Acho que isso é a última coisa que eles querem ouvir. Entendo teu lado. Muito azar ter que responder uma pergunta dessas sem estar preparado. A razão de uma empresa é justamente superar as dificuldades impostas pelo ambiente, seja o governo, a sociedade ou até mesmo uma condição natural. Mas relaxa que provavelmente ninguém ficou com raiva do que você falou. Uma pessoa que se ofende com isso tem que ser meio esnobe. E acho que te fizeram essa pergunta para quebrar o gelo, até porque uma ideia brilhante e criativa não surge facilmente e é um desafio para qualquer gestor.
- - - -
Resolvi colocar minha VGA na parte de baixo da
placa mãe porque um dos parafusos da parte de cima está frouxo. Ela tá rodando muito bem, embora faça um barulho maior nessa parte.
O dono da empresa queria ouvir e por isso ele enfiou na minha agenda pra eu comparecer lá.
Eu era o único "com uniforme de oprimido" na sala, e normalmente sou o funcionario que mais da canos em reuniões gerais.
Ele inclusive falou que concorda plenamente comigo e queria que as pessoas parassem de ficar maquiando as coisas.
Mas, comparei o maluco que planeja vendas com as galinhas da minha avó que eu ficava atirando com espingarda de chumbinho.
O maluco do planejamento de produção eu falei que não parece ser humano, se é pra agir que nem um robô que reluta em fazer update, me dêem 2 semanas de home work que eu volto com pelo menos um programa beta que substitui metade do trabalho do cara, a outra metade da pra diluir com os outros dois e pronto. Menos 1 salário pra pagar.
Falei da extrema burocracia pra pouca coisa. Enquanto outros locais diminuem, aqui só aumenta inutilmente. Coisa que ano passado eu podia falar direto com algum colega direto de outro grupo, hoje eu tenho que falar com pelo menos 2 pessoas além da pessoa que eu queria falar. E em muitas vezes preencher relatório que ninguém vai ler. Até indiquei pro meu gerente e comentei "se você somar o tempo que eu gastei só com relatório vai dar 1 dia só esse mês" (se ele quiser saber da pra saber, já que todo fim do dia temos que fechar o relatório do que fizemos no dia).
Sobre como "encostaram o burro na sombra" enquanto a concorrência tá roubando os clientes. E agem que nem idiota, parafraseando Vas Montenegro.
Tive até que falar o óbvio do básico de comércio, "pessoas procuram, ou preço, ou qualidade, e se a empresa for boa, preço e qualidade. Quantas vezes eu já briguei com meu gerente sobre coisa que eu não queria mandar pra frente porque tinha meu nome assinado no relatório e eu tinha vergonha do trabalho porco que eu fiz(normalmente erro seguido de remendo).
Logo, aqui com certeza não tem preço, já que nos devemos receber em média melhor que 95% do resto dos paises do planeta. E não tem qualidade, tem o que então?
Enculaxei o técnico de informática também. O cara não sabia o que era CMD e recebe pra fazer manutenção de TI, e acaba sempre contratando outra empresa pra consertar as coisas, o povo aqui paga literalmente 2x pra arrumar Pc que não seja do meu grupo, já que do meu grupo quem arruma costuma ser eu.
O povo que costuma ter contato comigo costuma saber que eu acredito que o barco tá afundando mesmo sem covid. Já que eu já vi coisa ocorrer em outra empresa que eu trabalhei a muito tempo atrás.
Inclusive o dono sabia porque certa vez eu bati boca com o cara do planejamento, na ordem que ele queria que eu trabalhasse eu ia levar uns 3 dias a mais pra terminar o projeto. E ele não queria mudar os registros pra melhor ordem "porque já tá registrado e antes algo parecido foi feito assim".
Aí ele tava no escritório, viu eu o maluco gritando um com outro. Depois veio me perguntar o que tinha acontecido.
Falei sobre a zumbificação do país.
Outros países em ascenção. Coisa que visivelmente eles ignoram, sempre na soberba "somos japoneses e isso basta".