para mais infos, estou usando uma rom traduzida em formato único .sfc de 7MB. Imagino que não seja mais necessário usar, mas no mesmo diretório também tem os arquivos .BML e XML
Está funcionando para você para qual emulador? É uma rom única ou é daquelas divididas em várias partes?
Core: bsnes (somente bsnes)
Rom japonesa, única

Aqui funciona normalmente, vai revezando entre A e B e resetando que o jogo entra. Parece ser assim no próprio console. Tente apagar esses arquivos extras, só precisa da rom.
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.198
Reações
1.717
Pontos
253
Fala galera, deu vontade de jogar mega drive, o emulador mais indicado na primeira página do tópico segue sendo a melhor opção? Quais vocês utilizam? Valeu
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Fala galera, deu vontade de jogar mega drive, o emulador mais indicado na primeira página do tópico segue sendo a melhor opção? Quais vocês utilizam? Valeu
Sim, eu tento manter o tópico mais ou menos atualizado.

Genesis Plus GX no RetroArch é a melhor opção.

Você pode também testar o BlastEm, tanto no RetroArch quanto o emulador separado.

 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.198
Reações
1.717
Pontos
253
@Axel Stone, deixei de preguiçar e fui testar os emuladores, pra ver qual eu gostava mais. Eu já tentei diversas vezes me acostumar com a interface do RetroArch, mas não dá, kkkk, e embora pareça ser menos prático, eu prefiro softwares independentes. Acabei optando pelo Kega Fusion para Mega Drive, que apesar de ser ter sido abandonado a um tempo já, ele é ok, interface bem simples, mas com opções interessantes.

O BlasEm parece ter potencial, mas ainda tá muito verde, e faz tempo que não recebe atualização também, talvez não amadureça.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
@Axel Stone, deixei de preguiçar e fui testar os emuladores, pra ver qual eu gostava mais. Eu já tentei diversas vezes me acostumar com a interface do RetroArch, mas não dá, kkkk, e embora pareça ser menos prático, eu prefiro softwares independentes. Acabei optando pelo Kega Fusion para Mega Drive, que apesar de ser ter sido abandonado a um tempo já, ele é ok, interface bem simples, mas com opções interessantes.

O BlasEm parece ter potencial, mas ainda tá muito verde, e faz tempo que não recebe atualização também, talvez não amadureça.
Se você quer o melhor, seria no RetroArch, leva um tempo pra se acostumar mas depois que acostuma não tem volta. As melhorias são muitas, shaders, run-ahead, eliminar o dithering, colocar transparência, salvar setting por jogo, etc. Talvez vc goste mais da interface windows do RA (aperte F5) ou talvez outra gui do RA, (vá em settings > drivers > menu).

Realmente BlastEm é bem verde em opções. Mas não faz muito tempo que é atualizado, tem só 2 meses. Pegue uma versão nightly: https://www.retrodev.com/blastem/nightlies/

Kega Fusion esse sim foi abandonado a 10 anos, é o menos preciso e embora não perceba se não colocar lado a lado, estará jogando com timings errados e audio diferente do console. Mas se não liga e se é o que te agrada, é o que importa.
 
Ultima Edição:

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.198
Reações
1.717
Pontos
253
Se você quer o melhor, seria no RetroArch, leva um tempo pra se acostumar mas depois que acostuma não tem volta. As melhorias são muitas, shaders, run-ahead, eliminar o dithering, colocar transparência, salvar setting por jogo, etc. Talvez vc goste mais da interface windows do RA (aperte F5) ou talvez outra gui do RA, (vá em settings > drivers > menu).

Realmente BlastEm é bem verde em opções. Mas não faz muito tempo que é atualizado, tem só 2 meses. Pegue uma versão nightly: https://www.retrodev.com/blastem/nightlies/

Kega Fusion esse sim foi abandonado a 10 anos, é o menos preciso e embora não perceba se não colocar lado a lado, estará jogando com timings errados e audio diferente do console. Mas se não liga e se é o que te agrada, é o que importa.
Desde do momento que eu comentei eu fui dá MAIS UMA chance ao RetroArch... E estou começando a acostumar, até gostei da ideia de deixar todos os emuladores em um só programa, mas ainda estou tendo um pequeno problema com reconhecimento dos jogos. Na pasta do Super Nintendo que tenho 25 roms, só reconheceu 3. Eu exibi o menu desktop e adicionei manualmente a pasta, aí ficaram todos listado e executando, ficaram sem as capas, ok, sem problemas, não sou perfeccionista, mas essa é a melhor maneira mesmo? Tem como deixar automático para qualquer novo arquivo na pasta já reconhecer ou vou ter que adicionar um por um? mesma coisa das capas caso queira?

Resolvendo esse problema do reconhecimento dos jogos acho que vou ficar com o RetroArch mesmo. Sobre melhorarias, fico bem satisfeito apenas com filtro bilinear (que já ativei nas configurações gerais do RetroArch) e scanlines beeeemm discretas (ainda fuçando).
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Desde do momento que eu comentei eu fui dá MAIS UMA chance ao RetroArch... E estou começando a acostumar, até gostei da ideia de deixar todos os emuladores em um só programa, mas ainda estou tendo um pequeno problema com reconhecimento dos jogos. Na pasta do Super Nintendo que tenho 25 roms, só reconheceu 3. Eu exibi o menu desktop e adicionei manualmente a pasta, aí ficaram todos listado e executando, ficaram sem as capas, ok, sem problemas, não sou perfeccionista, mas essa é a melhor maneira mesmo? Tem como deixar automático para qualquer novo arquivo na pasta já reconhecer ou vou ter que adicionar um por um? mesma coisa das capas caso queira?

Resolvendo esse problema do reconhecimento dos jogos acho que vou ficar com o RetroArch mesmo. Sobre melhorarias, fico bem satisfeito apenas com filtro bilinear (que já ativei nas configurações gerais do RetroArch) e scanlines beeeemm discretas (ainda fuçando).
No retroarch não uso playlists, uso load content. Mas só vai reconhecer para pegar as capinhas se o nome das roms forem de acordo com No-Intro. Acho que tem tools para converter isso. Apertando F5, talvez fica mais fácil de manusear as capas, adicionar, etc.

Para uma coleção de roms, uso Launchbox, que é bem fácil de configurar e tem uma ótima interface com capinhas. Quando você clica 2x no jogo, já abre direto sem nem ver a interface do RA ou outro emulador.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.767
Pontos
753
Organizo em diretórios e vou em load content também aqui. Interface do Retroarch é mais questão de costume, pois ela é boa e organizada. Eu aqui configuro shaders por core e salvo, cada vez que carrego o jogo naquele core já está configurado certo. Eu aqui quando comecei no RA não penso em trocar por nada.
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.198
Reações
1.717
Pontos
253
No retroarch não uso playlists, uso load content. Mas só vai reconhecer para pegar as capinhas se o nome das roms forem de acordo com No-Intro. Acho que tem tools para converter isso. Apertando F5, talvez fica mais fácil de manusear as capas, adicionar, etc.

Para uma coleção de roms, uso Launchbox, que é bem fácil de configurar e tem uma ótima interface com capinhas. Quando você clica 2x no jogo, já abre direto sem nem ver a interface do RA ou outro emulador.
Blz. Bem, da forma que estou utilizando está ok, tô satisfeito. Já instalei e configurei o Sega Genesis, o MGBA e o Snes 9X. Mega Drive e GBA o escaneamento reconhece todos os jogos e coloca capinha bonitinho, mas os de Super Nintendo não reconhece quase nenhum, mas adicionando manualmente roda de boas, só fica sem a capinha. Vou experimentar conseguir as roms de outra maneira, pra ver se reconhece no retroarch, mas isso é capricho... Mais uma vez valeu obrigado @Axel Stone pelas respostas.

Eu prefiro ter só os emuladores e jogos que uso, então baixar packs não resolve pois pra mim fica muito poluído e pouco funcional.
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.198
Reações
1.717
Pontos
253
Organizo em diretórios e vou em load content também aqui. Interface do Retroarch é mais questão de costume, pois ela é boa e organizada. Eu aqui configuro shaders por core e salvo, cada vez que carrego o jogo naquele core já está configurado certo. Eu aqui quando comecei no RA não penso em trocar por nada.
Então você executa os jogos direto no load content, sem fazer escaneamento ou adicionando manualmente? É isso?
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.198
Reações
1.717
Pontos
253
Qual dessas duas imagens vocês acham melhor? com os pixels mais visíveis ou mais redondinho?
 

Anexos

  • Aladdin (U) [!]-200512-191546.png
    Aladdin (U) [!]-200512-191546.png
    648,2 KB · Visualizações: 23
  • Aladdin (U) [!]-200512-191616.png
    Aladdin (U) [!]-200512-191616.png
    669,7 KB · Visualizações: 20

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.198
Reações
1.717
Pontos
253
Depois de testes e mais testes, incluindo filtros como hq2x, scanlines, tela curva estilo crt... etc, etc... cheguei a conclusão que para mim funciona melhor sem shaders apenas com o filtro bilinear ativado nas configurações gerais do RetroArch. Alguns jogos ficam com alguns pixels "a mostra" mas isso não é problema, faz parte do jogo, achei melhor do que imagem "lavada".

Scanlines escurecem a tela e eu não curto isso, em jogos atuais eu sempre subo o brilho, por exemplo.

Apenas o bilinear do RetroArch tá perfeito pra mim aqui.
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
569
Pontos
293
Fui testar Chrono Cross no Beetle PSX HW pelo Retroarch usando overclock para conseguir 60fps e para minha surpresa, meu pc não aguentou a paulada.
Minha config: I7 7700HQ, 8GB RAM, gtx1060 6GB




O cara do video usou uma config um pouco semelhante a minha, diferença é que a dele é um I7 7700K e 16GB Ram.
Usei os mesmos assets que o dele (ta na descrição do video) no modo Vulkan e o jogo só atinge 60fps em algumas partes, alem de ter muito stutter, nas batalhas então, fica sofrível. Mesmo abaixando a qualidade gráfica para nativo fica pesado.
Alguem aqui conseguiu a proeza de rodar esse jogo lisinho como no video?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.767
Pontos
753
@FatallKill pode ser algum shader que pesou aí. Tenta com o Beetle normal, sem o HW.

Qual dessas duas imagens vocês acham melhor? com os pixels mais visíveis ou mais redondinho?
Sendo sincero, no meu gosto pessoal nenhum hehe. Uso shader para simular tubão aqui, com CRT-Lottes normalmente (o fast porque não aguenta o normal a minha placa, mas já fica ótimo o efeito). Scanlines gera um efeito inferior, na minha opinião. Exemplo com shader:
8VKNyCn.png
Xrevdst.png

Brincando com shaders no RA tu pode chegar a um resultado deste nível, por exemplo, simulando tela do modelo inicial do Gameboy. É literalmente shader + overlay com resultado perfeito.
BSyqwQg.png

E é só ir em load content e escolher o core mesmo. Jogos que tu joga bastante pode adicionar nos favoritos e daí é litealmente só ir nos favoritos e dar play, já vem com core configurado.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Qual dessas duas imagens vocês acham melhor? com os pixels mais visíveis ou mais redondinho?
Vai de gosto pessoal. Entre as duas, melhor o pixel puro.

Mas saiba que os jogos foram feitos para tirar proveito de tvs crt, então um bom shader crt faz parte do que a produtora estava pensando e em alguns casos faz uma boa diferença. Ex.: Dithering, Color Correction, Scanlines, etc. Claro, é questão de costume e gosto.

619f607d6069bf6dfc7cadf466c0706c42d0a19c_2_690x187.png


gc0vsn8zqky11.jpg
odallus01ropvg.png


Claro, tem um certo exagero nessas imagens, mas é um caso a se pensar.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Retroarch 1.8.6 foi lançado e entre as melhorias está a compressão de saves automática, melhorias nas playlists, etc.


Nova emulação do RDP do N64. Resumindo, precisão e rapidez + vulkan.
É um software render, preciso como o Angrylion, porém usa sua GPU também. Como quase todo software render, não dá pra alterar a resolução interna (mas já estão planejando para depois) e é como se ligasse seu N64 na TV, sem tirar nem por, e por isso quase não há bugs ou incompatibilidade.

Diferente do Angrylion, é bem mais rápido e dá pra usar em pcs medianos. Exemplo de um PC que não é mediano (i7 7700k + Radeon R9 290x):

TitleAngrylionParaLLEl RDP (Synchronous)ParaLLEl RDP (Asynchronous)
007 GoldenEye82fps119fps133fps
Banjo Tooie72fps132fps148fps
Doom 64174fps282fps322fps
F-Zero X158fps360fps439fps
Hexen156fps288fps352fps
Indiana Jones and the Infernal Machine61fps94fps114fps
Killer Instinct Gold~93fps~162fps~239fps
Legend of Zelda: Majora’s Mask122fps202fps220fps
Mario Kart 64~157fps~274fps~292fps
Perfect Dark (High-res)70fps125fps130fps
Pilotwings 6487fps125fps144fps
Quake189fps262fps326fps
Resident Evil 2156fps226fps383fps (*)
Star Wars Episode I: Battle for Naboo90fps136fps178fps
Super Mario 64129fps195fps209fps
Vigilante 8 (Low-res)63fps91fps112fps
Vigilante 8 (High-res)~46-55fps~92-99fps~119fps
World Driver Championship~109fps~224fps~257fps


Para usar, precisa do Core paraLLEI n64 e ir no Options do core no Quick Menu e mudar o 'GFX Plugin' para 'parallel', 'RSP plugin' para 'parallel' também, depois tem que dar um restart, e claro, precisa usar vulkan. Mais detalhes e opções aqui:

 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
569
Pontos
293
Tem como definir o limite de fps no retroarch? ou definir a velocidade do frame-skipping? to querendo jogar um pouco mais rapido que a velocidade normal (um pouco mais devagar de quando aperto a tecla espaço), tem como mudar esse valor no cfg?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Tem como definir o limite de fps no retroarch? ou definir a velocidade do frame-skipping? to querendo jogar um pouco mais rapido que a velocidade normal (um pouco mais devagar de quando aperto a tecla espaço), tem como mudar esse valor no cfg?
Dá pra alterar o refresh rate em Settings > Output, mas não recomendo.
Tem como alterar o frameskip, mas vai depender do core. Alguns tem essa opção, outros não.
O que recomendaria seria alterar o fps máximo ao apertar espaço. Só ir em Settings > Frame Throttle > Maximum Run Speed.
 
Topo Fundo