#01
Prune
Terminado no primeiro dia do ano. Jogo mobile super simples com a ideia de "cortar o mal pela raiz". Utiliza muito bem suas mecânicas e a partir do design do jogo, consegue passar uma mensagem muito bonita.
Nota: 8
---------
#02
Resident Evil 5
Estou surpreso como esse jogo envelheceu bem. Continua bonito e "moderno" até hoje. Rejoguei em coop com minha namorada 4 the lulz, mas o jogo continua competente em muitos quesitos. Apesar do terror ter ficado de lado, é um ótimo jogo.
Nota: 8
---------
#03
Super Cat Tales
Fiquei sabendo dele como um "clone do Mario", e apesar de claramente ser um, consegue ter seu próprio charme, e ser um bom jogo pra plataforma mobile. Peca onde todo jogo free também peca, Ads.
Nota: 7
---------
#04
Stardew Valley
Comecei a jogar sem nenhuma expectativa e o jogo me fisgou logo de cara, e me fez viciar mais do que pedra. É um Harvest Moon muito melhorado. O jogo é excelente com aquele "feeling" único. Um dos melhores do ano passado.
Nota: 9.5
---------
#05
The Legend of Zelda A Link Between Worlds
Masterpiece. Esse é o meu segundo Zelda favorito a partir de agora. Essa liberdade com um level design monstro é a coisa mais linda que existe. Espero que o BotW consiga ter um nível semelhante em termos de design. Gostei de simplesmente tudo, menos do ritmo de umas 2 dungeons da reta final.
Nota: 9.5
---------
#06
Gravity Rush 2
É o primeiro expandido e melhorado. Visuais lindos, OST maravilhosa, personagens e diálogos divertidos e interessantes, LORE e mistério presentes a todo momento, ambientação da cidade estupenda... Mas o jogo peca na reta final e com os boss fights principais com sequencias que ficam bem destoantes da qualidade do jogo, o que me faz tirar nota contra minha vontade :(
Nota: 8.5
---------
#07
Resident Evil 7
Estava confiante que seria um bom jogo, mas acabou superando as expectativas. Esse RE é o RE mais RE depois do RE original
Ótimo jogo, é lindo ver um AAA com um escopo menor, e o melhor, ficando bom em todos os aspectos (principalmente de uma franquia que estava perdida). O que mais me chamou a atenção das qualidade do jogo é a apresentação de elementos do jogo, tanto de narrativa, quanto de mecânicas, ficando com um resultando excelente.
Nota: 9
---------
#08
The Order 1886
Paguei 5 trumps e ainda me arrependi. Que perda de potencial extraordinária. O universo criado é realmente muito interessante, mas o capricho do visual acaba se tornando inútil com um jogo tão bobo e supérfluo. Design preguiçoso e monótomo, gameplay fraco no que se compromete a fazer, excesso de cutscenes e QTES, e a história que era pra ser o grande chamariz, acaba se tornando falha. E o jogo é bem fraco tecnicamente também, uma das IA mais burras que já vi num jogo, além de muitos glitches de movimentação.
Uma pena, mas é uma franquia que tem potencial.
Nota: 4
---------
#09
Nioh
Uma longa e desnecessária jornada para termina-lo, esse prologamento é de longe o ponto mais fraco do jogo. Agregado com o Grind que o jogo te obriga a fazer, uma pouca variedade de mobs e as ambientações serem poucos inspiradas, me fez sentir cansaço do jogo e da sua formula.
O gameplay refinado e gostoso ajudou a me fazer terminar, o jogo também possui uma excelente OST e apesar de alguns leveis serem bem contrastante em sua qualidade, o level design no geral é muito bom.
Nota: 6
---------
#10
The Legend of Zelda Breath of the Wild
Perfeição em termos de design. GOTY 2017.
Obrigado Nintendo, por ter criado esse jogo.
Nota: 10
---------
#11
Horizon Zero Dawn
Visualmente o jogo é surreal. Trabalho incrível da Guerrilla, ambientação e história muito boa também.
Em termos de jogo...... Deixa muito a desejar. Segue uma formulazinha sem sal, combate desengonçado e um mundo completamente morto, o que chega a ser um crime com um jogo tão lindo.
Nota: 6
---------
#12
Snake Pass
UM 3D platformer diferente, bonito e com ótimo gameplay. Recomendo demais para quem gosta do gênero e quer algo diferente, além daqueles que se interessam por jogos que exploram a tecnologia em prol do gameplay.
Minha maior reclamação fica para a pouquíssima variedade de ambientes, onde fica claramente perceptível que cada ambientação é apenas um filtro de cor diferente.
Nota: 7.5
---------
#13
Mass Effect Andromeda
O jogo não é um completo desastre como disseram, mas houve uma perda de potencial MUITO grande, o que é lamentável.
Nota: 6
---------
#14
Luigi's Mansion 2 Dark Moon
Excelente jogo em todos os sentidos. O que mais me chamou a atenção é o nível de interatividade com o jogo e como isso é aplicado ao Game Design.
Nota: 9.5
---------
#15
Yooka-Laylee
O jogo tem boas intenções, e entrega o que prometeu, mas falta polimento em quase todos os elementos do jogo.
Nota: 7
---------
#16
Little Nightmares
Uma grata surpresa, ambientação incrível e um ótimo jogo com vários momentos de tensão. Só achei MUITO curto.
Nota: 9.5
---------
#17
What Remains of Edith Finch
É interessante como o jogo é experimental em sua concepção. Para quem gosta de walking simulators story driven, eu recomendo.
Nota: 7.5
---------
#18
Snipperclips
Esse jogo é puro amor, e foi o primeiro jogo que terminei no Switão. Incrivelmente inteligente e divertido, além de transbordar carisma e ter uma OST fantástica.
Nota: 10
---------
#19
Kamiko
Um jogo bem curto e simples, mas cumpre muito bem o que se compromete a fazer
Nota: 6
---------
#20
Persona 5
Estou completamente apaixonado pelo jogo. Foi meu primeiro Persona, e é simplesmente incrível como o jogo consegue construir muito bem o mundo ao seu redor, com personagens que você realmente se importa e cria laços.
Minha única reclamação é pela duração e chatice de algumas dungeons, mas no geral, é um dos melhores jogos que joguei esse ano e na minha vida.
Nota: 10
---------
#21
Rime
É um jogo ok, com puzzles simplórios e vários momentos lineares. O destaque fica para os visual absurdamente lindo.
Recomendo fortemente para quem gosta de ter uma bela experiência audiovisual.
Nota: 8
---------
#22
Monument Valley 2
Anunciado e lançado repentinamente, me pegou de surpresa, e também me surpreendeu que consegue ser ainda melhor que o primeiro, expandindo conceitos e mecânicas dentro da experiencia audiovisual interativa que fizeram o primeiro se destacar.
Nota: 10
---------
#23
Nier Automata
Excelente jogo com conceitos filosóficos aplicados ao game design, com ótimos personagens, narrativa, OST e gameplay.
Como o jogo vai ficando cada vez mais interessante conforme avança nos playthroughs fazem dele uma experiencia inesquecível.
Nota: 9.5
---------
#24
Prey
É um ótimo sci fi, com uma ambientação incrível. Arkane merece reconhecimento pelo trabalho em construir a TALOS I com seu level design/world building...
Porém, o jogo falha no desafio e combate, criando um sentimento de frustração conforme avança no jogo que só vai se agravando. O que começou sendo um dos melhores do ano, terminou como algo completamente arrastado.
Nota: 7
--------
#25
Metroid Prime Federation Force
Com o anúncio dos Metroids, resolvi testar esse, e não é que me surpreendi?
Ok, o jogo não tem a exploração clássica da série, mas é um ótimo jogo, com um level design, desafio e gameplay muito bons, além de ser um jogo muito bem feito pro 3DS.
Nota: 8
---------
#26
Dishonored 2
Um jogo incrivelmente bom, expandindo o que vimos no primeiro. Meu destaque fica para o design das fases, criando o melhor Immersive Sim da atualidade, e a ambientação e world building fantásticos.
De longe o melhor AAA ocidental que joguei em um tempo.
Nota: 9.5
---------
#27
Crash Bandicoot N'sane
Nostalgia demais ver Crash novamente, e sendo tratado como deve. O remake ficou muito bem feito, mas é questionável a decisão de fazer o jogo 100% (ou bem próximo disso) parecido com o original, mas isso é outra discussão.
Deixando a nostalgia de lado, Crash 1 tem inúmeros problemas, como checkpoints mal posicionados, hitboxs zoados, level design falho e falta de padronização nos elementos do jogo. (Isso que o remake corrigiu o problema das caixas no checkpoints)
Nota: 5
---------
#28
Crash Bandicoot 2 Cortex Strikes Back N'Sane
Continuando a saga, é claramente perceptível que os devs corrigiram todos os problemas do primeiro no segundo, fazendo dele um jogo muito mais agradável e prazeroso de se jogar, além de adições que caíram como uma luva.
Em termos de remake, um trabalho belíssimo da Vicarious.
Nota: 9
---------
#29
Crash Bandicoot 3 Warped N'Sane
E finalmente chegamos ao fim da trilogia, e Crash 3 que era para ser o melhor, acaba derrapando na curva. Na minha visão, o jogo acabou fugindo demais da sua proposta inicial, cheio de momentos que simplesmente não parecem encaixar com o jogo.
Sem contar que o remake parece ter recebido menos atenção, ficando aquém dos anteriores.
Tentei olhar deixando a nostalgia de lado, mas claro que foi gratificante ver Crash de volta. Infelizmente, não me lembrava que o primeiro era tão problemático e o terceiro estranho demais, sendo o segundo, a formula perfeita para a série.
Nota: 7.5
---------
#30
Hidden Folks
Quando criança sempre gostei dos almanaques onde tinham o desafio de encontrar alguma figura numa grande ilustração (
aka Where's Waldo), e Hidden Folks é justamente isso, adaptado para os jogos eletrônicos.
Me surpreendi com a qualidade em si, e o que mais me chamou a atenção é as pequenas narrativas que o jogo cria para as figuras. Uma experiencia relaxante e gratificante.
Nota: 9
---------
#31
Hollow Knight
Uma das surpresas do ano, e facilmente, um dos melhores metroidvanias que existem. Começando pela ambientação e estilo artistico único, OST fantastica, mundo denso, imersivo e com muita profundidade, e um gameplay refinadíssimo. O jogo tem muito conteúdo para aqueles que querem se aprofundar nele.
Além disso tudo, o jogo trás algumas mecânicas e abordagens únicas, como a recuperação de vida e o sistema de mapa.
No começo ele deixa muito solto, e pode desanimar alguns, mas depois que pega o jeito, se torna sem dúvidas um dos melhores do ano.
Nota: 9.5
---------
#32
Splatoon 2
O vicio retornou novamente. Para aqueles que nunca jogaram ou tem algum tipo de preconceito com o jogo, recomendo jogarem, pois é uma das melhores coisas que existe na atualidade.
Quem jogou o 1, sabe o que esperar, só que expandido em praticamente tudo, e com algumas novidades, como o excelente Salmon Run. Infelizmente, ainda mantiveram alguns problemas de interface e de conexão.
Coloco ele na lista pois tem um single player, que também é de alta qualidade, com um level design espetacular. Novamente: Quem jogou o 1, sabe o que esperar.
Nota: 9.5
---------
#33
Pyre
O terceiro e melhor jogo da Supergiant Games. Trás tudo o que fazem deles ser o que são (OST, arte, narrativa acoplada ao gameplay), com uma formula um pouco diferente da habitual.
Basicamente, é um graphic novel/JRPG, com um gameplay arena. É difícil de entender vendo vídeos e lendo comentários, mas acredite, funciona muito bem.
O gameplay arena tem mais profundidade do que aparenta, os elementos e a narrativa são introduzidos muito bem, e os personagens são muito carismáticos.
Não esperava muitas coisas, mais uma surpresa no ano.
Nota: 8.5
---------
#34
Fidel Dungeon Rescue
Puzzle Crawler de excelente qualidade, simples, porém muito inteligente. A geração de fases é pré-estabelecida com pequenos layouts que se combinam e criam puzzles únicos e desafiantes.
O que mais me chama a atenção, além de todo o carisma do jogo, é como o jogo é inteligente em deixar na mão do jogador como interagir com o jogo usando algumas poucas mecânicas.
Nota: 9
---------
#35
Hellblade Senua's Sacrifice
Uma experiência única. Ninja Theory esta de parabéns em trazer esse tema de neurose/esquizofrenia para os jogos e retratar de uma maneira tão perfeita. É incrível como o jogo é construído em cima desse conceito para passar a experiência de estarmos na pele de alguém com problemas psicológicos.
Além disso, é um ótimo jogo, com visuais e músicas lindas, momentos memoráveis e um sistema de combate divertido. E o melhor, por um preço baixo.
Nota: 9
---------
#36
Event [0]
Seu objetivo é destruir uma nave, e para isso você tem que literalmente conversar com uma IA e descobrir como proceder.
O jogo é pensado e construído em cima da mecânica de conversar com a IA (Sim, você interage digitando o que bem entender), e tudo gira em torno disso, e é incrivelmente inteligente, uma grata surpresa e uma experiência única.
Nota: 9
---------
#37
Sonic Mania
Não sou fã de Sonic, não fez parte da minha infância, joguei a serie depois de crescido, e não estava hypado pelo Sonic Mania, e nem por isso o jogo deixou de ser menos fantástico.
Ouso dizer que é o melhor Sonic que já joguei. Uma carta de amor para os jogadores. Pacote completo e de alta qualidade.
E no meu caso, a experiência foi ainda mais gratificante, pois joguei 100% do tempo na telinha do
Switch.
Nota: 9
---------
#38
Uncharted The Lost Legacy
Não acompanhei as noticias e não esperava nada, e acabei gostando do que vi. É o bom e velho Uncharted sem por nem tirar. Os mesmos pontos positivos e os mesmos pontos negativos.
Porém, ao contrário dos anteriores, achei que teve alguns momentos confusos ao decorrer do jogo.
Nota: 8
---------
#39
Mario + Rabbids Kingdom Battle
Uma das surpresas do ano. Quando apareceu os rumores, não botei fé. Depois veio o anuncio e se mostrou um jogo interessante. Mas jogando me surpreendeu positivamente.
No geral, um excelente jogo, com um pacote completo. Para aqueles que ainda estão na dúvida, vale muito a pena. Divertido, com bastante conteúdo e uma execução muito boa em todos os aspectos.
A única coisa que realmente me incomodou, é o fato do jogo te obrigar a usar o Mario em todas as batalhas da campanha. Tentei encontrar alguma explicação pra isso, mas não consegui.
Nota: 9
---------
#40
Metroid Samus Returns
Fantástico ver Metroid depois de tanto tempo. O jogo faz um ótimo trabalho na ambientação, no level design, no pacing... No geral, achei um ótimo jogo.
Porém, apesar de ser um remake, deviam ter repensado nessa questão da repetição dos bosses, pois é exageradamente chato, e como esse aspecto é um dos elementos principais do jogo, fica impossível ignorar.
Nota: 8
---------
#41
HOB
Um jogo muito agradável e carismático, recomendo para todos que gostam de Zelda. Eu diria que o principal ponto do jogo é a ambientação e o mundo, que dá gosto de explorar.
Encontrei bugs com o gameplay mais recorrente do que eu gostaria, mas não foi algo que estragou a experiência.
Nota: 8.5
---------
#42
Cuphead
O grande mérito de Cuphead é além das animações ou do gameplay refinado e desafiante. É como o jogo faz um excelente trabalho em trazer a experiência dos cartoons dos anos 30 em forma de jogo de maneira magistral.
Dito isso, como alguém da área, não poderia deixar de elogiar o trabalho da MDHR com as animações, pois foi um trabalho absurdo, e não tenho dúvidas que será um jogo lembrado por muitos anos.
Porém, apesar do design de repetição e decorar os padrões funcionar muito bem na maioria das vezes, existem alguns momentos de frustração graças a falta de feedback ou antecipação para o jogador. E os leveis normais são evidentemente de baixa qualidade.
No mais: King Dice
Nota: 8.5
---------
#43
Golf Story
Um jogo bem agradável, com desafios bacanas que exploram as mecânicas do jogo. História divertida e uma boa trilha sonora.
Nota: 8
---------
#44
Super Mario Odyssey
Assim como BotW, eu agradeço a Nintendo por ter criado essa perfeição em forma de jogo. Que jogo, que jogo!
Nota: 10
---------
#45
Assassin's Creed Origins
Uma das surpresas do ano. Ubisoft me surpreendeu muito com esse jogo.
O mundo incrivelmente imersivo e cheio de coisas interessantes, a abordagem completamente livre no design do jogo, tecnicamente é um jogo bastante impressionante com um nível de interatividade altíssimo com inúmeras coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Infelizmente, é um dos jogos mais injustiçados do ano.
Nota: 9
---------
#46
Until Dawn Rush of Blood
Meu primeiro jogo finalizado em VR, e que experiência incrível. Nunca gostei de jogos onrails, mas nesse caso, funciona muito naturalmente.
É um bom jogo para mostrar o potencial do VR, com uma experiência light e com uma ótima apresentação.
Nota: 9
---------
#47
Lovers in a Dangerous Spacetime
Excelente jogo para se jogar com um companheiro(a). Joguei com minha namorada e só paramos quando finalizamos.
O jogo tem uma ótima proposta com um coop extremamente divertido e funcional. Peca em alguns momentos, mas no geral, é um bom jogo
Nota: 8
---------
#48
Super Lucky's Tale
Esse jogo é a prova que muitas pessoas ignoram bons jogos apenas por ismo ou com o pensamento de que só joga GOTY.
É um jogo bem decente e divertido, melhor que alguns platformers que tiveram mais atenção ao longo do ano.
Minha maior reclamação é a falta de polimentos do jogo em alguns aspectos.
Nota: 7
---------
#49
Tokyo 42
É um jogo com uma ambientação bem única e extremamente agradável, porem, tem problemas gravíssimos de design, que fazem a dificuldade se tornar extremamente frustrante, e infelizmente, me faz dar uma nota mais baixa do que o desejado.
Nota: 5
---------
#50
Shadow Tactics Blades of Shogun
Game design é excelente, com um gameplay refinado com leveis bem construídos. Tecnicamente o jogo é MUITO bem feito e muito belo.
O maior problema são os leveis finais que se tornam exageradamente scriptados e frustrantes.
Nota: 7
---------
#51
Old Man's Journey
Bonito, mas não me empolgou.
Nota: 6
---------