Sobre a Gasolina COMUM ou ADITIVADA ou PREMIUM (Podium)
A Maioria das marcas de moto pede o uso da Gasolina COMUM mesmo, pois já falaram aqui sobre a certificação.
A Aditivada NADA mais é do que a comum com aditivo, porém há 2 aspectos a se observar nas ADITIVADAS:
-No Brasil não há regulamentação da fórmula do aditivo, então dependendo do posto, o aditivo pode PREJUDICAR o motor. OBVIAMENTE isso não acontece em grandes marcas como Shell, Ipiranga ou BR, mas em algum local duvidoso é melhor a COMUM do que a aditivada. BASICAMENTE se a gasolina for ruim vai prejudicar o seu motor, se ela for ruim com aditivo ruim, vai prejudicar AINDA MAIS.
-A quantidade de aditivo que eles colocam na gasolina aditivada é irrisória. Ou seja ela custa MAIS CARO SIM, mas naquele tanque gigante (antes de ir pro caminhão, ainda na fase da mistura) é colocado o aditivo. A quantidade por LITRO do aditivo colocado é MENOR do que a quantidade recomendada. Ou seja na prática o benefício dela será bem pouco. Se a ideia é limpar o motor como a aditivada promete, compre um aditivo de qualidade e coloque na gasolina comum, o efeito será bem melhor.
-Em relação a potência, ganhos, rendimento e etc, NÃO EXISTE. A aditivada rende a mesma coisa que a comum e o comportamento do motor deve ser o mesmo, pois ela é uma gasolina comum, com aditivo para limpeza, que como eu disse, na fórmula vem quase nada.
-Já a Premium (podium) essa sim tem uma octanagem maior, e um pouco menos de álcool na fórmula (a comum/aditivada tem 27,5% de álcool e a premium tem 25%). Ainda assim inferiores ao padrão de vários outros países da América Latina que tem 10%.