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E falando em SJWs, eu fico espantado como as empresas tem medo deles, rola uma superestimada monstra aí pois são uma minoria que não deve equivaler a nem 5% do público alvo deles(a maioria nem joga videogames) e basta uma meia dúzia de zé b*ceta desses postar uma reclamação no twitter para eles acatarem as ordens. Normalmente os europeus(especialmente os leste europeus) eram imunes a isso(lembro do Daniel Vavra mandando um SJW se foder após chamá-los de racista por não ter negros em KCD LOL) mas aparentemente até isso está mudando(vide Techland).
Isso é gestão de risco por parte da empresas e é uma gestão de risco pautada na lógica a meu ver. Hoje as empresas identificam riscos ao compliance já no momento em que eles aparecem, a uns 5 ou 6 anos começou a se falar sobre o impacto de diversos setores no meio ambiente, algumas empresas identificaram esse assunto como algo que iria evoluir mas ainda estava latente, outras optaram por negar ou não fazer nada. Quem fez, hoje além de estar com riscos mitigados por ter adaptado a operação ainda tem um bônus de confiança com mercado e clientes podendo falar sobre isso sem risco de backslash.
É isso que essas empresas identificam, hoje é 5% da população mas a tendência é isso subir exponencialmente E ainda ser incorporado nas obrigação das empresas no que tange leis também... então para não correr o risco de se foder com público e, posteriormente, com multas, ela não permite que esse comportamento se espalhe.
Existe a questão moral: mas e se o cara é inocente? Do ponto de vista econômico e de valor da marca, vale mto mais a pena resolver isso do que enfrentar a situação oposta.