Finalmente fechei a trilogia de SNES com Mega Man X3
- Jogo ficou ainda mais detalhado, apesar que a direção de arte deu uma queda de qualidade em relação ao 2, muito porque os cenários industriais são mais predominantes e cansam um pouco após um tempo. Mas existem cenários muito bonitos igual os das GIFs que coloquei.
- Minichefes são bem desafiadores. Aliás, muitos deles tem padrões mais sofisticados do que os próprios bosses, que em maioria ficam correndo de um lado pro outro lançando projéteis que tiram dano demais. É o tipo de dificuldade artificial que só fui perceber mais tarde, e não foi o melhor dos caminhos. Dou destaque porém pro Volt Catfish e um ou outro boss que colocam o jogador em situações inusitadas, sempre pressionando para que você tenha pensamento rápido e improvisação para ganhar as batalhas.
- Level design também é menos inspirado do que os anteriores, inimigos normais que demoram pra morrer e segmentos de plataforma muito parecidos, mas eu gostei dos desenvolvedores terem arriscado com fases mais longas e repletas de segredos.
- Falando em segredos, este é de longe o mais rico da trilogia, embora não seja necessariamente o com melhor conteúdo. Existem 4 chips no jogo que te dão upgrades na armadura, porém, se você pega um deles você é obrigado a mantê-los pelo resto do jogo. Acho uma boa troca, visto que o jogo avisa esse detalhe de antemão, para que o jogador não seja punido injustamente. O que eu não curti é a forma como colocaram os sub-tanques, corações, e robôs que você coleta no jogo. De uma forma não intuitiva, você fica indo de um lado pro outro derrotando chefes e voltando em fases só pra pegar um item ou outro. Dependendo da ordem, isso cansa demais porque tem que ficar saindo da fase toda hora. Mais pra frente você ganha uma espécie de mapa que mostra localização dos itens, mas ele só é ativado no início da fase, não tem como você apertar um botão ou sei lá o que pra ativar de novo.
- Tem como jogar com o Zero, mas não tem como zerar (piada ruim) com ele. Sério, não entendi porque diabos fizeram isso. E se morrer com ele uma vez no jogo já era, tem que pegar Password antes dele morrer.
- Kaiser Sigma...vtnc daquele hitbox. O engraçado que o chefe em si não é tão difícil, inclusive tive mais dificuldade na forma inicial do Sigma do que na segunda. Mas aquele hitbox é horroroso, e fica pior ainda com o buster horrível do jogo.
- Trilha sonora piora de fato, só que eu curti bastante a pegada mais pesada das músicas, o que corrobora com o tom mais sério do jogo.
- O dash pra cima é sensacional, embora seja uma adição pequena, faz uma diferença gigantesca na navegação pelo mapa e nas batalhas.
Dito isso, eu ainda dou uma nota 7 para Mega Man X3, porque eu gostei dos novos desafios e das novas mecânicas, mesmo sabendo que nem todas ideias foram bem executadas.
Acho que agora vou partir pra Mega Man Zero, ao invés de ir pro X4.
Já cheguei a jogar anteriormente mas empaquei no último chefe, e agora que descobri a mecânica de Combos nele, o jogo me despertou interesse.