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Gosto de Shinobi X e Radiant Silvergun, que aliás, são os únicos jogos de Saturn que eu tenho.
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O mundo dos RPG perdeu muito com a ascensão do PS1.
Por isso mesmo, imaginar esses jogos no Saturn é um exercício muito bom, teoricamente seriam muito melhoresHã? Mas no PSOne teve bem mais RPGs que o Sat.
O mundo dos RPG perdeu muito com a ascensão do PS1.
Eu sei das qualidades do PS1, não há precipitação alguma, o universo que cogitei seria onde o PS1 teria flopado e o Saturn deslanchado, os RPGs seriam muito mais bonitos, apenas isso mesmo.Foi graças ao Playstation que os Rpgs se tornaram o gênero mais popular da geração 32 bits. Nunca antes um gênero de nicho foi tão valorizado. Nunca antes tivemos tantos clássicos em uma biblioteca de um só console.
Acho que a sua colocação foi precipitada.
Vamos continuar a falar do Saturn
Efeito da agua balançando na piscina em wireframe , legal que o Saturn fazia uns efeitos legais de agua, alias eu acho que o uso de quads dele torna os cenários
mais orgânicos
Por sinal citando o N64 ele realmente tinha queles chips de clock elevado, mas sempre há o dente de coelho, nunca a coisa é tão preto no branco. Mas eu entendo que há jogos, que eu sinto que nem o Play 1 e nem o N64 poderiam lidar.
O Saturn poderia SIM ter tido uma versão decente de Sonic quanto mais observo Sonic R mas vejo que com mais capricho poderia ter dado origem a um jogo de plataforma, as texturas e efeitos são legais, o maior pecado são as quebras de polygons e a combinação entre baixo draw distance e popin.
mas esse tipo de jogo só causa impacto quando o console é novidade depois que a janela passa já era.... então foi melhor terem deixados Adventure para o Dreamcast mesmo.
Sonic R é mais um dos jogos inusitados do Saturn com musicas cantadas ao estilo neogeo cd bem a cara dos anos 90. Guardando as devidas proporções está entre os jogos mais avançados, mas passou batido pelos problemas da sega e porque os outros sistemas estavam com bons lançamentos final de 97/98 e todo mundo só destacava os concorrentes.
Aqui uma amostra
Qualquer jogo que o Saturn possa usar o chip de planos infinitos e backgrounds para auxiliar na confecção dos gráficos, auxiliar mesmo, não ser usado só pra fazer a barra de energia e a foto do fundo, como vários jogos fazem, pode ser um diferencial.
Já o tal SCU-DSP, que está pro Saturn como a GTE para o PS1, dizem ser o chip mais inútil do aparelho, considerado um dos chips mais difíceis de programar e há vários vídeos e textos na internet sobre ele. Todos falando mal.
Parte técnica 1
O Sega Saturn é um console curioso ele opera assim como o 3DO usando Quads, quads são sprites distorcidos, tais elementos dão vantagens e desvantagens ao sistema, a correção de perspectiva é algo relacionado ao N64 e o ps1 sofre por não ter suporte a essa feature, mas devido o uso dos quads, esse problema é mais suavizado no Sega Saturn. mas o objetivo desse post é elencar a contagem poligonal do Sega Saturn, tipo um quad meio que vale 2 triângulos, então um jogo como Sonic R ali com 58k PPS seria equivalente a 117K triângulos numa máquina que lidar com triângulos, porém no fim isso meio que não importa se o saturn fez ali 30K pps, o povo trata como 30K e pronto o que é errado, mas enfim.
Hardcore 4x4: atinge 1500 quads por frame 30fps mas a quedas para 10fps
Sonic R: 1266 quads por frame 30fps bem sólidos até
Sonic R em split: 1374 30fps
Virtua Fighter 1: 1320 arcade Model 1 tem 2520, mas não tem texturas
VF2 60fps 40 Mpps: mas os personagens possuem menos polygons que VF1 mas os personagens são mais bonitos que VF2 arcade (segundo dizem) devido a ter mais texturas.
Fifa 97: pouco mais de 1000 quads a 30fps
Last Bronx: 600 quads 60fps, maioria dos games de 60fps tem de 600 para menos.
Tomb Raider: 1300 quads 30-17fps, média de 20fps
Nasca 98: Mais de 1000 quads 20fps.
Quem souber mais polygons por frame de preferencia acima de 1500 o espaço ta aberto.
Sega Saturn e seu 2D maravilhoso!!
Depois, passa mais detalhes sobre o SCU-DSP pra gente. Eu mesmo, nem sabia da existência desses chips nele...Já o tal SCU-DSP, que está pro Saturn como a GTE para o PS1, dizem ser o chip mais inútil do aparelho, considerado um dos chips mais difíceis de programar e há vários vídeos e textos na internet sobre ele. Todos falando mal.